Matheus Simões Pires

Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brazil

Is your surname Simões Pires?

Research the Simões Pires family

Matheus Simões Pires's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Matheus Simões Pires

Birthdate: (95)
Birthplace: Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Azores, Portugal
Death: April 25, 1819 (91-99)
Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brazil
Immediate Family:

Son of Manuel Simões Pires and Maria da Encarnação Conceição
Husband of Catarina Ignacia da Purificação Gonçalves Borges
Father of Antonio Augusto Simões Pires and Vicencia Joaquina Simões Pires
Brother of Luciana Simões Pires

Occupation: comerciante
Managed by: José CS Vidal
Last Updated:

About Matheus Simões Pires

Matheus Simões Pires, conforme Aurélio Porto, é um dos primeiros povoadores de Rio Pardo. chegou ao Continente de São Pedro procedente de Santa Catarina pouco antes de 1765. Revela ainda esse autor, que Matheus antes teria passado pela Colônia do Sacramento e de lá, depois de investida de Miguel Vertys y Salcedo, em 1763, como outros de seus compatriotas, forçados a retirarem-se, foram para Rio Grande ou Santa Catarina. Essa hipótese, levantada por Aurélio Porto, decorre de sua primogênita, Vicência Joaquina, nascida em 1763, é natural do Desterro - SC. O fato de Matheus Simões Pires ter uma irmã, Luciana, casada e falecida na Colônia do Sacramento pode indicar a passagem dessa família de açoritas por essa região então dominada pelos portugueses.

Casou o patriarca dos Simões Pires com Catharina Ignácia da Purificação, ambos naturais de São Miguel, Ilha Terceira, Açores. Além de Vicência Joaquina, Antônio Vicente, o segundo filho, casou com Maria do Carmo Violanta (te) de Queiroz e Vasconcelos. Esta bisneta de JCF, seguindo Maria Eulália Pereira Pinto e Francisca Veloza da Fontoura.
Consta que toda a progênie de Matheus passa por Antônio, único filho com geração. Uma vasta e importante geração que se localizou em Rio Pardo, inicialmente, depois Encruzilhada, São Sepé, Bagé e Dom Pedrito. A interligação com os Fontoura é muito acentuada nas duas últimas localidades.
Maria do Carmo e Antônio Simões Pires, depois, com a conquista das Missões, juntamente com seus filhos vão para o Alegrete, Bagé e Dom Pedrito. Nesta duas últimas localidades decorre do assentamento de Antônio Simões Pires da Fontoura, este filho de Alexandre Simões Pires e de Clara Regina da Fontoura. Os descendentes dos Carneiro da Fontoura nestas paragens se deram por Pedro José  - da qual é filha Clara Regina -, quando assentou-se na costa ocidental do rio Santa Maria (Dom Pedrito), após 1811 e ainda em Palmas, rio da bacia do Camaquã em território de Bagé.

In: http://www.carneirodafontoura.com/page_75.html

view all

Matheus Simões Pires's Timeline

1724
1724
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Azores, Portugal
1766
October 12, 1766
Age 42
Rio Pardo, RS, Brazil
1819
April 25, 1819
Age 95
Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brazil
????
Rio Pardo, Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brazil