João de Abreu Castelo-Branco, Governador Capitão-General do Estado do Grão-Pará e Maranhão

Is your surname de Abreu Castelo-Branco?

Connect to 62 de Abreu Castelo-Branco profiles on Geni

João de Abreu Castelo-Branco, Governador Capitão-General do Estado do Grão-Pará e Maranhão's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

João de Abreu Castelo-Branco, Governador Capitão-General do Estado do Grão-Pará e Maranhão

Birthdate:
Birthplace: Bragança, Bragança District, Portugal
Death: March 01, 1748 (58-67)
Alfama, Lisboa, Lisboa, Portugal
Immediate Family:

Son of Francisco de Abreu Castelo-Branco e Melo and Maria de Sampaio Pereira, Senhora da Quinta do Torgal
Husband of Maria Luiza de Lemos
Father of Maria Inácia Dos Santos Xavier; José Alexandre Xavier and António Vicente Xavier
Brother of Francisco Cabral de Abreu Castelo-Branco e Melo

Managed by: Eduardo Cardoso Mascarenhas de L...
Last Updated:

About João de Abreu Castelo-Branco, Governador Capitão-General do Estado do Grão-Pará e Maranhão

11

7.º Senhor da Casa e Solar dos Abreus de Fornos. 4.º Administrador do Morgado de Juncais. 3.º da Anunciada. 2.º no prazo do Minhocal. Fidalgo Cavaleiro da Casa Real. Casou e viveu em Penela, Com D. Maria Luisa de Lemos, herdeira, s.g. Portanto os filhos referidos são fora do casamento.

Possuiu um casal da Mordomia nos Falachos, o qual reconheceu em 1717. Sucedeu na casa de seu pai. Capitão-mor de Penela. Instituiu o vinculo de S. Francisco, com capela na Quinta deste nome, junto a Penela, que passou a seu sobrinho, Jose Antonio de Abreu Castelo-Branco Cabral Cardoso e Melo, Filho do seu irmão, Francisco Cabral de Abreu Castelo-Branco e Melo.

———————————————————————————

https://www.seer.ufal.br/index.php/criticahistorica/article/viewFil... Em 1733/08/07

Nomeação de João de Abreu Castelo Branco no cargo de governador e capitão-general da Madeira.

http://arquivohistoricomadeira.blogspot.pt/2009/03/cronologia-dos-a...

2 Congresso Internacional Pequena Nobreza nos Impérios Ibéricos de Antigo Regime | Lisboa 18 a 21 de Maio de 2011. Fabiano Vilaça dos Santos.

Os personagens:

As informações pessoais de João de Abreu Castelo Branco são bastante escassas.

Nascido na cidade de Bragança em data que não se conhece ao certo, construiu sua carreira militar entre a província natal de Trás-os-Montes, a Beira, o Sul da Espanha e a Catalunha, tendo servido em vários postos da Cavalaria, desde 1704, quando assentou praça de soldado, recrutado pelo conde de São João da Pesqueira, até 1720.

Nesse período, principalmente, durante a Guerra da Sucessão Espanhola, participou de diversas campanhas, a exemplo da tomada das praças de Alcântara, Badajóz e Balaguer.

Distinguiu-se, como ficou registrado em sua carta patente para o governo da Paraíba, na Batalha de Almanza, em 1707, “na qual foi ferido de um bote de baioneta que tapando o sangue com ataduras foi continuando a peleja com grande desprezo da sua vida”.

Descontado o excesso retórico comum às narrativas dos feitos de armas da nobreza, cumpre ressaltar, contudo, que Castelo Branco foi apontado como “sendo das principais famílias, quando assentou praça de soldado. Por outro lado, a participação digna de nota na Batalha de Almanza não ficou restrita à carta patente de 1721.

Uma Relação dos governadores do Pará e do Maranhão, desde a sua fundação até 1783, mais uma vez realçou o valor daquele episódio na carreira de João de Abreu Castelo Branco em um campo denominado “apêndices em serviços e ações”, em que foram anotados os préstimos mais relevantes dos administradores nomeados para o Estado do Maranhão.

Entre o fim do governo da capitania da Paraíba, em 1729, e a indicação para governador e capitão-general da Madeira, em 1733, João de Abreu Castelo Branco permaneceu cerca de quatro anos no Reino e recebeu algumas distinções: a carta do Conselho de Sua Majestade. e o hábito de cavaleiro da Ordem de Cristo8 , tendo sido, possivelmente dispensado das provanças para habilitação.

3.Segundo a carta do título do Conselho de Sua Majestade, de 7 de agosto de 1733, quando foi nomeado governador e capitão-general da Ilha da Madeira. Instituto dos Arquivos Nacionais – Torre do Tombo (doravante IANTT), Registro Geral de Mercês, D. João V, livro 24, fl. 345 e Chancelaria de D. João V, livro 82, fls. 343v- 344.

4IANTT, Chancelaria de D. João V, livro 60, fls. 3-3v.

5. Idem, fl. 3.

6. Biblioteca da Ajuda, 54-XI-27, nº 17, Relação por mapa dos governadores capitães-generais e dos capitãesmores que governaram o Maranhão e Pará; e depois esta última distinta e separadamente até 1783, fl. 25.

7. IANTT, Registro Geral de Mercês, D. João V, livro 24, fl. 345 e Chancelaria de D. João V, livro 82, fls. 343v- 344. 8. IANTT, Chancelaria da Ordem de Cristo, livro 101, fls. 106v-107v (Carta de hábito, Alvará de profissão e Alvará de cavaleiro da Ordem de Cristo, de 8 de abril de 1734) e livro 221, fls. 255-256 (Carta de padrão de tença de 12 mil réis a título do hábito).

9. Por outro lado, as mercês obtidas antes da partida para a Madeira podem ter sido concedidas em satisfação de um requerimento fundamentado nos mais de dois triênios na Paraíba ou na própria nomeação para a nova comissão, como outrora haviam feito tantos outros indivíduos, segundo estudos de Mafalda Soares da Cunha, concentrados no período da União Ibérica (1580-1640), barganhando concessões régias para aceitar um encargo na administração ultramarina.

10.João de Abreu Castelo Branco permaneceu na Ilha da Madeira até 1737, cumprindo o triênio para o qual fora nomeado. No mesmo ano, passou a São Luís para assumir o cargo de governador e capitão-general do Estado do Maranhão, que ocupou por dez anos, findos os quais retornou a Portugal. Faleceu em 1º de março de 1748 e foi sepultado, de acordo com notícia colhida na Gazeta de Lisboa por Manoel Barata, na Igreja de Santo Estevão de Alfama, “metido em um rico caixão dentro do carneiro sotoposto ao altar da capela-mor”. Um dado que, diante da escassez de informações sobre o personagem, indica que possuía certa distinção social.

view all

João de Abreu Castelo-Branco, Governador Capitão-General do Estado do Grão-Pará e Maranhão's Timeline

1685
1685
Bragança, Bragança District, Portugal
1748
March 1, 1748
Age 63
Alfama, Lisboa, Lisboa, Portugal
????
????
Penela, Coimbra, Portugal
????