Miguel Inácio dos Santos Freire e Bruce, o Raposa Ruiva

Is your surname dos Santos Freire e Bruce?

Research the dos Santos Freire e Bruce family

Miguel Inácio dos Santos Freire e Bruce, o Raposa Ruiva's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Miguel Inácio dos Santos Freire e Bruce, o Raposa Ruiva

Also Known As: "Miguel Ignácio dos Santos Freire e Bruce"
Birthdate:
Birthplace: São Luís, Maranhão, Brasil (Brazil)
Death: July 26, 1826
Immediate Family:

Son of José dos Santos Freire and Sara Maria Bruce
Husband of Isabel Rita de Jesus Ferreira da Costa
Father of José Vicente Freire e Bruce; Raimundo José Bruce and Maria Amália Bruce Barradas

Managed by: Leonardo Costa
Last Updated:

About Miguel Inácio dos Santos Freire e Bruce, o Raposa Ruiva

1º Presidente Constitucional da Província do Maranhão (nomeado em 1824).

DADOS BIOGRÁFICOS: Natural de São Luís; Falecido em 26 de Julho de 1826.

ÁRVORE DE COSTADOS: Filho do Dr. José dos Santos Freire e de Dona Sara Maria Bruce.

FATO HISTÓRICO: Guerra dos Três Bês

19 de abril – Retorna a São Luís o Tenente-Coronel José Felix Pereira de Burgos, agora nomeado Comandante das Armas por decreto imperial, disposto a tomar desforra dos que participaram de sua deposição. Com o decorrer do tempo e as arbitrariedades de Burgos, formaram-se os partidos: Bruces e Belforts contra Burgos, este acusando os outros de articular com os pernambucanos a implantação da República; aqueles de que Burgos, juntamente com o Bispo e o Arcippreste Luz e Sá, patrocinavam a causa portuguesa, sonhando com a restauração do domínio lusitano.

O interior revolta-se com a anarquia reinante na capital, na chamada “Revolução de 1824”: Salvador de Oliveira, em Rosário, intitula-se “Comandante da Força Armada contra o Despotismo”, e manda ocupar o forte de Vera Cruz (Calvário); o Comandante de Peris estabelece-se na Estiva e o Icatu é ocupado pelo Sargento Valério de Souza; em Caxias o Capitão Clemente José da Costa manda de volta a São Luís o novo comandante da Tropa de Linha, o capitão Francisco Antônio da Costa Barradas, objetivando o movimento tirar de vez do governo Burgos, Bruces e Belforts.

Historia do Maranhão.Net; Índice dos Anais da Biblioteca Nacional 70 – 1950 - Página 103; Catálogo de Manuscritos sobre o Maranhão.

CASAMENTO: Casado, em 16 de Abril de 1796, em São Luís, com Dona Isabel Rita de Jesus Ferreira da Costa, filha de Vicente Ferreira da Costa e de Dona Maria Thereza de Jesus Marques. Com Geração.

Fonte: http://www.bycable.com.br/clientes/oftalmo/Guerra_dos_tres_Bs.htm


“De origem escocesa, era, porém, natural do Maranhão, tendo sido educado na Inglaterra. Achando-se no cargo de presidente da junta provisória administrativa da sua província, aí deu o juramento do projeto de constituição brasileira a 14 de maio de 1824; sofreu, porém, neste cargo acusações e foi deposto pelo almirante Cochrane a 25 de dezembro deste ano e enviado com outros a 4 de janeiro seguinte para o Rio de Janeiro, onde se justificou. Faleceu pelo ano de 1834 e escreveu:

Defesa de Miguel Ignácio dos Santos Freire e Bruce, que foi presidente de duas juntas provisórias independentes na província do Maranhão e presidente da mesma província. Maranhão, 1826, 60 págs. in-fol. – A acusação de que Bruce defende-se e foi absolvido pelo tribunal da casa de suplicação, o denuncia de tentar o estabelecimento do governo republicano no Maranhão. Podem ser consultados sobre isso os trabalhos do catálogo da exposição de histórica pátria do Rio de Janeiro, de n. 7239 a 7262, e particularmente os de Domingos Cadavilla Velloso Cascavel, seu principal perseguidor”.

MIGUEL IGNACIO DOS SANTOS FREIRE E BRUCE. In: BLAKE, A. V. A. S. Diccionario bibliographico brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1900. v. 6. p. 279.

view all

Miguel Inácio dos Santos Freire e Bruce, o Raposa Ruiva's Timeline