Vasco Anes Corte Real

Is your surname Corte Real?

Connect to 808 Corte Real profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Vasco Anes Corte Real

Birthdate:
Birthplace: Tavira, Faro, Portugal
Death: circa 1433 (29-47)
Immediate Family:

Son of Pedro Vaz Corte Real and Simoa Pessanha
Husband of Brites de Melo
Father of Pedro Vaz Corte Real
Brother of Miguel Corte Real

Managed by: George J. Homs
Last Updated:

About Vasco Anes Corte Real

O primeiro elemento desta família “Costa” a usar o apelido “Côrte-Real” foi o atrás citado Vasco Anes Côrte-Real (que designaremos por “I”, para o distinguir de outros familiares homónimos) dado que o Rei D. Duarte lho conferiu ao dizer que sua Corte era Real, quando nela estava Vasco Annes da Costa.

Este mereceu, ainda, o apelido Côrte-Real, por fazer parte dos Doze de Inglaterra e por se ter distinguido, também, na conquista e defesa do Algarve, pelo que el-rei D. Duarte o fez Alcaide-mor de Tavira e Silves, bem como Fronteiro-mor do Algarve.

A sua bravura e impetuosidade nas batalhas, está patente na descrição do cerco e conquista de Ceuta, feita pelos cronistas da época, que o enaltecem dizendo que foi “o primeiro home que foi dentro”.

Dele também se diz que “foi o 1o que se chamou de Corte Real cujo apelido lhe deu El Rei D. Duarte de quem era muito privado por ser grande agasalhador dos Embaixadores que os ia receber com grande alegria e conduzir.

Fê-lo o dito Rei Alcaide Mor das cidades de Tavira e Silves, no Algarve".

No atrás citado site refere-se que “Fernão Lopes, nosso primeiro chronista, na lista das pessoas que ajudaram o Mestre d'Avis (depois D. João I) a defender o reino das aggressões castelhanas diz: «do Reino do Algarve, de Tavira...,Vascoeannes pay de Vascoeannes Corte Real», o que prova não só a filiação, mas igualmente qual foi o primeiro que usou do appellido Corte-Real”.

O citado Vasco Anes Côrte-Real (“I”), para além de ter sido pai de João Vaz Côrte-Real, teve mais os seguintes filhos da sua ligação com Mor Afonso Escudeiro (com a qual não terá casado mas terá legitimado os filhos):

Fernão Vaz Côrte-Real (que serviu em Ceuta desde 1458, nomeadamente com D. Duarte de Meneses, 3.o Conde de Viana do Alentejo, sendo muito citado na Chronica do Rei D. Duarte, em 1458 e 1461, tendo morrido no assalto a Tânger em 19/01/1464;

Teve um filho bastardo, António, que foi Patrão-mor na Índia e que teve filhos bastardos) e Isabel da Costa Côrte-Real (a qual casou com Henrique Moniz, Alcaide-mor de Silves).

O referido Vasco Anes Côrte-Real (“I”) teve um irmão, Gil Vaz da Costa, que foi armado cavaleiro, em Ceuta, em 05/01/1428, por D. Pedro de Meneses, 1.o Conde de Vila Real (supostamente bisavô paterno de Cristóvão Colon) e que casou com Filipa de Melo, tendo sido pais de: Vasco Anes da Costa Côrte-Real (casado com Mor Anes da Costa), de Diogo da Costa (morador em Tavira e que casou, primeiro, com Leonor Vaz e, depois, com Brites Álvares Taveira), de João Vaz da Costa (casado com Maria Ichôa) e Violante da Costa (casada com Diogo Lopes Carvalhal, filho bastardo de Lopo do Carvalhal, arcediago da Sé de Évora).

http://www.socgeografialisboa.pt/wp/wp-content/uploads/2010/01/PALE...ÃO-VAZ-CORTE-REAL-NA-SOCIEDADE-DE-GEOGRAFIA-02-04-20141.pdf

view all

Vasco Anes Corte Real's Timeline

1395
1395
Tavira, Faro, Portugal
1433
1433
Age 38
1560
1560