Vasco Lourenço de Almada

public profile

Is your surname Lourenço de Almada?

Research the Lourenço de Almada family

Vasco Lourenço de Almada's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Vasco Lourenço de Almada

Birthdate:
Birthplace: Lisboa, Portugal
Death: circa 1384 (45-62)
Immediate Family:

Son of João Anes de Almada, Capitão-Mor do Reino and Urraca Moniz
Husband of Maria Cunha
Father of João Vaz de Almada and Joana Vaz de Almada
Brother of Martim Anes de Almada

Managed by: Jaime Pinto Pina Gomes
Last Updated:

About Vasco Lourenço de Almada

Vasco Lourenço de Almada foi vereador da Câmara de Lisboa (1365-1366) e procurador do mesmo concelho (1381-1383).

A 17 de Outubro de 1384, o mestre de Avis tirou para sempre a «Joham uaasquez d almadaã», seu filho, e a todos os seus herdeiros e sucessores, o foro de 40 libras anuais que pagava por uma casas em Lisboa aforadas ao rei, que já tinham sido aforadas por D. Fernando.

Segundo o "Nobiliário de Xisto Tavares" da Biblioteca Municipal do Porto, diz que: "Viajou em terras de mouros, onde adquiriu muita riqueza, voltando ao Reino em tempo de seu Pai, de quem foi universal herdeiro".

Seja por essa razão, ou não, seria bastante rico pois surge como rendeiro das sisas gerais da cidade de Lisboa entre 1 de Novembro de 1381 e 4 de Setembro de 1382, mas, que poderia já datar de vinte anos antes.

São de particular destaque as casas que tinha em Lisboa do rei emprazadas na rua de São Nicolau na Correaria e na Rua Nova, "freguesia" de São Julião. Mas o codicilo ao seu testamento insere-o socialmente na freguesia de São Mamede, onde ele estabelece disposições para a compra de umas casas destinadas a albergar quatro pobres. A memória dos seus progenitores e da sua própria vida assegurava-se nessa mesma ocasião pela instituição de uma capela na igreja de São Mamede a ser administrada por seu filho.

O marquês de Sande cita a "Crónica d’El-Rei D. João I", liv. I, para referir que uns designados paços de Valverde lhe foram aforados por D. Fernando e que estes ficavam junto ao Mosteiro de Alcobaça.

A "História Genealógica da Casa Real" diz que ele vivia em 1429.

Dados genealógicos Filho de

João Anes (de Almada)

Casado com

D. Maria da Cunha ou Inês Rodrigues

Pai de:

João Vaz de Almada.

Antão Vaz de Almada.

Joana Vaz de Almada , que foi casada com Afonso Anes Nogueira, senhor do morgado de São Lourenço, conselheiro régio, alcaide-mor de Lisboa, filho de João Peres Nogueira (Mestre João das Leis), senhor do morgado de São Lourenço, alcaide-mor de Lisboa, etc., e de sua 2ª mulher Constança Afonso; neto paterno, de Lourenço Peres (Nogueira) , meio-irmão de Filipe Nogueira, arcediago da Sé de Viseu, senhor do Morgado de São Lourenço; neto materno de Afonso Esteves de Azambuja, privado do Rei D. Pedro I e depois reposteiro-mor de D. João I, e de sua mulher Lourença de Andrade. C.G. (A sua representação juntou-se com a dos morgados de Santo Estêvão, depois com a dos viscondes de Vila Nova da Cerveira e marqueses de Ponte de Lima e hoje está nos marqueses de Castelo Melhor).

Controvérsia genealógica

Afastada a teoria oitocentista de que descenderia de um inglês "Almadão" questiona-se se terá sido o primeiro a usar o Almada no nome ou não. A razão que é apresentada é que os seus pais, segundo as genealogias, teriam instituído um morgadio em Almada, na Caparica onde possivelmente viviam, de que o filho ao herdá-lo tirou o apelido.

E se não terá sido antes seu pai ou até filho de Lourenço Anes, irmão dum Afonso Anes de Almada, advogado em Lisboa entre 1326 e 1353 e tabelião nesta cidade, um dos subscritores dos capítulos gerais das Cortes de Lisboa de 1352, que tinha sido morador em Pocalis (Almada) e e que ambos poderiam já usá-lo.

Outra questão prendesse se era nobre, de origem fidalga, ou se seria antes um homem-bom e cavaleiro acontiado. Mas que documenta-se coevamente como mercador e cidadão de Lisboa (1355, Convento de Sta. Clara de Coimbra, 38, n. 9; ib, Convento de S. Domingos de Lisboa, 4, 254; 1378, CFºI, 2, 23v).

Assim como, se terá casado ou não com uma suposta D. Maria da Cunha (filha de D. João Lourenço da Cunha e Maria Viegas, mas que julga-se que tal não aconteceu e outra pessoa aqui referida ocupou seu lugar.

https://www.wikiwand.com/pt/Vasco_Louren%C3%A7o_de_Almada

view all

Vasco Lourenço de Almada's Timeline