Roque da Costa Barreto, governador do Brasil

Is your surname da Costa Barreto?

Research the da Costa Barreto family

Roque da Costa Barreto, governador do Brasil's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Roque da Costa Barreto, governador do Brasil

Birthdate:
Death:
Immediate Family:

Son of Nuno Álvares da Costa Barreto and Filipa da Silva
Husband of Cecília Madalena de Portugal
Father of D. Francisco Barreto da Costa II, Bispo do Algarve
Brother of Francisco Barreto, Bispo do Algarve, Governador interino Armas do Reino do Algarv

Managed by: George J. Homs
Last Updated:

About Roque da Costa Barreto, governador do Brasil

Roque da Costa Barreto foi general de batalha da Estremadura e Conselheiro de Guerra. Foi nomeado governador-geral do Brasil e governou entre 1678 e 1682. Não foi a primeira escolha. D. Sancho Manuel, conde de Vila Flor, havia sido nomeado, mas acabou por falecer em 1677.

Com a sua nomeação foi-lhe dado um novo regimento. Tinha instruções para reformar a administração do Brasil com vista à expansão económica, nomeadamente no que diz respeito ao incremento da fixação dos colonos no interior, ao desenvolvimento da agricultura, da exploração das minas, à intensificação da indústria das pescas, ou seja, desenvolvimento das riquezas naturais. Dedicou-se também ao desenvolvimento da evangelização dos índios publicando, a 23 de Julho de 1678, um regulamento para as aldeias dos índios. Levava ainda instruções para inspeccionar as fortificações, as guarnições e munições de cada uma das praças fortes.

Data deste governo a expedição de D. Manuel Lobo que saiu do Rio de Janeiro, a 1 de Janeiro de 1680, com vista a fundar a colónia do Sacramento na margem esquerda do Rio da Prata. A retaliação dos espanhóis deu-se poucos meses depois e, a 7 de Maio de 1681, Portugal e Castela assinavam um tratado provisório de paz. A questão foi levada ao Papa, mas o conflito perdurou para além do governo de Roque da Costa Barreto.

Bibliografia:

  • CAMPO BELO, Conde de, Governadores Gerais e Vice-Reis do Brasil, Lisboa, Agência Geral das Colónias, 1935. Nova história da expansão portuguesa, dir. Joel Serrão e A. H. Oliveira Marques, vol. VII, O império Luso Brasileiro: 1620-1750, coord. de Fréderic Mauro, Lisboa, Estampa, 1991. *VARNHAGEN, Francisco Adolfo de, História Geral do Brasil: antes da sua separação e independência de Portugal, São Paulo, Ed. Melhoramentos, 4ªed., 1948.

(http://www.fcsh.unl.pt/cham/eve/content.php?printconceito=673)