José Leite Ribeiro

Is your surname Leite Ribeiro?

Research the Leite Ribeiro family

José Leite Ribeiro's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

About José Leite Ribeiro


Escolástica Maria de Jesus Moraes foi batizada na capela de Nossa Senhora da Piedade do Rio Grande aos 22-12-1745, tendo por padrinhos sua tia Ângela de Moraes e Manoel Marinho de Moura que viria a ser seu padrasto e em casa de quem se casou aos 09-01-1764 com o Sargento Mor José Leite Ribeiro, em capela particular filiada à Capela de Porto do Rio Grande. Matriz de Nossa Senhora do Pilar, transcritos por Regina Junqueira; Aos vinte e dous do mes de Dezembro de mil sectecentos e quarenta e cinco annos na Capella de Nossa Sanhora da Piedade do Rio Grande filial desta Freguesia de Sam João de El Rey o Padre (.?...) Mendes bap zou e poz os Santos Óleos a Escolástica filha legitima de Lourenço Correa Sardinha e de sua mulher Maria da Assumpção Moraes forão padrinhos Manoel Marinho de Moura solteiro e Dona Ângela de Moraes casada (ambos da ?) mesma paragem e desta freguesia de que fiz este assento. O Coador Miguel (.?.).


Matriz de Nossa Senhora do Pilar, transcritos por Regina Junqueira; Aos nove dias do mes de Janeiro do ano de mil setecentos e sessenta e quarto, em casa de Manoel Marinho de Moura, da Capela de Porto do Rio Grande, desta Freguesia de São João D´EL Rey, receberam em matrimonio os contraentes JOSÉ LEITE RIBEIRO, natural e batizado na Freguesia de Santana do Barroso, termo da Vila de Guimarães, do Arcebispado de Braga, filho legítimo de Francisco Leite Ribeiro e de Izabel Ferreira; com ESCOLÁSTICA MARIA DE JESUS MORAES, natural e batizada na dita freguesia de Nossa Senhora do Pilar, desta Vila de São João D´EL Rey, filha legítima de Lourenço Correa Sardinha e de Maria da Assunção Moraes, fregueses desta Freguesia.


José nasceu na Freguesia de Santana do Barroso no Termo da Vila de Guimarães, Arcebispado de Braga, filho de Francisco Leite Ribeiro e Izabel Ferreira. Ainda solteiro, começou a minerar ouro no Rio das Mortes e formou a Fazenda Palmital do Rio Preto, em Nossa Senhora de Nazareth, freguesia de Aiuruoca, termo e Comarca de São João del Rei. Lá plantava cana, cereais e criava gado, em paralelo à mineração. José e Escolástica possuíam também casa em São João del Rei onde eram irmãos da venerável Ordem Terceira de São Francisco, cuja igreja ajudaram a construir. Em 1799, José requereu 60 datas no Rio Preto e em seus afluentes, que lhe foram dadas em 13 de novembro do mesmo ano pelo Guarda Mor do Distrito do Peixe, Francisco José Alves. Já viúva, em sua casa em São João del Rei, com frente para a rua Direita e para a rua de São Francisco, Escolástica ditou seu testamento aos 18-04-1811. Viveria ainda muitos anos viivendo em sua Fazenda Palmital, vindo a falecer aos 25-6-1823 e foi sepultada na Capela da Ordem Terceira de São Francisco, conforme sua vontade.


(Livro de óbito da Matriz do Pilar, 1813 a 1839 página 140., transcrito por Regina Junqueira)

Aos 25 de junho de 1823, nesta Villa de São João de El Rey falleceu D. Escolastica Maria de Jesus com seo solemne testamento foi encomendada, acompanhada e sepultada solemnemente em São Francisco desta Villa.

O Coadj or Alexandre Jaquim do Amaral.


José e Escolástica tiveram, segundo testamento e inventário de Escolástica (neste) doze filhos, sendo dois falecidos antes da mãe deixando geração. Domingos e Teresa não são citados no testamento materno e não são representados no invventário: - Domingos batizado em 10-04-1783. S. João del Rei-MG e capelas filiadas bat aos 10-04-1783 na capela de N. Sra da Madre de Deus bat a Domingos, fl. de Jose Leite Ribeiro e Escolastica Maria de Jesus; foram padrinhos Nossa Senhora das Dores e Manoel de Moura Marinho, solteiro, todos desta freguesia. - Teresa em 11-08-1784. S. João del Rei-MG e capelas filiadas bat aos 11-08-1784 na capela de N. Sra da Madre de Deus bat a Teresa, fl. de Jose Leite Ribeiro e Escolastica Maria de Jesus; foram padrinhos Manoel Francisco de Azevedo e sua filha Margarida Joaquina, da freguesia da Aiuruoca.


1- José Ferreira Leite 2- Manoel Ferreira Leite 3- Ana Maria de Jesus Leite Ribeiro 4- João Ferreira Leite Ribeiro padre 5- Joaquim Leite Ribeiro 6- Antonio Leite Ribeiro 7- Maria Custodia da Assumpção 8- Francisca Bernardina do Sacramento Leite Ribeiro 9- Francisco Leite Ribeiro 10- Custodio Ferreira Leite 11- Anastacio Leite Ribeiro 12- Floriano Leite Ribeiro

http://www.projetocompartilhar.org/Familia/cap01p03EscolasticaMariadeJesusMoraes.htm
view all 16

José Leite Ribeiro's Timeline

1723
July 1, 1723
Guimarães, Portugal
1766
1766
Age 42
São João Del Rei, MG, Brasil
1772
1772
Age 48
1780
August 13, 1780
Age 57
1781
June 4, 1781
Age 57
São João Del Rei, Minas Gerais, Brazil
1782
December 3, 1782
Age 59
Sao Joao Del Rei, Minas Gerais, Brazil
1801
October 4, 1801
Age 78
São João Del Rei, Minas Gerais, Brazil
????
Brazil
????