Tomás Ximenes de Aragão

Is your surname Ximenes de Aragão?

Research the Ximenes de Aragão family

Tomás Ximenes de Aragão's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Tomás Ximenes de Aragão

Also Known As: "Thomás Ximenes de Aragão", "Thomaz Ximenes de Aragão"
Birthdate:
Birthplace: Lisboa, Lisboa, Portugal
Death: circa 1600 (56-74)
Lisboa, Lisboa, Portugal
Immediate Family:

Son of Rui Nunes Ximenes de Aragão; Duarte Ximenes de Aragão; Graça Rodrigues de Évora and Isabel Rodrigues da Veiga
Husband of Teresa Vasques de Elvas
Father of Duarte Ximenes de Aragão, Neto, Sr Eng Araripe de Igarassu; Fernão Ximenes, Arcediago; Sebastião Ximenes; Rodrigo Ximenes; Jorge Ximenes, Frei and 7 others
Brother of Duarte Ximenes de Aragão and Emmanuel Ximenes

Managed by: Private User
Last Updated:

About Tomás Ximenes de Aragão

Foi o maior contratador de pimenta de seu tempo, controlando o tráfico desta especiaria, junto com os parentes d´Elvas. Homem riquíssimo. Doou, em 1566, a Lisboa, a quantia de 100:000$00, para amenizar a fome da população, na crise dasquele ano.

  • *******

"O Dr. Tomás da Veiga era natural de Tordesilhas, junto a Medina del Campo, irmão do Dr. Veiga físico-mor dos Reis Católicos. O detentor de tal cargo garantia a honra de Conselheiro em Espanha e França, segundo Andrade Leitão baseado no tratado De Nobilitates; enquanto o mesmo título em Portugal tinha inerente o foro de fidalgo. Os Veiga de Évora teriam, portanto direito a uso de armas que eram as dos Veigas. A família Veiga adopta mais tarde o toponímico Évora, localidade onde os referidos médicos se fixaram junto da Corte, antecedidos pelo patronímico Rodrigues em consideração a Rodrigo da Veiga, o patriarca fundador da família em Portugal.

É talvez em Évora ou em Coimbra que os Ximenes e os Veiga se encontram pois Rodrigo que era médico de D. Manuel vivia em Évora e seu filho Tomás Rodrigues da Veiga formou-se em Medicina e foi professor em Coimbra166. Nesta cidade se deve ter formado também Duarte Ximenes de Aragão, um ano mais novo.

No entanto, é em Lisboa que o Dr. Duarte Ximenes de Aragão casa com a irmã de Tomás, Isabel Rodrigues da Veiga. Através deste casamento a família Ximenes de Aragão torna-se cristã-nova', pelo menos este ramo. Duarte e Isabel tiveram quatro filhos, designadamente Fernão e Rui que mais tarde se fixam em Antuérpia; 'Tomás que casa com uma filha de António Fernandes de Elvas o tesoureiro da infanta D. Maria'; Manuel Ximenes que ingressou na Companhia de Jesus; e André Ximenes."

(In: FRADE, Florbela Veiga. AS RELAÇÕES ECONÓMICAS E SOCIAIS DAS COMUNIDADES SEFARDITAS PORTUGUESAS O Trato e a Família 1532-1632. Universidade de Lisboa. Tese de Doutoramento em História, 2006. p. 272)