Pedro da Cunha de Andrade, Sr Eng Curado de Recife

Is your surname da Cunha de Andrade?

Research the da Cunha de Andrade family

Pedro da Cunha de Andrade, Sr Eng Curado de Recife's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Pedro da Cunha de Andrade, Sr Eng Curado de Recife

Also Known As: "Pero da Cunha de Andrade", "Pedro da Cunha de Andrada", "Lourenço Pedro da Cunha de Andrade", "Lourenço Pedro da Cunha de Andrada"
Birthdate:
Birthplace: Lisbon, Lisbon District, Portugal
Death: Brazil
Immediate Family:

Son of Rui Gonçalves de Andrade and Jerónima Leonor da Cunha
Husband of Ana de Holanda de Vasconcelos, Sra Eng Sao Cosme e Damião and Cosma Fróes
Father of Pedro da Cunha Pereira; Manuel da Cunha; Jerónima da Cunha de Andrade; Rui Gonçalves de Andrade and Cosma da Cunha
Brother of Guiomar da Cunha

Occupation: Coronel das Ordenanças de Pernambuco, Senhor do Engenho Sao Sebastiao da Várzea do Recife, vulgo Engenho Curado
Managed by: Claudete Cavalcanti de Araújo
Last Updated:

About Pedro da Cunha de Andrade, Sr Eng Curado de Recife

“Pero da Cunha de Andrade ‘se dizia tinha parte de cristão-novo [...] por ser sobrinho ou primo de Felipe Sarniche, morador em Lisboa’" (MELLO, 2000, p. 128).

"Marrano ou não, pero da Cunha fora figura de primeiro plano no Pernambuco da primeira metade de seiscentos. Aí casara duas vezes com filhas de colonos quinhentistas, fora coronel de ordenanças e contribuíra generosamente com as suas fazendas de gado para o suprimento das tropas lusobrasileiras que resistiam ao invasor. Quando da capitulação do Arraial Novo (1635), tivera de resgatar-se mediante avultada soma. De volta ao seu engenho, envolveu-se, com outros açucarocratas, num complô contra o domínio holandês (1638), vindo a falecer na prisão” (MELLO, 2000, p. 129).

MELLO, E. C. DE. Segunda parte: Branca Dias e outras sombras. In:___. O nome e o sangue: uma parábola familiar no Pernambuco colonial. 2. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 2000.


Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992. Volume II pagina 401, 476, 496 Moço Fidalgo da Casa Real, Coronel das Ordenanças na entrada dos holandeses


JABOATÃO, A. DE S. M. Catálogo genealógico das principais famílias: que procederam de Albuquerques, e Cavalcantes em Pernambuco, e Caramurus na Bahia, tiradas de memorias, manuscritos antigos e fidedignos, autorizados por alguns escritores, e em especial o Theatro Genealógico de D. Livisco de Nazáo Zarco e Colona, aliás Manoel de Carvalho de Atahide, e acrescentado o mais moderno, e confirmado tudo, assim moderno, como antigo com assentos dos livros de baptizados, cazamentos, e enterros, que se guardam na Camara Ecceziastica da Bahia. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, tomo LII, parte 1, 1889.


154- Engenho Tabocas - sob a Invocação de Santa Luzia, do autor Fabio Arruda de Lima.


24- Engenho Trapiche – Sob a Invocação de Nossa Senhora da Conceição - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Pedro da Cunha de Andrade sucessão no Engenho Sao Cosme e Damiao na Várzea do Recife.


28- Engenho São João Evangelista - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Ana de Vasconcelos casada com 1o marido Francisco Alvares Varejão e casada com 2o marido Pedro da Cunha de Andrade. Sucessão no Engenho Sao Cosme e Damião na Várzea do Recife.


56- Engenho do Meio – invocação de N. S. Da Ajuda - depois sob a invocação de São Carlos - do genealogista Fabio Arruda de Lima. Fidalgo da Casa Real.


Branca Dias, Filhos, Netos e a Inquisição do autor Candido Pinheiro Koren de Lima - Fundação Gilberto Freyre, Recife 2015.


65- Engenho Casa Forte – sob a invocação de Nossa Senhora das Necessidades – do genealogista Fábio Arruda de Lima. Pedro da Cunha de Andrada.


35- Engenho Bulhões – Sob a Invocação de São João Batista - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Zacarias de Bulhões sucedeu os pais no Engenho Sao Joao Batista. Casou-se com Jerônima da Cunha, filha do Coronel Pedro da Cunha de Andrade e de sua segunda consorte d. Cosma Fróis.


http://www.marcelobarbio.net.br/pafg983.htm#22568