Mariana Claudina Barroso Pereira de Carvalho, Condessa do Rio Novo

Is your surname Barroso Pereira de Carvalho?

Research the Barroso Pereira de Carvalho family

Mariana Claudina Barroso Pereira de Carvalho, Condessa do Rio Novo's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Mariana Claudina Barroso Pereira de Carvalho, Condessa do Rio Novo

A Condessa do Rio Novo foi uma abolicionista e benemérita notável. Em 1881 não somente libertou todos os seus escravos, mais de quatrocentas pessoas, como criou, em sua fazenda Cantagalo (Paraíba do Sul), a Colônia Nossa Senhora da Piedade, para garantir a distribuição de lotes de terras aos seus libertos.

Também construiu duas escolas para os filhos de seus ex-escravos e para os de outras famílias desfavorecidas de fortuna.

Seus gestos atraíram a admiração dos clubes emancipadores e de importantes abolicionistas, como Joaquim Nabuco e José do Patrocínio. Ela é considerada uma das fundadoras da cidade de Três Rios, interior do estado do Rio de Janeiro. À Mariana é atribuída a criação da primeira reserva ecológica da região, no distrito de Bemposta, numa área em que ela proibiu a plantação de café. O Hospital Nossa Senhora da Piedade, de Paraíba do Sul, que presta assistencialismo de asilo, educandário e hospitalar, nasceu da vontade deixada por testamento da Condessa.

No ano de 1884, em Ouro Preto, então a capital da província de Minas Gerais, em sua homenagem foi fundada a Sociedade de Libertos Condessa do Rio Novo. A Condessa do Rio Novo Faleceu em Londres, no ano de 1882. Fonte: Donas do Café. Por Leila Vilela Alegrio

=================================================================================================================
  • A Baronesa dos dois túmulos

fundadora do município de Três Rios, no interior do Rio de Janeiro. Quando ela ficou doente, já viúva, decidiu tomar um navio e ir se tratar em Londres. Não sobreviveu. O traslado de seu caixão levou anos até chegar finalmente ao município, onde ela foi enterrada em um mausoléu de destaque.

Cento e trinta anos depois, no entanto, a pesquisadora e genealogista Cinara Jorge descobriu que o caixão que veio para o Brasil provavelmente não continha os restos mortais da condessa Mariana Claudina Pereira de Carvalho, a Condessa do Rio Novo.

Nas catacumbas de um cemitério na capital britânica há outro caixão, onde repousam seus verdadeiros ossos.

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44542432

view all

Mariana Claudina Barroso Pereira de Carvalho, Condessa do Rio Novo's Timeline