Oduvaldo Vianna

How are you related to Oduvaldo Vianna?

Connect to the World Family Tree to find out

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Oduvaldo Vianna

Birthdate:
Birthplace: São Paulo, Sao Paulo, Brasil (Brazil)
Death: May 30, 1972 (79-80)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (Brazil)
Immediate Family:

Husband of Abigail Maia and Deuscélia Vianna
Father of Oduvaldo Vianna Filho

Occupation: Teatrólogo
Managed by: Private User
Last Updated:

About Oduvaldo Vianna

Foi um autor, diretor, produtor e roteirista de teatro e cinema brasileiro.

Suas peças teatrais começaram a ser encenadas em 1916. Em 1919 faz sucesso com "O Almofadinha" pela Companhia Nacional de Comédias e Vaudevilles no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro. Do mesmo ano é a opereta O Clube dos Pirrôs pela Companhia Paschoal Segretto e as revistas "Viva a república" e "Flor da noite".

Em 1921, Oduvaldo cria com o escritor Viriato Corrêa e o empresário Nicolino Viggiani uma companhia que se instala no Teatro Trianon, o mais importante do Rio na década de 1920. Eles encenam três peças de Oduvaldo, entre elas "Terra Natal", comédia sobre os costumes importados adotados na, então, Capital Federal, e dissolvem a companhia em um ano.

Em 1922 é um dos fundadores da Companhia Abigail Maia, com a própria atriz, e no ano seguinte passa a dirigir a Companhia Brasileira de Comédias.

Em 1931, dirige suas próprias peças como "Um tostãozinho de felicidade" e "Sorrisos de mulher" na Companhia Brasileira de Espetáculos Modernos.

No mesmo ano passa a escrever para o prIncipal ator da época, Procópio Ferreira, peças como "O Vendedor de ilusões", "Feitiço, "Segredo", "Mas que mulher!" e "Fruto proibido".

Sua consagração surge com "Amor", em 1933, com a Companhia Dulcina Durães Odilon. Ele mesmo dirigiu, com modernidades para a época, sua peça que defendia o divórcio para deixar os ex-cônjuges livres para novos amores.

Seu filme "Bonequinha de Seda" (1936), que ele dirigiu e roteirizou, tornou-se um clássico do cinema brasileiro.

Na segunda metade dos anos da década de 1930, ele dirige a Escola de Teatro Martins Pena. Na década seguinte chega ao rádio, onde passa a escrever radionovelas que ficam famosas, algumas chegam até a ganhar novas versões na televisão, anos depois.

Em 1963 recebe a Medalha de Honra ao Mérito, por mais de trinta anos dedicados ao teatro, dada pela Associação Brasileira de Críticos Teatrais.

É pai de Oduvaldo Viana Filho.

Fonte:9http://pt.wikipedia.org/wiki/Oduvaldo_Vianna)

view all

Oduvaldo Vianna's Timeline

1892
1892
São Paulo, Sao Paulo, Brasil (Brazil)
1936
July 4, 1936
São Paulo, Sao Paulo, Brazil
1972
May 30, 1972
Age 80
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (Brazil)