Maria Fernanda Teles de Castro de Quadros

Is your surname de Quadros?

Connect to 2,117 de Quadros profiles on Geni

Maria Fernanda Teles de Castro de Quadros's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Maria Fernanda Teles de Castro Ferro (de Quadros)

Birthdate:
Birthplace: Lisboa, Portugal
Death: December 19, 1994 (94)
Lisbon, Portugal
Immediate Family:

Daughter of Sr. João Filipe das Dores de Quadros, Oficial Capitão-tenente de Marinha (ComA) and Ana Isaura Codina Telles de Castro da Silva
Wife of Antonio Joaquim Tavares Tavares Ferro
Mother of António Gabriel de Quadros Ferro and Private
Sister of Francisco de Teles Castro e Quadros; João Teles de Castro de Quadros; Alonso de Teles Castro Quadros and Manuela Teles de Castro Quadros
Half sister of Maria Luisa Mendes Quadros; Jose Manuel Mendes de Quadros and Alberto Mendes Quadros

Occupation: Escritora, poetisa e tradutora
Managed by: Private User
Last Updated:

About Maria Fernanda Teles de Castro de Quadros

Fernanda de Castro, filha de João Filipe das Dores de Quadros (Lisboa, São Julião, 4 de janeiro de 1874 - Portimão, Portimão, 7 de julho de 1943), Goês, Oficial Capitão-Tenente da Marinha, Comendador da Ordem Militar de Avis a 11 de março de 1919 e de sua mulher Ana Isaura Codina Teles de Castro da Silva (Lisboa, São José, 23 de setembro de 1879 - Bolama, 9 de abril de 1914), fez os seus estudos em Portimão, Figueira da Foz e Lisboa, tendo casado em 1922 com António Ferro.

Deste casamento nasceram António Quadros, que se distinguiu como filósofo e ensaísta, e Fernando Manuel de Quadros Ferro. A sua neta, Rita Ferro também se distinguiu como escritora. O seu sobrinho-neto Jorge Quadros distinguiu-se como músico.

Foi juntamente com o marido e outros, fundadora da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses, actualmente designada por Sociedade Portuguesa de Autores.

O escritor David Mourão-Ferreira, durante as comemorações dos cinquenta anos de actividade literária de Fernanda de Castro disse: "Ela foi a primeira, neste país de musas sorumbáticas e de poetas tristes, a demonstrar que o riso e a alegria também são formas de inspiração, que uma gargalhada pode estalar no tecido de um poema, que o Sol ao meio-dia, olhado de frente, não é um motivo menos nobre do que a Lua à meia-noite".

Parte da vida de Fernanda de Castro, foi dedicada à infância, tendo sido a fundadora da Associação Nacional de Parques Infantis, associação na qual teve o cargo de presid[ente.

Como escritora, dedicou-se à tradução de peças de teatro, a escrever poesia, romances, ficção e teatro.

Foi autora do argumento do bailado Lenda das Amendoeiras (Companhia Portuguesa de Bailado Verde Gaio, 1940) e do argumento do filme Rapsódia Portuguesa (1959), realizado por João Mendes, documentário que esteve em competição oficial no Festival de Cannes.

Também se encontra colaboração da sua autoria nas revistas: lllustração portugueza (iniciada em 1903), Contemporânea[1915]-1926), Ilustração (iniciada em 1926) e ainda na Mocidade Portuguesa Feminina: boletim mensal(1939-1947).

A 5 de janeiro de 1940 foi feita Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

view all

Maria Fernanda Teles de Castro de Quadros's Timeline

1900
December 8, 1900
Lisboa, Portugal
1923
July 14, 1923
Lisbon, Portugal
1994
December 19, 1994
Age 94
Lisbon, Portugal