Isabel Juliana de Sousa Monteiro Paim (1753 - 1793)

public profile

View Isabel Juliana de Sousa Monteiro Paim's complete profile:

  • See if you are related to Isabel Juliana de Sousa Monteiro Paim
  • Request to view Isabel Juliana de Sousa Monteiro Paim's family tree

Share

Nicknames: "Isabel Juliana de Sousa Coutinho"
Birthplace: Lisbon, Lisbon, Portugal
Death: Died in Geneva, Genève, Canton of Geneva, Switzerland
Managed by: George J. Homs
Last Updated:

About Isabel Juliana de Sousa Monteiro Paim

Paim (D. Isabel Juliana de Sousa Coutinho Monteiro).

n. 1753. f. 1793.

Nobre dama, filha de D. Vicente Roque José de Sousa Coutinho de Menezes Monteiro Paim, moço fidalgo com exercício no paço, e de sua primeira mulher, D. Teresa vital da Câmara Coutinho.

N. em 1753, e fal. em 1793.

Estava enamorada de D. Alexandre de Sousa Holstein, quando o marquês de Pombal a apeteceu para esposa de seu filho segundo, José Francisco de Carvalho Daun, e daí se originaram diferentes peripécias, que constituem um verdadeiro romance. Resistiu ela, mas o omnipotente ministro teimou e D. Vicente Paim, ou por ambição ou por fraqueza, obrigou a filha a esse matrimónio odioso. A 11 de Abril de 1768, no oratório da casa onde residia a avó da noiva, D. Maria Antónia de S. Boaventura e Menezes Paim, se realizou esse enlace na presença do reverendo Paulo de Carvalho e servindo de padrinhos o marquês de Pombal, então ainda conde de Oeiras, e seu filho mais velho, irmão do noivo, que já usava do mesmo título. D. Isabel, violentada mas sem força para resistir à vontade paterna, pronunciou o sim sacramental, mas nunca considerou seu marido, antes pelo contrário afastou constantemente de si o homem a quem a tinham ligado. Foram baldados todos os esforços que principalmente a avó e uma tia da noiva, D Leonor de Portugal, empregaram para que D. Isabel aceitasse a posição a que a tinham levado violentada, ela a tudo resistiu, a foi tal a decisão que mostrou, que afinal todos se convenceram, de que era inútil continuar nessas diligencias.

A 15 de Agosto de 1771 a filha de D. Vicente Paim foi recolhida no mosteiro de Santa, Joana, e o marquês de Pombal tratou de anular o casamento do filho para depois o casar, sem lhe importar quanto havia de escandaloso neste proceder, com uma senhora da família dos Távoras. É tão curiosa a petição do marquês de Pombal que, apesar de muito extensa, a transcrevemos…] ver texto completo in, http://www.arqnet.pt/dicionario/paimisabel.html…[…A nobre dama foi efectivamente levada para o citado convento, onde se conservou encerrada até à morte de el-rei D. José e queda do marquês de Pombal. Alcançando então a liberdade, pôde ligar-se ao homem que amava, e a quem dera provas tão notáveis de constância. O seu casamento com D. Alexandre de Sousa Holstein realizou-se a 27 de Junho de 1779, e o filho primogénito dessa união foi o grande estadista duque de Palmela. D. Isabel Coutinho Paim veio a ser a bisavó da Sr.ª, duquesa de Palmela há pouco falecida…]

in, http://www.arqnet.pt/dicionario/paimisabel.html

view all

Isabel Juliana de Sousa Monteiro Paim's Timeline

1753
1753
Lisbon, Lisbon, Portugal
1768
March 11, 1768
Age 15
1779
June 27, 1779
Age 26
1781
May 8, 1781
Age 28
Turin, Turin, Piedmont, Italy
1786
September 19, 1786
Age 33
Copenhagen, København, Capital Region of Denmark, Denmark
1793
April 10, 1793
Age 40
Geneva, Genève, Canton of Geneva, Switzerland
????