Manoel de Azevedo Mattos

Is your surname de Azevedo Mattos?

Research the de Azevedo Mattos family

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Manoel de Azevedo Mattos

http://www.sebraerj.com.br/custom/pdf/cam/cafe/10_FichasDeInventari...

http://www.rj.anpuh.org/Anais/2004/Simposios%20Tematicos/Celia%20Ma...

http://archiver.rootsweb.com/th/read/PORTUGAL/2002-07/1027607104

http://www.dholmes.com/master-list/azores/lajes-pico.html

"A Fazenda não é santa Cecilia, esse nome é novo do século XX. Sempre foi FAZENDA DA PIEDADE." (Roberto Menezes de Moraes)

Fazenda Santa Cecilia

A primeira moradia desta fazenda foi construída na margem direita do Ribeirão de Sant’Ana, aproximadamente em 1771, por Manoel de Azevedo Mattos, já viúvo, para onde se mudou com seus dois filhos, Ignacio (então com 29 anos e acompanhado de sua mulher Francisca), e Anna de Jesus. A segunda moradia, na margem esquerda do Ribeirão Sant’Ana, foi construída em 1780 por Manoel de Azevedo Mattos, onde passou a morar com filhos e netos, pois Ignacio já tinha 7 filhos nesta época. Essa morada é que passou a ser usada a denominação de Fazenda da Piedade. Em 1788, morreu Manoel de Azevedo Mattos, deixando como herdeiros Ignacio de Sousa Werneck, que herdou a Fazenda da Piedade, com as duas moradias, anos mais tarde registrada em mapas como Sesmaria do Padre Wernek; Manoel de Azevedo Ramos, que herdou a sesmaria do Sacco, contígua à sesmaria da Piedade; e Anna de Jesus, que herdou a sesmaria de Monçores, que talvez ficasse à beira do caminho do Azevedo, aberto por seu pai. Em 1822, morreu o Padre Wernek na Fazenda da Piedade que é dividida, separando-se as duas históricas moradias. Assim a primeira moradia, com terras, ficou para o filho caçula, José de Souza Wernek, que a vendeu ao vizinho, Francisco Peixoto de Lacerda Brum, que a anexou a sua fazenda, a vizinha de São José. Já a segunda das moradias, a Fazenda da Piedade, ficou para a filha, Ana Mathilde Werneck, casada com Francisco Peixoto de Lacerda. Em 1848, morreu Francisco Peixoto de Lacerda, já viúvo. Herdeiro único, Francisco Peixoto de Lacerda Wernek (futuro Barão do Paty do Alferes ), que comprou do primo, Francisco Peixoto de Lacerda Brum as terras e a primeira moradia e recompôs a Fazenda da Piedade do tempo de seu bisavô, Manoel de Azevedo Mattos. É a fazenda base do Barão do Paty do Alferes, embora este morasse na Fazenda de Monte Alegre. Francisco Peixoto de Lacerda Werneck, acrescentou, a partir de 1853, o alpendre e iniciou a reforma no corpo central da casa, entre 1867 e 1870. Seu genro, o Visconde de Arcozelo, completou a reforma, criando o que se convencionou chamar de terceira moradia, com corpo e alpendre neoclássicos. Até 1891, a Fazenda da Piedade (completa) ficou com a família Werneck. O último, Major Luiz Werneck Teixeira de Castro, filho do Visconde Arcozelo, a vendeu para o Coronel Joaquim Ribeiro de Avellar. A partir da década de 1980, a Fazenda Santa Cecília esteve em posse do Sr. José Aparecido; anteriormente a ele, a fazenda abrigava o Hotel Guaíra. Há cerca de quatro anos, sua filha Maria Cecília Aparecido, assumiu os cuidados da fazenda a abrindo para visitação.


GEDCOM Note

<p>Fontes: http://www.guia.heu.nom.br/genealogia/anuario_werneck.htm Fazenda da Piedade de Vera Cruz, Miguel Pereira, RJ, atualmente Fazenda Santa Cecilia A primeira moradia desta fazenda foi construída na margemdireita do Ribeirão de Sant’Ana, aproximadamente em 1771, por Manoel de Azevedo Mattos, já viúvo, para onde se mudou com seus dois filhos, Ignacio (então com 29 anose acompanhado de sua mulher Francisca), e Anna de Jesus. A segunda moradia, na margem esquerda do Ribeirão Sant’Ana, foi construída em 1780 por Manoel de Azevedo Mattos, onde passou a morar com filhos e netos, pois Ignacio já tinha 7 filhos nesta época. Essa morada é que passou a ser usada a denominação de Fazenda da Piedade. Em 1788, morreu Manoel de Azevedo Mattos, deixando como herdeiros Ignacio de Sousa Werneck, que herdou a Fazenda da Piedade, com as duas moradias, anos mais tarde registrada em mapas como Sesmaria do Padre Wernek; Manoel de Azevedo Ramos, que herdou a sesmaria do Sacco, contígua à sesmaria da Piedade; e Anna de Jesus, que herdou a sesmaria de Monçores, que talvez ficasse à beira do caminho do Azevedo, aberto por seu pai. Em 1822, morreu o Padre Wernek na Fazenda da Piedade que é dividida, separando-se as duas históricas moradias. Assim a primeira moradia, com terras, ficou para o filho caçula, José de Souza Wernek, que a vendeu ao vizinho, Francisco Peixoto de Lacerda Brum, que a anexou a sua fazenda, a vizinha de São José. Já a segunda das moradias, a Fazenda da Piedade, ficou para a filha, Ana Mathilde Werneck, casada com Francisco Peixoto de Lacerda. Em 1848, morreu Francisco Peixoto de Lacerda, já viúvo. Herdeiro único, Francisco Peixoto de Lacerda Wernek (futuro Barão do Paty do Alferes ), que comprou do primo, Francisco Peixoto de Lacerda Brum as terras e a primeira moradia e recompôs a Fazenda da Piedade do tempo de seu bisavô, Manoel de Azevedo Mattos. É a fazenda base do Barão do Paty do Alferes, embora este morasse na Fazenda de Monte Alegre. Francisco Peixoto de Lacerda Werneck, acrescentou, a partir de 1853, o alpendre e iniciou a reforma no corpo central da casa, entre 1867 e 1870. Seu genro, o Visconde de Arcozelo, completou a reforma, criando o que se convencionou chamar de terceira moradia, com corpo e alpendre neoclássicos. Até 1891, a Fazenda da Piedade (completa) ficou com a família Werneck. O último, Major Luiz Werneck Teixeira de Castro, filho do Visconde Arcozelo, a vendeu para o Coronel Joaquim Ribeiro de Avellar. A partir da década de 1980, a Fazenda Santa Cecília esteve em posse do Sr. José Aparecido; anteriormente a ele, a fazenda abrigava o Hotel Guaíra. Há cerca de quatro anos, sua filha Maria Cecília Aparecido, assumiu os cuidados da fazenda a abrindo para visitação.</p>

view all 24

Manoel de Azevedo Mattos's Timeline

1701
November 22, 1701
Piedade, Ponta, Lajes do Pico, Açores, Portugal
November 26, 1701
Lajes do Pico, Açores, Portugal
November 26, 1701
Lajes do Pico, Açores, Portugal
December 26, 1701
Piedade, Ponta, Lages do Pico, Azores, Portugal
1734
December 26, 1734
Barbacena, Minas Gerais, Brazil
1735
1735
Barbacena, Minas Gerais, Brazil
1736
1736
Borda do Campo, Barbacena, Minas Gerais, Brazil
1738
1738