Manuel Silveira

public profile

Is your surname Silveira?

Connect to 16,709 Silveira profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Manuel Paulo Silveira

Birthdate:
Birthplace: Santo Amaro, Azores, Portugal
Death: 1945 (77-78)
Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal
Immediate Family:

Son of José Silveira Paulo and Francisca Bernarda
Brother of Manuel; José; Domingos Machado; Maria da Silveira; Ana and 4 others

Occupation: Halterofilista
Managed by: Isabel Maria de Sousa Cabral
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Manuel Silveira

https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5815/1/livro.pdf4.

4. O atleta – Manuel Silveira

Manuel Paulo da Silveira, nascido em 21 de Outubro de 1867, foi o último filho registado em Santo Amaro do casal José Silveira Paulo e Francisca Bernarda.

Figura XVIII – Manuel Silveira Segundo o Sr. P.e Neves, a família deslocou-se para a freguesia da Urzelina, em S. Jorge, em 1858, o chamado “ano da fome”. No entanto, a ausência temporária da família só se documenta nos róis de confessados em 1862, e a saída definitiva em 1868. Admitimos idas e vindas entre Pico e S. Jorge, onde teriam sido baptizados outros filhos.

O filho mais velho, com o mesmo nome do mais novo, Manuel, nasceu em Santo Amaro em 9 de Fevereiro de 1847; José, em 18 de Janeiro de 1849; Domingos, em 23 de Setembro de 1851; Maria, em 23 de Fevereiro de 1854; Ana, em 2 de Março de 1856; Alexandre, em 28 de Abril de 1858, falecendo em 29 de Janeiro de 1861; Mariana, nasceu em 20 de Outubro de 1860. O penúltimo filho, Francisco, nasceu em 28 de Junho de 1865. Os três filhos mais velhos, Manuel, José e Domingos, que se ausentaram com os pais em 1862, não regressaram mais a Santo Amaro. O Sr. P.e Neves refere que Domingos, que se chamaria Domingos Machado da Silveira, foi para a cidade de Angra, na Ilha Terceira, onde conheceu um P.e Machado, que o protegeu e de quem tomou o nome. Veio depois juntar-se a ele o irmão João, que supomos ter nascido em S. Jorge. Francisco e Manuel, o mais novo, terão ido para os Estados Unidos chamados pela irmã Mariana, enquanto Domingos e João foram para S. Tomé. Mais tarde Francisco e Manuel iriam juntar-se em África aos irmãos mais velhos. Em 1892 já se encontravam em Angra o João e o Domingos possuidores de considerável fortuna. Compraram prédios nas Bicas de Cabo Verde, Caminho de Baixo e Conceição e construíram outros57.

João Jorge da Silveira e Paulo mandou construir o palácio da Conceição, onde se encontra hoje instalada a Direcção Regional da Cultura. Manuel Paulo da Silveira deixou S. Tomé em 1898 e foi fixar residência em Lisboa. Em 1903 apareceu no Ginásio Clube Português com o objectivo de, através da prática física, conseguir remediar algumas maleitas que lhe atormentavam a cabeça e o estômago. Começou a frequentar as salas de treino e, de preferência quando se encontrava sozinho, agarrava-se aos alteres a ver o que conseguia lograr. Calhou que um dia, alguém verificou com espanto que ele, em força, levantava pesos só ao alcance de levantadores experimentados e com técnica apurada. Em 1904, treinado por Walter Awata,

Manuel da Silveira sagrava-se campeão de Portugal de halterofilismo. Um especialista

57 Para a História de Santo Amaro…, ob. cit., pp. 62 a 64. As Famílias de Santo Amaro CMSRP 2005 89

na matéria, o jornalista Joahnnés Dalbanne, tinha sido convidado para presidir ao júri e ficou espantado com as suas marcas e o potencial inato de que dispunha, ainda por desenvolver. Dalbanne escreveu algumas crónicas em Paris sobre o halterofilista português e foram reunidos os apoios necessários para uma deslocação a Paris. Naquela cidade, no reputado Haltérophile Club de France – o centro do halterofilismo mundial de então – na presença do professor Desbonnet e de um júri internacional, Manuel da Silveira bateu com bastante nitidez três máximos mundiais, causando enorme sensação e sendo de imediato considerado o homem mais forte do mundo. Foi a 14 de Abril de 1908 (outros dizem ter sido em 190958). Recuamos na ascendência de Manuel Paulo da Silveira.

58 Ver, Pico recorda campeão de 1908. Manuel da Silveira espantou o Mundo, Biblioteca CNID, Edição Junho de 1996, pp. 5 e 6. As Famílias de Santo Amaro 90 CMSRP 2005 Quadro XXXV Ascendência de Manuel Silveira As Famílias de Santo Amaro CMSRP 2005 91 Os santamarenses de hoje revêem-se no recanto em que nasceram, no sopé de uma lomba que se desnuda num verde brilhante ou se esconde num manto de cinzento nevoeiro, recanto beijado ou fustigado por um mar caprichoso que ora o liga ora o separa de S. Jorge, a ilha fronteira. Orgulham-se de figuras como Manuel dos Santos Pereira da Terra, Baltazar Luís Sarmento, Manuel Inácio Nunes ou Manuel Silveira, figuras que vincaram a identificação cultural de Santo Amaro, como freguesia que valoriza o seu passado, mas acolhe e fomenta a modernidade.

view all

Manuel Silveira's Timeline

1867
October 21, 1867
Santo Amaro, Azores, Portugal
1945
1945
Age 77
Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal