Johann Jodokus Gesser

How are you related to Johann Jodokus Gesser?

Connect to the World Family Tree to find out

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Johann Jodokus Gesser

Also Known As: "Johann Gesser", "João Gesser", "Joannes Jodocus Gesser"
Birthdate:
Birthplace: Wintrich, Bernkastel, Rhein, Preußen
Death: São Pedro De Alcântara, São Pedro de Alcântara, SC, Brazil
Immediate Family:

Son of Petrus Gesser and Anna Maria Keppelen
Husband of Rosaline Sadler
Father of Johann Peter Gesser; Christina Lohn; Maria Eva Gesser; Anna Eva Gesser and Jacobus Gesser
Brother of Joannes Jodocus Gesser; Mathias Josephus Gesser and Joannes Gesser

Managed by: Private User
Last Updated:

About Johann Jodokus Gesser

Um dos primeiros colonos alemães, fundadores da Colônia São Pedro de Alcântara, SC;

Imigração - 7 Nov 1828 - Chega a Desterro, Ilha de Santa Catharina, SC no brigue "Luiza"

Fato - 1829 - Ficou hospedado na Lagoinha, onde faleceu a esposa

Profissão - lavrador

1 Abr 1829 - Foi para São Pedro de Alcântara

Fonte: (http://www.fidelis-soares.com/getperson.php?personID=I006887&tree=L...)



Chegaram em Desterro no brigue Luiza (276 imigrantes) em 7/11/1828, com 5 filhos (Johann, Christina, Johann Peter, Maria Eva e Anna Eva). Ficaram em Desterro, Armação da Lagoinha, por muito tempo, durante o qual faleceu a esposa, Rosaline. Entraram na Colonia São Pedro de Alcântara em 01/04/1829. A partir de 09 julho 1829 iniciaram-se as entregas dos lotes de terra, com a profundidade de cerca de 800 braças, aos que haviam conseguido chegar à Colônia antes dos demais. Os primeiros 13 lotes localizados no lado norte da estrada das tropas para Lajes couberam a: ...12 - Johan Gesser, viúvo e cinco filhos, 60 braças, tomando posse em 23/7/1829. Johann Gesser também era chamado de Hans Unger e foi soldado de Napoleão Bonaparte, juntamente com Nikolaus Bins, Joseph Schmitz e Nikolaus Hoffmann.

  • Residence: Wintrich, Bernkastel, Rhein, Preußen, Alemanha
  • Residence: Wintrich, Rheinland, Preußen, Germany
=====================================================

FAMÍLIA GESSER
GESSER, Johann – Wintrich, Rheinprovinz, Reino da Prússia

A Família Gesser é originária de Wintrich junto ao Rio Mosel, na época pertencente à Província do Reno, no Reino da Prússia. Atualmente Wintrich pertence ao Landkreis Bernkastel-Wittlich, estado de Rheinland-Pfalz, Alemanha. Johann Gesser emigrou para o Brasil em 1828 com sua esposa (Rosalia) e cinco filhos, juntamente com um grupo de 276 emigrantes, também famílias alemãs do Hunsrück, todos sem-terra, lenhadores, pastores, diaristas, ex-soldados. Johann era um agricultor diarista (Tagelöhner). Nossa família não tem brasões, somos descendentes de gente pobre, que sempre lutou para dar comida e
educação a seus filhos. E disto nos orgulhamos muito.

Wintrich e o Rio Mosel: A região do Mosel pertence geograficamente ao Hunsrück e ao Eifel (margens direita e esquerda, respectivamente), entretanto a região tem a sua própria cultura e dialeto, o Moselfränkisch, istinto do Hunsrückisch. Existem registros da Família Gesser em localidades contíguas junto ao Rio Mosel desde 15932 e se concentram em Wintrich, Brauneberg, Mülheim e Wolf3. Era uma região católica e pobre e desde 1339 pertencia ao bispado de Trier. Devido à sua localização, sofreu as ações de diversas guerras.

Em 1794, como resultado da Revolução Francesa, os franceses dominam a região (Johann Gesser tinha apenas 10 anos nesta época). O sistema feudal é dissolvido, sob aplausos da população local. Entretanto, toda sorte de atrocidades, comuns às guerras, foi cometida contra os moradores. Além disso, a população é mobilizada compulsoriamente pelo exército francês para trabalhar em construções e para lutar. Assim, muitos jovens da região, incluindo Johann Gesser, são recrutados para lutar nas tropas de Napoleão e este período marcou positivamente estes jovens. O Hunsrück e toda a margem esquerda do Rio Reno permaneceu
anexada à França até 18145, sendo os seus habitantes discriminados posteriormente pela Prússia, que passa a dominar a região.

Gesser na Hungria: Existem registros de que Johann Gesser decidiu estabelecer-se na Hungria, mesmo antes do término das guerras napoleônicas. Teve lá um filho, Johann Filho, em 1813 (Johann referia-se a ele como “o meu filho da Hungria”)6. As febres da região pantanosa do Rio Danúbio trouxeram doenças para a sua esposa, o que o fez retornar à região do Mosel7. Este período na Hungria lhe valeu os apelidos de Hans Unger (Ungar) e Unger Johanes. Em Wintrich nascem então seus outros 5 filhos, de 1814 a 1826.

Imigração: Johann decide então emigrar para o Brasil, aceitando o convite do emissário brasileiro, Major Von Schäffer7. Embarca no brigue Luiza em Bremen em junhojulho de 1828 com sua esposa e cinco filhos e, após uma parada no Rio de Janeiro, chegam ao Desterro, atual Florianópolis, SC, em 7 de novembro de 18288. Como as autoridades locais não estivessem preparadas para receber os imigrantes, eles foram alojados na Armação da Lagoinha, longe da Capital8. Os estudos e negociações para definição do local de assentamento e demarcação dos lotes demoram meses e neste tempo falece Rosalia, esposa de Johann. O documento de recebimento do lote, de 60 braças, em 23 de julho de 1829, registra Johann Gesser como viúvo, pai de cinco filhos. O lote faz parte dos 21 primeiros distribuídos em São Pedro de Alcântara, localizando-se no lado norte da estrada das tropas para Lajes, fazendo frente com o lote de Peter Conradi (localizado ao lado sul da estrada)
.
Napoleão em São Pedro de Alcântara: Frei Stanislau Schaette relata: “Em São Pedro de Alcântara moravam o Hans Unger, Nikolaus Bins, Joseph Schmitz e Nikolaus Hoffmann. Os quatro serviram sob comando de Napoleão e demonstravam grande entusiasmo por ele. Hans Unger (leia-se Johann Gesser) tinha nas paredes retratos coloridos do Imperador francês. Num domingo, o Padre, em seu sermão, relatou um exemplo da vida de Napoleão e o repreendeu severamente. Os quatro veteranos, então presentes à missa, sentiram como ofensa as palavras do Padre e retiraram-se da igreja. Lá fora discutiram zangados: - Como o Padre se atreve a falar assim do nosso Imperador? – E, na venda vizinha, afogaram sua mágoa num bom trago, seguindo, mais tarde, alegres para casa”.

Gesser e Guesser: O nome da família Gesser está registrado no marco aos emigrantes, na praça de São Pedro de Alcântara. O nome Gesser sofreu alteração no registro de Roberto, filho de Jacob e neto de Johann (filho) recebendo um “u” para se abrasileirar, passando então a Guesser, de modo que a família convive com as duas grafias de sobrenome. Casos similares ocorreram com várias outras famílias alemãs.

Fonte: Famílias de origem alemã no estado de Santa Catarina. Volume I = Familien deutscher Abstammung in Santa Catarina – Band I / GenealogiaRS (Org.) – Porto Alegre: EST Edições, 2017.

view all

Johann Jodokus Gesser's Timeline

1784
December 24, 1784
Wintrich, Bernkastel, Rhein, Preußen
1788
March 6, 1788
Age 3
Wintrich, Bernkastel, Rhein, Preußen, Alemanha
1813
February 24, 1813
Wintrich, Mosel, Hunsrück, Alemanha, Germany
1815
April 5, 1815
Wintrich, Wintrich, Bernkastel-Wittlich, Rheinland-Pfalz, Alemanha, Germany
1821
March 8, 1821
Wintrich, RP, Germany
1823
July 18, 1823
Wintrich, Bernkastel, Rhein, Preußen, Alemanha, Germany
1826
August 3, 1826
Wintrich, Bernkastel, Rhein, Prussia, Germany
????
São Pedro De Alcântara, São Pedro de Alcântara, SC, Brazil