Inês de Brito Bezerra

public profile

Is your surname de Brito Bezerra?

Research the de Brito Bezerra family

Inês de Brito Bezerra's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Inês de Brito Bezerra

Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992. pai 158 vol 1. Volume II pagina 400

Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992. Veio com irmãos para Pernambuco antes dos holandeses. Seu pai foi degredado para São Tomé, por crime grave. Também é dito que eram pessoas muito nobres da Casa dos Morgados de Paredes, de Vianna. volume II pagina 477

154- Engenho Tabocas - sob a Invocação de Santa Luzia, do autor Fabio Arruda de Lima.



56- Engenho do Meio – invocação de N. S. Da Ajuda do genealogista Fabio Arruda de Lima

58- Engenho Sob a Invocação de Santa Maria Madalena do genealogista Fabio Arruda de Lima.

77- Engenho da Invocação de Nossa Senhora das Chagas, atualmente Engenho Santo Antônio do Penedo – do genealogista Fábio Arruda de Lima. Afonso Rodrigues Bacelar primeiro marido de Isabel Correia de Lira, filha de Gonçalo Novo de Lira e Ana Correia de Brito, neta de filha de Vicente Correia (da Costa) e Ignês de Brito - sem sucessão deste matrimonio, viuva, casou-se pela segunda vez com o Cap. Francisco de Azevedo, filho de Salvador de Azevedo e Jerônima Rocha Silva. Com sucessão do segundo matrimonio.

81- Engenho Pirajuí – Sob a Invocação de Nossa Senhora de Nazaré – do genealogista Fábio Arruda de Lima. Gonçalo Novo de Lira, a quem chamaram "O Ruivo"e vivia no tempo dos holandeses no sobredito Engenho Araripe - sob a invocação do Espirito Santo e Santa Luzia de Araripe, em que sucedeu a seu pai, e possivelmente, do Engenho Pirajui - sob a invocação de Nossa Senhora de Nazare, apos o falecimento de seu irmão Domingos Velho Freire. Casado com Ana Correia de Brito natural de Olinda, a qual filha de Vicente Correia da Costa, natural de Alcobaça, que em 1616 servia de Feitor e Almoxarife da Fazenda Real em Pernambuco, e de sua mulher Ignês de Brito Bezerra, irmã de Antonio Vicente Correia da Costa segundo marido.

83- Engenho Araripe de Cima – Sob a Invocação do Espírito Santo e Santa Luzia (Morgado no século XVIII) – do genealogista Fábio Arruda de Lima.

119- Engenho Novo (ou Salgado) – Sob a Invocação de Nossa Senhora do Rosário – Atual Usina Terra Nova – Municipio de Pilar / AL- do genealogista Fábio Arruda de Lima. Inês de Brito nasceu em 1554, filha de João Bezerra, natural de Viana Foz do Lima, e Senhorinha Gomes. Casada com 1o marido Henrique Leitão e 2o marido Vicente Correia da Costa, senhor de Engenho sob a Invocação de Nossa senhora do Rosario em Serinhaem/PE natural de Alcobaça, Almoxarife em 1616.