Is your surname Teixeira de Melo?

Connect to 57 Teixeira de Melo profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

José Alexandre Teixeira de Melo, Dr.

Birthdate:
Birthplace: Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brazil
Death: April 10, 1907 (73)
Rio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of José Alexandre Teixeira de Melo and Private User
Husband of Isabel Marques Saturnino Braga
Father of Isabel Hermínia Teixeira de Melo and Tancredo Saturnino Teixeira de Melo
Brother of Clara da Conceição Melo; Private; Private and Private
Half brother of Amélia Eugênia Magarinos Torres; Francisco Eugenio Magarinos Torres; Eugênio Francisco Magarinos Torres; Antonio Eugênio Magarinos Torres; Honorina Eugênia Magarinos Torres and 3 others

Occupation: médico, jornalista, historiador e poeta
Managed by: Nivea Nunes Dias
Last Updated:

About Teixeira de Melo

Teixeira de Melo (José Alexandre Teixeira de Melo), médico, jornalista, historiador e poeta, nasceu em Campos, RJ, em 28 de agosto de 1833, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 10 de abril de 1907. Foi o fundador da cadeira n. 6 da Academia Brasileira de Letras, escolhendo como patrono o poeta Casimiro de Abreu, de quem fora amigo. Foi substituído pelo Almirante Jaceguai, que não lhe fez o elogio, porque, como declarou, lhe desconhecia a obra.

Era filho de José Alexandre Teixeira de Melo e de Eugênia Maria da Conceição Torres. Fez o curso de Humanidades no Seminário São José e formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde defendeu tese em 25 de novembro de 1859. Fixou residência em Campos, onde exerceu a clínica e colaborou em jornais, até 1875, quando se transferiu para o Rio do Janeiro. Como jornalista, assinava artigos com seu nome e com o pseudônimo Anódino. Durante a fase acadêmica foi membro de diversas organizações literárias e escreveu Sombras e sonhos, publicado em 1858. Em 1876 foi nomeado chefe da Seção de Manuscritos da Biblioteca Nacional, passando, mais tarde, para a Seção de Impressos e, finalmente, assumindo a direção da Biblioteca, em 1895. Exerceu o cargo até 1900, quando se aposentou. Viajou pela Europa durante 1892 e 1893.

Pesquisador incansável, dedicou-se a assuntos de história pátria, pesquisando, nos arquivos de manuscritos, os documentos que deviam pleitear os direitos do Brasil a territórios contestados, servindo de base à argumentação de Joaquim Nabuco e Rio Branco. Publicou diversos trabalhos de valor, como as Efemérides nacionais e Limites do Brasil com a Confederação Argentina. Colaborou nos Anais da Biblioteca Nacional, na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, na Gazeta Literária e em outras publicações.

Como poeta, Teixeira de Melo pertenceu à geração romântica de Casimiro de Abreu, Luís Delfino e Luís Guimarães. No prefácio às suas Poesias (1914), Sílvio Romero o qualifica como “um lirista de primeira ordem no Brasil”, que se distingue por “certa singularidade, certa elevação graciosa e delicada das frases”, além da completa correção da língua e da forma métrica, características que o tornam um precursor do Parnasianismo.

http://www.academia.org.br/academicos/teixeira-de-melo/biografia

view all

Teixeira de Melo's Timeline

1833
August 28, 1833
Campos, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brazil
1861
1861
1864
1864
1907
April 10, 1907
Age 73
Rio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil