José Wellington Barroso de Araújo Dias

Is your surname Barroso de Araújo Dias?

Research the Barroso de Araújo Dias family

José Wellington Barroso de Araújo Dias's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

José Wellington Barroso de Araújo Dias

Birthdate:
Birthplace: Oeiras, Piauí, Brasil (Brazil)
Immediate Family:

Son of Private and Private

Managed by: Private User
Last Updated:
view all

Immediate Family

    • Private
      parent
    • Private
      parent

About José Wellington Barroso de Araújo Dias

José Wellington Barroso de Araújo Dias (Oeiras, 5 de março de 1962) é um bancário e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Cumpre seu quarto mandato como Governador do Estado do Piauí, eleito em 2014 e reeleito em 2018, depois de ter exercido o cargo entre 2003 a 2010. Detentor de carreira política clássica, dentro de uma década foi eleito vereador, deputado estadual, deputado federal e governador. Em 2010 foi o senador mais votado com quase 1 milhão de votos

Biografia

Filho de Joaquim Antônio Neto e Teresinha de Araújo Dias. Bancário e radialista, foi gerente do Banco do Nordeste, Banco do Estado do Piauí e Caixa Econômica Federal (da qual é funcionário de carreira), tendo trabalhado ainda na Rádio Difusora de Teresina. Filiado ao PT desde 1985 iniciou suas atividades sindicais como integrante da Central Única dos Trabalhadores e presidente da APCEF (Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal) entre 1986 e 1989 e a seguir foi presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí (1989-1992). Formado em Letras/português na Universidade Federal do Piauí(1982), com especialização em Políticas Públicas e Governo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é casado com a deputada federal Rejane Dias, com quem tem três filhos.

Seu pai foi eleito prefeito de Paes Landim pela ARENA em 1972 e sua mãe foi eleita vice-prefeita do referido município pelo PFL em 1988.[3]

Parlamentar

Estreou na vida pública em 1992 quando foi eleito vereador de Teresina e em 1994 foi eleito deputado estadual chegando à presidência regional do PT (1995-1997). Em 1996 foi candidato a vice-prefeito de Teresina na chapa de Nazareno Fonteles mas não avançou para o segundo turno. Em 1998 foi o primeiro deputado federal eleito pelo PT no Piauí e no ano 2000 foi candidato a prefeito de Teresina tendo Francisca Trindade como companheira de chapa numa eleição definida em primeiro turno com a reeleição do tucano Firmino da Silveira Soares Filho.

Governador

As ações de Wellington Dias na Câmara dos Deputados repercutiram quando do combate ao chamado crime organizado a partir de 1999, o que o levou a disputar a prefeitura de Teresina. Às vésperas das eleições de 2002 foi anunciado pelo PT como candidato ao Senado, mas uma articulação comandada pelo diretório nacional do partido o fez candidato ao Governo do Estado. Iniciou a campanha com baixos índices nas pesquisas de intenção de voto, porém com o decorrer da mesma sua performance melhorava à medida que seu nome firmava-se como alternativa à sucessão estadual, principalmente graças ao apoio de lideranças do PMDB, a exemplo do ex-governador Mão Santa. Eleito em primeiro turno para o cargo de governador do Piauí pela coligação A Vitória que o Povo Quer derrotando o governador Hugo Napoleão que disputava a reeleição. Renunciou ao mandato de deputado federal em 29 de novembro de 2002 efetivando-se assim seu primeiro suplente Roberto John (PT).

Reelegeu-se em 2006 vencendo a disputa em primeiro turno contra seu principal adversário e ex-aliado, o então senador Mão Santa.[4] Renunciou ao cargo em 1º de abril de 2010, com a intenção de se candidatar ao Senado, sendo substituído pelo vice Wilson Martins, de quem se afastaria após as eleições de 2012 quando perdeu a eleição para prefeito de Teresina. Em 2014 foi eleito para o seu terceiro mandato como governador do Piauí.

Foi no seu governo que aconteceu a grande tragédia da Barragem de Algodões em maio de 2009.

Reelegeu-se em 2018 para o 4º mandato como governador do piaui com com 55,6% dos votos (966 mil). Seu principal adversário, o médico Dr. Pessoa (Solidariedade), teve 20,4% (355 mil).

Senador

Nas eleições de 2010, foi eleito senador do estado do Piauí ao lado de Ciro Nogueira do PP, ambos assumiram no dia primeiro de fevereiro de 2011.

Fonte: WP

view all

José Wellington Barroso de Araújo Dias's Timeline

1962
March 5, 1962
Oeiras, Piauí, Brasil (Brazil)