Marechal Bormannn

Is your surname Bormannn?

Research the Bormannn family

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

José Bernardino Bormannn

Birthdate:
Birthplace: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Death: June 02, 1919 (74)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of Frederico Guilherme Júlio Bormann and Ricarda Manuela da Maia
Husband of Maria Benedita Bormann da Câmara Lima and Ana Vera Monteiro
Brother of Maria Luíza Maia Bormann; Guilhermina Claudina Bormannn; Ricarda Mariana de Maia Bormann; Carolina Bormann; Pedro Paulo Maia Bormann and 4 others

Managed by: Private User
Last Updated:

About Marechal Bormannn

José Bernardino Bormann (Porto Alegre, 26 de setembro de 1844 — Rio de Janeiro, 1 de junho de 1919 ) foi um militar, historiador, escritor, jornalista e político brasileiro.

Biografia

Filho de pai alemão, Wilhelm Bormann (vindo ao Brasil para participar do Corpo de Estrangeiros de D. Pedro I) e de mãe gaúcha, era o décimo filho do casal.

Aos quatorze anos de idade alistou-se no exército, valendo-se de uma certidão do irmão mais velho. Participou da Guerra contra Aguirre, no Uruguai. Partiu para a Guerra do Paraguai, em 1865, no 5º Batalhão de Voluntários da Pátria, tomando parte do sítio de Uruguaiana e em outras batalhas importantes. Comandou uma bateria de artilharia, do regimento de Mallet, composta de alemães brummer. Terminada a guerra, foi ajudante de ordens do Duque de Caxias, tendo o acompanhado em viagem à Europa.

Ao regressar da Europa, foi designado, em 1880, para fundar a Colônia Militar de Chapecó, também conhecida como Colônia de Xanxerê. Instala a colônia em 14 de março de 1882, chegando à área com um destacamento militar. Lá convidou os caboclos da região para que se instalassem no perímetro da colônia, conseguindo atrair quarenta famílias. Em 1884 já eram 58 casas, chegando a 74 um ano depois, com 196 habitantes, sem contar os soldados. Foi a única colônia de Santa Catarina formada com famílias caboclas da própria região, sem a participação de imigrantes europeus. Em 1893, a colônia possuía igreja, armazém, serraria a vapor, tipografia, telégrafo, onze edifícios públicos e 124 casas de colonos. Bormann permaneceu como diretor desta colônia por dezessete anos. Atuou como desbravador de terras e demarcador de fronteiras desta região. Também fundou o primeiro jornal da região, o Chapecó.

Pertencia ao Partido Republicano. Eleito vice-governador do Paraná, foi governador interino do Paraná, entre 3 de abril de 1899 e 10 de maio de 1899. Em 1901 foi eleito deputado estadual. Foi nomeado ministro da Guerra, no governo de Nilo Peçanha e alcançou a patente de marechal. Foi nomeado ministro do Superior Tribunal Militar em 1911.

Foi fundador do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Paraná e também um dos fundadores do pioneiro Aeroclube Brasileiro, em 1911, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Agraciado cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa, Imperial Ordem de Cristo e da Imperial Ordem de Avis

Foi escritor, romancista e tradutor de diversas obras. Historiador escreveu a destacada História da Guerra do Paraguai, 3 vol, 1897; Dias fraticidas, 1901, sobre a Revolução de 1893; Memórias da Revolução Federalista, 1901; A campanha do Uruguai, 1907; Rosas e o exército aliado, 1912; Campanha de 1851-52, 2 vols., 1916.1

Era casado com Maria Benedita Bormann (1853-1895), sua sobrinha, também escritora que escreveu sob o pseudônimo Délia em vários jornais do Rio de Janeiro e folhetins alguns dos quais se tornaram livros.

Obras

  • Dona Mariquinha de Passo do Carneiro
  • Os amores de D. João III de Portugal
  • Rosas e o Exército Aliado, 1912
  • História da Guerra do Paraguai, 1889
  • A Campanha do Uruguai, 1907
  • O Marechal de Duque de Caxias, 1880
  • De Caxias a Mitre
  • A Batata de Leipzig
  • Dias Fratricidas, 1901
  • Memórias da Revolução Federalista, 1901

Fonte: WP

view all

Marechal Bormannn's Timeline

1844
September 24, 1844
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
1919
June 2, 1919
Age 74
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil