Is your surname Quaresma?

Connect to 604 Quaresma profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Luís Quaresma

Also Known As: "Luiz Quaresma"
Birthdate:
Birthplace: Santarém, Portugal
Death: before 1669
Immediate Family:

Son of Salvador de Sousa
Husband of Maria Dourado de Bulhões
Father of Salvador Quaresma Dourado, I; Isabel Dourado; Manoel Dourado Quaresma; Francisco Dourado Quaresma and NN

Occupation: Provedor da Fazenda Real na Paraíba
Managed by: Private User
Last Updated:

About Luís Quaresma

Natural de Santarém e filho de Salvador de Sousa. Serviu nas guerras do Brasil, desde 1636, nas capitanias da Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em 1656 sofre duas flechadas, fica em perigo de morte, faz testamento e em 1669 sua mulher é viúva.

https://digitarq.ahu.arquivos.pt/viewer?id=1146284 fólio 97 verso, imagem 119, onde pede ofício de Provedor da Fazenda Real da Paraíba, por seus serviços nas guerras de Pernambuco, desde o ano de 1636, onde serviu de soldado, alferes reformado e capitão, embarcou na Armada de 1639 e travou 4 batalhas junto do Conde da Torre, e por fim na Restauração e Recuperação de Pernambuco. Quem faz o pedido do ofício é seu cunhado Dr. Feliciano Dourado em 14/03/1664.


AHU_ACL_CU_014, Cx. 1\Doc. 72 (1) de 6 de Setembro de 1669 Óbito: Data em que sua viúva faz petição para obter propriedade do Ofício de Provedor da FAzenda para seu filho ainda menor.


Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992.


Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992.


JABOATÃO, A. DE S. M. Catálogo genealógico das principais famílias: que procederam de Albuquerques, e Cavalcantes em Pernambuco, e Caramurus na Bahia, tiradas de memorias, manuscritos antigos e fidedignos, autorizados por alguns escritores, e em especial o Theatro Genealógico de D. Livisco de Nazáo Zarco e Colona, aliás Manoel de Carvalho de Atahide, e acrescentado o mais moderno, e confirmado tudo, assim moderno, como antigo com assentos dos livros de baptizados, cazamentos, e enterros, que se guardam na Camara Ecceziastica da Bahia. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, tomo LII, parte 1, 1889.


165- Engenho Cunhaú – Invocação de Nossa Senhora da Purificação - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Provedor da Fazenda Real da Paraíba por serviços prestados na Guerra Holandesa.