Manuel Lourenço de Andrade (b. - c.1665)

‹ Back to Lourenço de Andrade surname

2

Matches

0 0 2
Adds birth date, more complete birth place and middle name.

View Manuel Lourenço de Andrade's complete profile:

  • See if you are related to Manuel Lourenço de Andrade
  • Request to view Manuel Lourenço de Andrade's family tree

Share

Birthdate:
Birthplace: Lamego, Viseu, Portugal
Death: Died in São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brazil
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Manuel Lourenço de Andrade

Manuel Lourenço de Andrade foi bandeirante, oficial vereador na vila de São Paulo e fundador da vila de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco, atual cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

Nasceu na cidade de Lamego, em Portugal, e foi casado com Maria Coqueiro de Andrade, filha do capitão-mor Gaspar Coqueiro. Teve uma filha, Paula Moreira, que foi casada com o abastado fidalgo Luis Rodrigues Cavalinhos. Participou ativamente da vida política de São Paulo, inclusive da famosa "botada dos padres fora" e da aclamação de Amador Bueno como "rei de Sâo Paulo".

Em 1658, após obter autorização do Marquês de Cascais, donatário da Capitania de Santana, para povoar a ilha de São Francisco, partiu com a família e agregados para o local, onde fundou o povoado de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco, promovido a vila em 1660.

Andrade foi, além de fundador, o primeiro Capitão-Mor da Vila de São Francisco. Distribuiu os colonos pelas terras circunjacentes e deu início às primeiras plantações de cana, algodão e mandioca, além de estimular o nascimento da indústria de cordas e da construção de barcos. O lugar ganhou grau de paróquia pela Igreja Católica em 1665, com a chegada do primeiro vigário, Padre Manuel dos Santos. Nesse mesmo ano, Manuel Lourenço de Andrade faleceu em São Francisco, pedindo em seu testamento para ser sepultado no arco cruzeiro da igreja local, diante da imagem de Nossa Senhora da Graça. Foi, um dos maiores bandeirantes do período de expansão portuguesa ao litoral sul do Brasil e um político da rara habilidade.

Fonte: Wikipédia

(2) Com referência a Manuel Lourenço de Andrade, português que foi capitão- mor da Vila, deixou um testamento exarado em 19 de outubro de 1663, também transcrito por Azevedo Marques. Nele declara sua posição de principal povoador:

"Assim declaro que, quando Nosso Senhor seja servido levar-me desta vida presente, meu corpo seja enterrado na igreja de Nossa Senhora da Graça desta vila, e como sou seu principal povoador, seja na capela da dita igreja, defronte da imagem da dita Senhora" (Cartório 1-o de Órfãos, de S. Paulo, testamento de Manuel Lourenço de Andrade; citado por A. Marques, Apontamentos, II, 119).

Era o Capitão Manuel Lourenço de Andrade português natural de Lamego. Ao vir para São Francisco recebeu amplos poderes de Capitão Mor, e poderes de conceder sesmarias. Acompanhado de várias famílias, seu empreendimento teve aspecto de bandeira colonizadora. Feito seu testamento em 1663, veio a falecer já em 1665. Já então se estava no 5-o ano do município (vd 217).

O que acontecia em São Francisco, - por onde certamente transitava Francisco Dias Velho e fazia negócios de sal, como consta, - mais ou menos se repetirá na Ilha de Santa Catarina. Quando fizer seu requerimento de sesmaria, já existirá a igreja de Nossa Senhora do Desterro, como uma réplica da que vira ne outra Ilha, onde era igreja de Nossa Senhora das Graças. O que se induz, se confirma também documentalmente.

Fonte: http://www.cfh.ufsc.br/~simpozio/EncReg/EncSC/MegaHSC/SCcolonial/91sc0200.htm

view all

Manuel Lourenço de Andrade's Timeline

1665
1665
São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brazil
????
????
Viseu, Portugal