Rita Lobato

public profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Rita Lobato Velho Lopes

Birthdate:
Birthplace: Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
Death: January 06, 1954 (87)
Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brazil
Immediate Family:

Daughter of Affonso Mathias Velho and Julieta Velho Lopes
Wife of Antonio Maria Amaro Freitas
Sister of Afonso Lopes Velho

Managed by: Private User
Last Updated:

About Rita Lobato

(1) Rita Lobato Velho Lopes (Rio Grande, 7 de junho de 1866 — Rio Pardo, 6 de janeiro de 1954) foi a primeira mulher a exercer a Medicina no Brasil.

Biografia

Freqüentou o curso secundário em Pelotas e demonstrou, desde cedo, vocação para a Medicina. Mas, apesar de um decreto imperial de 1879 autorizar às mulheres a frequentar os cursos das faculdades e obter um título acadêmico, os preconceitos da época, que relegavam às mulheres a uma função doméstica, falavam mais forte.

Rita matriculou-se inicialmente na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, transferindo-se depois para a Faculdade de Medicina de Salvador, na Bahia. Determinada em obter o título de médica, venceu a hostilidade inicial dos colegas e professores, conquistando aos poucos sua simpatia, até receber do corpo docente da tradicional faculdade baiana as maiores considerações.

Em 1887, tornou-se a primeira mulher brasileira e a segunda latino-americana a obter diploma de médica, após defender tese sobre A operação cesariana.

Após a formatura, retornou ao Rio Grande do Sul, onde casou com Antônio Maria Amaro Freitas, com quem teve uma única filha, Isis.

Clinicou em Porto Alegre durante algum tempo, mas acabou por se radicar em Rio Pardo, onde exerceu a profissão de 1910 a 1925.

Foi eleita vereadora pelo Partido Libertador em 1935 e exerceu seu mandato até a implantação do Estado Novo em 1937, que fechou as câmaras municipais.

Passou o restante de sua vida na Estância de Capivari, em Rio Pardo. Faleceu aos 87 anos de idade.

Fonte: WP

(2) Médica, feminista e política brasileira nascida em São Pedro do Rio Grande, então província do Rio Grande do Sul, a primeira brasileira a obter um diploma regular de medicina e a terceira sul-americana a formar-se em Medicina. Filha de um casal de estrangeiros, Francisco Lobato e Dona Carolina, curiosamente foi graças a um pedido feito pela mãe em seu leito de morte, ao marido, que a levou a realizar seus estudos acadêmicos. Esta gaúcha só pôde iniciar seus estudos após um decreto-lei nº 7247, de 19 de abril (1879) rubricado por D. Pedro II, superando a discriminação da época. Para cumprir sua promessa, seu pai levou-a até o Rio de Janeiro, onde ela cursou o primeiro ano de faculdade, e depois seguiu para a famosa Faculdade de Medicina da Bahia, em Salvador, onde foi a única a concluir o curso, quatro anos depois (1887), tornando-se especialista em ginecologia e pediatria. Em seu diploma, datado de 11 de dezembro (1887), lia-se para que possa exercer a respectiva profissão com todas as prerrogativas concedidas pelas Leis do Império. Retornando ao sul, casou com seu namorado de infância, comerciante em Rio Pardo, e passou a clinicar em casa e nos arredores da cidade, atendendo à população mais carente, assim como no hospital onde sofria muita discriminação por parte dos outros médicos homens. Com a abertura dos votos para as mulheres, ingressou na carreira política, tornando-se vereadora em Rio Pardo. Morreu com a avançada idade de 93 anos, em Porto Alegre, entrando para a história como a primeira médica diplomada e profissional no Brasil. A primeira mulher brasileira formada em medicina e a exercer a profissão regularmente no Brasil foi a Dra.Maria Augusta Generoso Estrela (1860-1946),.que ganhou uma bolsa do Imperador D. Pedro II e diplomou-se (1881) em Nova Iorque, Estados Unidos, tornando-se também na primeira sul-americana a formar-se em Medicina. Ela voltou ao Brasil (1882), revalidou seu diploma e teve intensa atividade médica até sua morte. A chilena Eloísa Diaz Inzunza foi a segunda (1866).e a primeira médica a obter a graduação em medicina na América Latina.

Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/RitaLoba.html

view all

Rita Lobato's Timeline

1866
June 7, 1866
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil
1954
January 6, 1954
Age 87
Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brazil