Start My Family Tree Welcome to Geni, home of the world's largest family tree.
Join Geni to explore your genealogy and family history in the World's Largest Family Tree.

Imigrantes Noruegueses ao Brasil

view all

Profiles

  • Gjert Olsen (1812 - d.)
    Gjert Olsen (*24.06.1813* Noruega)(+?)Emigrou para o Brasil em 1851 em um navio veleiro chamado Sophie, navio este de propriedade dos próprios emigrantes que eram em número aprox. de 70 pessoas, todos ...
  • Peter Andreas Brandt (1792 - 1862)
    Wikipedia: Andreas Brandt (født 14. juni 1792 i Trondheim, død 20. september 1862 i Brasil) var en norsk tegner og maler. Han reiste til Brasil i 1834 der han arbeidet sammen med den danske naturhistor...
  • Eva Bugge (1893 - d.)
  • Lars Hess Bing (1833 - 1870)
    Lars Hess Bing ===Parish register===* Birth and baptism records 1833, Østfold county, Moss, Parish register (official) nr. I 6 (1829-1844), page 27: Lars Hess Bing - 5 Aug 1833 - Moss* Bryllup 1861 med...

Imigração: a chegada dos noruegueses ao Brasil

A chegada dos noruegueses ao Brasil data segundo dados históricos do século XIX. Os imigrantes fixaram residência em São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Catas Altas da Noruega, em Minas Gerais, no entanto não constitui um reduto norueguês, o local fora inicialmente batizado de “Garimpos da Noruega” pelos portugueses somente porque o lugar localizava-se em um lugar frio, úmido e onde o sol não chegava.

De acordo com relatos históricos, a chegada dos primeiros imigrantes, no ano de 1851, ao Brasil teria sido mero acaso. O destino era os Estados Unidos (uma das maiores colônias norueguesas do mundo atualmente) mas o navio teve problemas e eles foram parar no Rio de Janeiro, onde trocaram de embarcação e acabaram por desembarcar no sul do Brasil. Os noruegueses deixavam a Noruega àquela época em busca de uma vida melhor já que a maior parte da população passava por graves dificuldades que, na verdade, assolavam a Europa como um todo.

Ainda hoje, a comunidade formada pelos descendentes de imigrantes noruegueses no Brasil forma uma das maiores colônias norueguesas do mundo. As comunidades mantém tradições e festas típicas da Noruega, havendo em Santa Catarina a Olsenfest, uma festa típica norueguesa, onde não pode faltar o bacalhau da Noruega que, aliás, teria chegado ao Brasil pela primeira vez nos anos 1840. O Rio Grande do Sul em seu evento Feira do Artesanato do Rio Grande (FEARG – a grande festa de nossa gente)também prestigia a cultura norueguesa.

A Missão dos Marinheiros Noruegueses (Missão Norueguesa) em Santos é um ponto de encontro dos noruegueses de São Paulo onde as famílias se reúnem em datas festivas tradicionais e religiosas da Noruega.

Duna incentiva a que todos os imigrantes noruegueses no Brasil possam trocar experiências positivas com os brasileiros e participar dos programas e projetos como membro, colaborador ou voluntário ajudando a tornar o movimento cultural um verdadeiro laço de união Brasil-Noruega.

Fonte: https://dunapress.org/2018/06/20/imigracao-a-chegada-dos-norueguese...