Salvador Quaresma Dourado, I

Is your surname Quaresma Dourado?

Connect to 1,192 Quaresma Dourado profiles on Geni

Salvador Quaresma Dourado, I's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Salvador Quaresma Dourado, I

Birthdate:
Death: March 14, 1733 (75-76)
Immediate Family:

Son of Luís Quaresma and Maria Dourado de Bulhões
Husband of "Mulata" and Barbara da Camara de Albuquerque Maranhão
Father of Padre Salvador Quaresma Dourado; Isabel da Camara de Albuquerque; Joana da Câmara de Albuquerque; Josepha and Luís Quaresma Dourado
Brother of Isabel Dourado; Manoel Dourado Quaresma; Francisco Dourado Quaresma and NN

Occupation: Provedor da Fazenda Real da Paraíba e Juiz da Alfândega
Managed by: Private User
Last Updated:

About Salvador Quaresma Dourado, I

Nascido em torno de 1657, justamente quando seu pai ferido de duas flechadas e com perigo de morte, se retira do embate e por fim da guerra holandesa, faz testamento onde nomeia a Salvador, seu filho mais velho, por herdeiro da propriedade do ofício de Provedor da Fazenda Real e Provedor dos defuntos e ausentes da Capitania da Paraíba. A 20/09/1669 passa-se Alvará garantindo a propriedade dos ditos ofícios para Salvador Quaresma Dourado, a pedido da viúva Maria Dourado de Bulhões, para os tomar quando tivesse idade, conforme os regulamentos. A 13/02/1682, Salvador Quaresma Dourando alegando ter a maioridade de 25 anos, solicita encartar-se e ser capaz de exercer os ofícios como seu pai exercera.

Serviu por 52 anos o mesmo cargo, fez grandes inimizades, prestou grandes serviços reais, e morreu pobre.

Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992.


JABOATÃO, A. DE S. M. Catálogo genealógico das principais famílias: que procederam de Albuquerques, e Cavalcantes em Pernambuco, e Caramurus na Bahia, tiradas de memorias, manuscritos antigos e fidedignos, autorizados por alguns escritores, e em especial o Theatro Genealógico de D. Livisco de Nazáo Zarco e Colona, aliás Manoel de Carvalho de Atahide, e acrescentado o mais moderno, e confirmado tudo, assim moderno, como antigo com assentos dos livros de baptizados, cazamentos, e enterros, que se guardam na Camara Ecceziastica da Bahia. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, tomo LII, parte 1, 1889.


165- Engenho Cunhaú – Invocação de Nossa Senhora da Purificação - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Capitão Salvador Quaresma Dourado, faleceu em 14/3/1733, Provedor da Fazenda Real da Paraíba, casado com Barbara da Camara de Albuquerque, filha de Matias de Albuquerque Maranhao e Isabel da Camara.


[AHU_ACL_CU_014, Cx. 3\Doc. 190 (1) de 10 de Outubro de 1694.] Para além dos cargos de Provedor da Fazenda Real da Paraíba e de Provedor dos Defuntos e Ausentes, também acumulou o cargo de Juiz das Causas dos Homens do Mar que vão ao porto da Paraíba. Estes dois últimos foram separados do de Provedor da Fazenda na mesma data, 1690.


[AHU_ACL_CU_014, Cx. 2\Doc. 163 (1) de 5 de Novembro de 1689.] Salvador Quaresma Dourado viu o Título de Provedor da Fazenda Real de que era proprietário confirmado mas o Título de Provedor dos Defuntos e Ausentes retirado em 5 de Novembro de 1689, por compensação de 30.000 reis de mercê ordinária em sua vida.


[AHU_ACL_CU_014, Cx. 8 Doc. 696 (1) (Paginas 1-12)] Consta que o dito Provedor não deixou filho macho algum a quem compita a sucessão de sua casa, o qual ocupou e exerceu o cargo de Provedor, e Contador da Fazenda Real, e Juiz da Alfândega, Mar e Direitos Reais, Juiz Conservador do Contrato do Sal, e do Fisco, Vedor Geral da Gente de Guerra até o tempo em que faleceu, havendo servido cinquenta e dois anos sem nota em seu procedimento (...) E me consta mais que por seu falecimento deixou tão poucos e limitados bens que para poder ser sepultado com o funeral competente à sua pessoa e cargo que ocupava lhe fizeram os religiosos e mais pessoas eclesiásticas o enterro e sufrágios pelo amor de Deus (gratuitamente).


"Siará Grande- Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil"- do autor Francisco Augusto de Araújo Lima, volume I página 149.