Manuel de Sousa Coutinho

Is your surname de Sousa Coutinho?

Research the de Sousa Coutinho family

Manuel de Sousa Coutinho's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Manuel de Sousa Coutinho

Birthdate:
Birthplace: no local onde hoje se situa o Palácio Landal, Santarem, Santarém District, Portugal
Death: May 05, 1632 (76-77)
São Domingos de Benfica, Lisboa, Lisboa, Portugal
Immediate Family:

Son of Lopo de Sousa Coutinho, Capitão e Governador São Jorge da Mina and Maria de Noronha
Husband of Madalena de Vilhena
Half brother of Frei Luís de Sousa

Managed by: Private User
Last Updated:

About Manuel de Sousa Coutinho

Frei Luís de Sousa. Manuel de Sousa Coutinho e sua esposa, Madalena de Vilhena, passaram à vida religiosa entre 1613 e 1614, ele no convento de São Domingos de Benfica, e ela no do Sacramento, ambos em Lisboa. Ao tornar-se frade, adotou o nome de Frei Luís de Sousa, em homenagem ao sobrinho, filho de Gonçalo Vaz, falecido em Angola (ALENCASTRO, 2001, p. 81). Morreu em Lisboa, no ano de 1632 (LABRADOR ARROYO, 2006, p. 1230



Manuel de Sousa Coutinho, conhecido pelo nome eclesiástico de Frei Luís de Sousa (Santarém no local onde hoje se situa o Palácio Landal, c. 1555 — São Domingos de Benfica, Lisboa, 1632) foi um sacerdote católico e escritor português.

Era o quarto ou quinto filho de Lopo de Sousa Coutinho, um militar que combateu na Índia e foi governador da Mina no tempo de D. João III, e de D. Maria de Noronha, filha de D. Fernando de Noronha, Capitão de Azamor.

Enquanto fidalgo dedicado às Letras e às Armas, seu pai influenciou profundamente a sua decisão de frequentar cursos regulares de Humanidades nos quais atingiu um elevado grau de cultura literária que lhe permitiu prosseguir o caminho das Letras.

Talvez como recompensa pelos serviços militares prestados por seu pai, foi, por alvará de 31 de março de 1572, considerado moço fidalgo, tendo manifestado, no seguimento da corrente da época no Ocidente, um grande fervor religioso que o animou a alistar-se como noviço na Ordem de Malta, então "a mais forte guarda avançada da Europa cristã contra a ameaça turca".

Com pouco mais de vinte anos, viajando junto às costas da Sardenha, é feito aí prisioneiro por corsários mouros que o encarceraram em Argel, vindo a conhecer na prisão Miguel de Cervantes.

Libertado em 1577, viveu durante algum tempo em Valência,onde permaneceu e onde, sob o magistério do humanista valenciano Jaime Falcão, completou a sua formação cultural. A influência deste humanista vai ser homenageada na sua obra Ópera Poética, considerando-o como um mestre a quem devia todo o seu saber, nomeadamente o conhecimento da arte poética de Horácio.

Dois meses antes da invasão do duque de Alba, em 6 de abril de 1580, Manuel de Sousa Coutinho é nomeado alcaide-mor do Castelo de Marialva e capitão das ordenanças da vila e, em 1582, o rei Filipe II faz-lhe uma mercê de 200 mil réis anuais. Em dezembro deste mesmo ano, é promovido a fidalgo escudeiro.

Por volta de 1583 casou-se com Madalena de Vilhena, viúva de D. João de Portugal. Foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Almada por três vezes, entre 1590 e 1597. Em 17 de Março de 1594 foi feito fidalgo cavaleiro. Em 1600 é Capitão-Mor de Almada e seu Guarda-Mor da Saúde.

Grassava então a peste em Lisboa e os Governadores do Reino, fugindo a ela, transferiram-se para Almada. Tendo eles requisitado para seu alojamento a propriedade de Manuel de Sousa, este, indignado, deitou fogo à própria casa. Por forma a evitar represálias, refugiou-se de seguida em Espanha, onde continuou a prestar diversos serviços ao rei Filipe II de Espanha (I de Portugal).

Após um período do qual poucas notícias há, mas durante o qual se sabe que esteve na América do Sul, nomeadamente no Panamá e Peru, decidiu em 1613, juntamente com a sua esposa, abraçar a vida religiosa, ingressando no dominicano Convento de São Domingos de Benfica no dia 8 de Setembro de 1614 e a sua mulher, no Convento do Sacramento também em Lisboa. Ele em Benfica, com o nome religioso de Frei Luís de Sousa, e ela no Convento do Sacramento, em Lisboa, com o nome de Sóror Madalena das Chagas - assim como sobre a data e as razões da morte de sua filha. Este desconhecimento vai permitir os naturais comentários sobre a situação que com o tempo se transformariam numa lenda romanesca (chegada do forasteiro que conhecera nos lugares santos de Jerusalém alguém que dela ainda "muito se lembrava" e identificara na galeria dos retratos de família o de D. João de Portugal que todos pensavam morto em Alcácer Quibir. Perante esta situação D. Manuel de Sousa Coutinho propusera a profissão no convento). Esta lenda forneceu a matéria para Almeida Garrett escrever Frei Luís de Sousa. Lenda porque na verdade, e segundo Aníbal Pinto de Castro e Gladstone Chaves de Melo, in Introdução e fixação do texto da obra A vida de Frei Bartolomeu dos Mártires de Frei Luís de Sousa, edição Imprensa Nacional-Casa da Moeda, "à data do segundo casamento e depois deste, a morte de D. João de Portugal estava e fora documentalmente provada".

Ao tornar-se frade, dedicando-se inteiramente à escrita, nomeadamente à hagiografia e à monografia. Foi cronista da sua Ordem em Portugal, tendo viajado por diversos conventos, recolhendo materiais para completar a monumental obra "História de São Domingos", cujo esboço tinha sido iniciado por Frei Luís de Cácegas anos antes. É nesta altura que, rodeado de livros e de um ambiente propício à cultura, se dedica à literatura e ao seu enriquecimento espiritual, e escreve a História da Ordem dos Pregadores e a Biografia do Venerado Arcebispo de Braga, Frei Bartolomeu dos Mártires. A sua obra reflete a sua cultura humanística, através das citações de Plínio, Ptolomeu, Políbio, Cícero, Diógenes de Laertes, Horácio, Tito Lívio, Plutarco, Séneca e outros, assim como de historiadores peninsulares, nomeadamente Frei Prudêncio de Sandoval.

in, http://pt.wikipedia.org/wiki/Frei_Lu%C3%ADs_de_Sousa

view all

Manuel de Sousa Coutinho's Timeline

1555
1555
no local onde hoje se situa o Palácio Landal, Santarem, Santarém District, Portugal
1632
May 5, 1632
Age 77
São Domingos de Benfica, Lisboa, Lisboa, Portugal