Manoel Mascarenhas Homem

Is your surname Mascarenhas Homem?

Research the Mascarenhas Homem family

Manoel Mascarenhas Homem's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Manoel Mascarenhas Homem

Birthplace: Portugal
Death:
Immediate Family:

Son of Private

Managed by: Private User
Last Updated:
view all

Immediate Family

    • Private
      parent

About Manoel Mascarenhas Homem

HOMEM, Manoel de Mascarenhas - Capitão-mor de Pernambuco em fins do século XVI e comandante da expedição ao Rio Grande, em cumprimento às Cartas Régias de 09.11.1596 e 15.03.1597, que autorizavam a construção de uma fortaleza na foz do Rio Potengi e de uma cidade “em lugar conveniente”, de sorte a neutralizar “intrusas relações comerciais estrangeiras”. Para tal contaria com o apoio irrestrito do Governador Geral do Brasil, Francisco de Souza, e do Capitão- mor da Paraíba, Feliciano Coelho. A menção a “estrangeiros” dizia respeito especialmente aos franceses, que aqui já possuíam considerável estrutura: cais de atracamento, depósito, estações de troca, intérpretes, etc. Observa Tarcísio Medeiros: O apoio oficial dos reis de França (...) engajava ainda os franceses às aventuras em terras do pau-brasil (Proto-História do Rio Grande do Norte, p. 204). Completa, adiante (op. cit., mesma página): As cartas -de-marca autorizando os flibusteiros aos atos de pirataria patenteavam a traficância sob o pavilhão da Flor de Liz dos Valois, e constituía sério perigo de uma alegação de posse em terras notoriamente abandonadas ou sem recurso para o povoamento (grifo nosso). Face a tal risco, urgia um domínio oficial, visível, demonstração militar e ordem administrativa do Rei de Espanha e Portugal, mandando erguer um forte e fazer nascer uma cidade no setentrião do Brasil, na linde do nordeste, o obscuro e misterioso nordeste (Câmara Cascudo, História do Rio Grande do Norte, p. 22). A determinação estabelecida nas cartas-régias seriam cumpridas fielmente: tomadas as providências, as tropas se fizeram ao mar e por terra até que, em dezembro de 1597, Mascarenhas chega ao sítio escolhido, sem demora iniciando a construção da fortaleza (06.01.1598). A 25 de dezembro deste ano, era oficialmente fundada a Cidade do Natal.

Fonte: Personalidades Históricas do Rio Grande do Norte (séc. XVI a XIX), Coordenação e redação Tarcisio Rosas. Natal: Fundação José Augusto - Centro de Estudos e Pesquisas Juvenal Lamartine - CEPEJUL, 1999. Págs. 25 / 26.

Fonte: http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/secretaria_extraordinaria_de_cultura/...

--------------------------------

Manuel de Mascarenhas Homem Manuel de Mascarenhas Homem, não foi Capitão•mor do Rio Grande do Norte mas sua primeira autoridade cronológica. Dirigiu a expedição colonizadora da Capitania assim como a construção da fortaleza dos Santos Reis Magos, iniciada a 6 de janeiro e terminada a 24 de junho de 1598. Nomeou o primeiro capitão-mor e, posteriormente, concedeu a primeira sesmaria, a João Rodrigues Colaço, a 9 de janeiro de 1600. Era Capitão-mor de Pernambuco por nomeação do donatário Jorge de Albuquerque, governou de 1596 a 1603, com interrupções determinadas por serviços militares. Veio em dezembro de 1597 ao Rio Grande, chefiando a expedição conquistadora e viajou, por terra para a Paraíba, a 24 de junho de 1598, derrotando os indígenas em vários encontros. Em 1599 esteve com o Governador Geral do Brasil, dom Francisco de Souza, na Bahia, entendendo-se sobre assuntos do Rio Grande do Norte e, a 11 de junho do mesmo ano, assistiu na Paraíba a celebração de pazes entre portugueses e potiguares. Em janeiro de 1600 está em Natal. Em outubro de 1601 ainda voltou. comandando socorros para defender a fortaleza e a incipiente cidade dos ataques ferozes do “tuixáua potiguar Piragiba, que a trazia de cerco, segundo a narrativa de Antony Knivet.

Extraído do livro Governo do Rio Grande do Norte, 2ª Volume, de autoria de Luís da Câmara Cascudo. Mossoró - RN, Coleção Mossoroense, série “C”, volume DXXXI, 1989.

Fonte: http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/secretaria_extraordinaria_de_cultura/...

--------------------------------

Governador de Pernambuco - Manuel Mascarenhas Homem – governou de 1596 a 1605.

Manuel Mascarenhas Homem foi um administrador colonial português. Foi capitão-mor da Capitania de Pernambuco. Filho de Vasco Fernandes Homem, fidalgo agraciado com a comenda da Ordem de São Bento de Avis. Foi nomeado capitão-mor da Capitania de Pernambuco, a qual governou de 1596 a 1603. Em 1597, chegou ao Rio Grande para construir um forte (Forte dos Reis Magos) e uma cidade (Natal) e assegurar a posse de Portugal, afastando os franceses que comerciavam com os indígenas (os índios potiguaras). Para tanto, fez marchar contra os franceses um grupo de colonos de Pernambuco, por ordem do governador-geral do estado, D. Francisco de Sousa, em 1597. Voltou a Portugal, onde exerceu diversas funções públicas. Recebeu os títulos de Conselheiro Real e de comendador da Ordem de Cristo

Antes dele governaram:

Governador Christóvão de Mello – governou de 1577 a1579; Governador Simão Rodrigues Cardoso – governou de 1580 a 1584; Governador Felippe de Moura – governou de 1588 a 1588; Governador Pedro Homem de Castro – governou de 1588 a 1592; e Governadora Brites de Albuquerque – governou de 1596 a 1597.

Fonte: https://evaldot.wordpress.com/2014/05/17/governadores-de-pernambuco-4/

view all

Manoel Mascarenhas Homem's Timeline