Alcebiades Delamare Nogueira da Gama

Is your surname Delamare Nogueira da Gama?

Research the Delamare Nogueira da Gama family

Alcebiades Delamare Nogueira da Gama's Geni Profile

Records for Alcebiades Delamare Nogueira da Gama

24 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Alcebiades Delamare Nogueira da Gama

Birthdate:
Birthplace: Sao Paulo, São Paulo, Brazil
Death: Died in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Place of Burial: São Paulo, São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Lamartine Delamare Nogueira da Gama and Flávia Chaves Ribeiro
Husband of Marina de Queiroz Aranha

Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Alcebiades Delamare Nogueira da Gama

Foi um advogado, jornalista, político, ensaísta, conferencista, biógrafo, crítico, economista, professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade do Brasil (RJ).


Filho de Lamartine Delamare Nogueira da Gama (Barbacena, Minas Gerais, 1862), e de Flávia Chaves Ribeiro (Santo Amaro da Purificação, Bahia, 1862). Foi seu pai homem de letras e conhecido educador, proprietário e diretor do "Ginásio Nogueira da Gama" em Jacareí, São Paulo. Foram seus avós, Francisco Antonio Nogueira da Gama e Inácia de Mello Alves. Foi seu tataravô, Francisco de Paula Nogueira da Gama, irmão do marquês de Baependi, Manoel Jacinto Nogueira da Gama.


Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto em 1910. Doutor em direito pela Universidade do Rio de Janeiro (1917). Com renomado escritório de advocacia na cidade do Rio de Janeiro.


Casou-se em 1º de junho de 1914, com Marina de Queirós Aranha, nascida em São Paulo, em 27 de setembro de 1893, sendo filha do jurista e cafeicultor José de Queirós Aranha, Cavaleiro fidalgo da casa imperial (Campinas, 13 de dezembro de 1866 — São Paulo, 17 de setembro de 1943), e filho de Manuel Carlos Aranha, barão de Anhumas, e de Maria Egídio de Souza Aranha (Campinas, 7 de outubro de 1866 — São Paulo, 17 de março de 1938), filha do tenente coronel José Egídio de Sousa Aranha, neta de Maria Luzia de Souza Aranha, Viscondessa de Campinas.


Foi membro do Diretório Nacional do Partido de Representação Popular, e um dos líderes do movimento encabeçado por Jackson de Figueiredo, no Centro Vital.


Grande amigo de Epitácio Pessoa, sendo seu Secretário do Governo, no respectivo quatriênio.


Participou da inauguração oficial do Monumento ao Cristo Redentor, na praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, quando na ocasião proferiram breves palavras, D. João Braga, Arcebispo de Curitiba, D. José Pereira Alves, Bispo de Niterói, Cônego Dr. Henrique Magalhães, assim como o professor Alcebíades Delamare Nogueira da Gama, da Faculdade de Direito, como um dos incentivadores da obra e um escritor católico.


Relacionado com a família imperial brasileira, foi padrinho de crisma de D.Luís Gastão de Orléans e Bragança, filho primogenito de D. Pedro Henrique de Orléans e Bragança.


Teve numerosas obras publicadas, sobre catolicismo, integralismo, monarquia, historia geral e do Brasil, biografias, e outras, assinando muitas vezes como Alcebíades Delamare, ou apenas como Alcebíades ou Alcibíades.


Sepultado no Cemitério da Consolação, em São Paulo, juntamente com sua esposa, no Jazigo da Família Nogueira da Gama.


Homenageado em São Paulo com a Avenida Professor Alcebíades Delamare, no bairro do Morumbi.

Fonte: Wikipedia

view all

Alcebiades Delamare Nogueira da Gama's Timeline

1888
October 14, 1888
Sao Paulo, São Paulo, Brazil
1951
September 2, 1951
Age 62
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
????
????
São Paulo, São Paulo, Brazil