Teresa Vilela do Espírito Santo

public profile

Is your surname Vilela do Espírito Santo?

Research the Vilela do Espírito Santo family

Teresa Vilela do Espírito Santo's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Teresa Vilela do Espírito Santo

Birthdate:
Birthplace: Aiuruoca, Aiuruoca, MG, Brazil
Death: October 14, 1806 (51-52)
Lavras, Lavras, MG, Brazil
Immediate Family:

Daughter of Domingos Vilela and Maria Clara do Espírito Santo Garcia
Wife of João Alves de Figueiredo
Mother of Inocência Alves de Figueiredo
Sister of Manuel Tomas Vilela; Antonio Villela de Siqueira; Maria Vilela do Espírito Santo; Domingos Vilella Filho; José Joaquim Vilela and 5 others

Managed by: Private User
Last Updated:

About Teresa Vilela do Espírito Santo

Cap. 9º Teresa Villela do Espírito Santo

(atualizado em 13-Dezembro-2006)

Teresa Villela do Espírito Santo casou-se com o Alferes João Alves de Figueiredo, irmão de José Alves de Figueiredo (Cap. 7º) ambos filhos de filho de Manoel Gomes de Figueiredo e Micaela de Figueiredo.

Teresa faleceu aos 14-10-1806 e teve seu inventario aberto pelo viúvo aos 04-08-1807 na casa onde morava, na Fazenda Ribeirão de São Pedro do Paraíso, de propriedade de José Alves de Figueiredo, na Aplicação de Nossa Senhora das Dores do Pântano, Freguesia das Lavras do Funil, então termo da Vila de São João del Rei. Alferes João mudou para Rio Pardo-SP, onde morava em 1816 (segundo depoimento do genro Luiz Moreira da Costa) e faleceu com testamento aberto em 1832 em Jacuí (inventário e testamentos neste site).

Foram proprietários da Fazenda do Aguapé, na margem do Rio Grande comprada de Joana Antonia, e casa e benfeitorias na fazenda de São Pedro.

Segundo ambos os inventários tiveram os filhos:

1- Manoel Alves de Figueiredo, solteiro, com trinta anos em 1807

2- Inocência Alves de Figueiredo, casou aos 07-02-1807 com Joaquim Alves de Figueiredo, filho de José Alves de Figueiredo e Maria Villela do Espirito Santo. Cap. 7º -6 neste estudo.

3- Ana, solteira, com vinte anos em 1807

4- Maria Angélica (ou Ângela) de Figueiredo, em Lavras do Funil aos 18-08-1806, casou com João Fernandes Martins, natural de Aiuruoca, filho de Agostinho Fernandes e Ana Francisca de Jesus (ensaio “Francisco Martins Coelho” 1-5).

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, 18-08-1806, Cap. N. Sra. das Dores, filial desta matriz, João Fernandes Martins, f.l. Antonio(sic) Frz’ e Anna Francisca, n/b na freg. de Aiuruoca; = cc. D. Maria Angelica de Figueiredo, f.l. do Alf. João Alz’ de Fig.do e D. Thereza Villela do Espirito Santo, n/b na mesma freguesia.

João, filho de Agostinho Fernandes natural da freguesia de Santo Antonio do Bispado do Funchal e falecido em Serranos-MG aos 02-03-1817 (inventário neste site) e de Ana Francisca de Jesus, neto paterno de Antonio Fernandes e Maria Fernandes, neto materno de Francisco Martins Coelho e Luisa Ignacia de Jesus.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 03 maio 1773 Serranos, PEDRO n. aos 11 abril, f.l. de Agostinho Fernandes n/b freg. de Santo Antonio da Ilha Madeira bispado Funchal e s/m Anna Francisca n/b N. Sra do Bom Sucesso de Serranos; npaterno de Antonio Fernandes e Maria Fernandes já falecidos; nmaterno Francisco Martins Coelho e Luisa Ignacia de Jesus, já falecidos; padr.: Pedro Dias Pereira solteiro, e Maria Angella mulher de João Luiz Gonçalves.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, - 02 março 1817 fal. de idade nonagenaria, Agostinho Fernandes, branco, n. da Ilha da Madeira, viúvo de Anna Francisca de Jesus, com testamento.

Cópia do tstamento.

Eu Agostinho Fernandes, n. da freg. de Santo Antonio do bispado do Funchal, f.l. de Antonio Fernandes e Maria Fernandes.

Testamenteiros:

1- alf. Antonio Francisco Sardinha.

2- meu filho Jose Fernandes.

3- meu genro Antonio Alves Fagundes.

Legados:

1- a minha neta Anna, f. de João Antonio Tavares;

2- a minha neta e afilhada Anna, f. de Antonio Tavares e de Anna;

3- esmola p/ Justina, órfã, f. da fal. Theodora Pereira Matozo.

Declaro que fui cc. Anna Francisca de Jesus, tivemos 13 filhos a saber: Antonio, Joaquim, Augustinho, Pedro, João, Jose, Valerio, Luzia, Anna, Joanna, Marianna, Maria e Felicia.

Arraial de Serranos de Aiuruoca, 01 fevereiro 1816.

Testemunhas: Tristão Antonio da Silva e Abreu, Jose Francisco Tostes, João Gualberto de Carvalho, Joaquim Gonçalves Gomes e Antonio Mariano Gonçalves.

Registrado a 03 março 1817.

         Maria Ângela faleceu na Fazenda Aguapé, Freguesia de Dores do Pântano, Termo de São João Del Rei, onde foi inventariada em 1818. Compareceram quatro filho (inventário neste site):

4-1 Francelina, 12 anos em 1818. Francelina Cândida de Fiqueiredo, em Franca do Imperador-SP aos 12-02-1825, casou com Joaquim Alves Porto, filho de Leonardo Gomes Alves e Joaquina do Rosário

Certidão inserida no inventário materno.

Livro 2 fl.9 a 12 de fevereiro de 1825 nesta matriz de Franca se receberam em matrimonio Joaquim Alves Porto da Freguesia de Aiuruoca, filho legitimo de Leonardo Gomes Alves e de Dona Joaquina do Rosário e Francelina Cândida de Figueiredo natural da Freguesia de Dores filha legitima de João Fernandes Martins e Dona Maria Ângela de Figueiredo. Testemunhas: Simplicio Fernandes da Rocha casado e o Capitão Joaquim Rodrigues da Fonseca, casado.

4-2 Ponciana, 10 anos. Ponciana Cândida de Figueiredo casou com João Fernandes Martins.

4-3 Ana, 8 anos.

4-4 Joaquim, 6 anos.

4-5 Maria, 3 anos.

5- Mariana Clara de Figueiredo, aos 17-08-1816 casou com Luiz Moreira da Costa, filho do Capitão Manoel Moreira da Costa, natural da freguesia de S. Mamede de Nigrellos, Arcebispado de Braga, e Maria Correia da Estrela, neto paterno de Manoel Moreira natural da freguesia de S. Miguel de Vilarinho, Arcebispado de Braga e de Anna da Costa, natural da freguesia de S. Mamede de Nigrelos (ensaio “Manoel Moreira da Costa” -6).

Certidão inserida no inventário de Teresa Villela:

Certifico que no Livro 6º de Casamentos a folha 23 se acha o Assento do teor seguinte:

Aos dezessete de Agosto de mil oitocentos e dezesseis anos, na Freguesia do Douradinho, no Bispado de São Paulo, com licença do Reverendo Vigário das Dores deste Bispado onde era paroquiano o contraente José Francisco Morato, cometida ao Vigário daquela Freguesia Luís Gomes Oliveira se receberam por palavras de presente Luís Moreira da Costa, filho legítimo do Capitão Manoel Moreira da Costa e Maria Correia da Estrela, nascido e batizado e morador nesta Freguesia e Mariana Clara de Figueiredo, filha legítima do Alferes João Alves de Figueiredo e Thereza Villela, nascida e batizada nesta mesma freguesi, e moradora naquela das Dores, e lhes deu as bênçãos nupciais sendo testemunhas o Padre Teodoro José Rodrigues e Antonio José, o que se me fez constante por documentos e sendo estes contraentes impedidos por afinidade ilícita de primeiro e segundo grau julgou-se no Juízo da Vila de Baependi falsos os impedimentos e que para constar fiz este Assento com essa mesma explicação e me assino.

O Vigário José de Abreu e Silva

Não contem mais

Aiuruoca 8 de Junho de 1817

O Vigário José de Abreu e Silva

6- Theresa, solteira, com dezesseis anos em 1807.

7- João Alves de Figueiredo, com quinze anos em 1807.

8- José Alves, com onze anos em 1807.

9- Vitória, com sete anos em 1807



Teresa Villela do Espírito Santo casou-se com o Alferes João Alves de Figueiredo, irmão de José Alves de Figueiredo (Cap. 7º) ambos os filhos de Manoel Gomes de Figueiredo e Micaela de Figueiredo.

Teresa faleceu aos 14-10-1806 e teve seu inventario aberto pelo viúvo aos 04-08-1807 após a casa onde morava, após a Fazenda Ribeirão de São Pedro do Paraíso, a propriedade de José Alves de Figueiredo, após Aplicação de Nossa Senhora das Dores do Pântano, Freguesia das Lavras do Funil, então termo da Vila de São João del Rei. Alferes João mudou para Rio Pardo-SP, onde morava em 1816 (segundo depoimento do genro Luiz Moreira da Costa) e faleceu com testamento aberto em 1832 em Jacuí.

Foram proprietários da Fazenda do Aguapé, após a margem do Rio Grande comprada de Joana Antônia, e casa e benfeitorias após a fazenda de São Pedro.

view all

Teresa Vilela do Espírito Santo's Timeline

1754
1754
Aiuruoca, Aiuruoca, MG, Brazil
1788
1788
1806
October 14, 1806
Age 52
Lavras, Lavras, MG, Brazil