Sandro Márcio de Aguiar Costa - BANCO DE IDEIAS

Started by Private User on Wednesday, October 7, 2015
Problem with this page?

Participants:

Profiles Mentioned:

Related Projects:

Showing all 19 posts
Private User
10/7/2015 at 4:39 PM

Olá Curadores e Usuários do Geni!

Abro esse Debate Público para que nosso colega Sandro possa expor algumas ideias para o melhoramento do site, que posteriormente levaremos ao staff do Geni. Fica também o convite para que todos que quiserem contribuir fiquem à vontade. Este é o canal aberto GENI de ideias.

10/8/2015 at 3:33 AM

And??? Branco de Idéias???

Private User
10/8/2015 at 6:48 AM

Me desculpem. Nem sempre eu estou conectado! Lembrem-se que sou geólogo. Não tem internet no meio do mato :-)

A primeira coisa que eu sinto falta no Geni é o polêmico importador de GEDCOM.

Eu já verifiquei essa demanda em vários debates e tópicos de ajuda do Knowledge Base do Geni. Há pessoas que simplesmente apelaram e abandonaram o Geni porque o importador de GEDCOM foi extinto "momentaneamente" por alguns anos!

Eu entendo que, sendo uma árvore única, os riscos de ocorrerem fusões mal feitas são enormes! Em caso de duplicidade de perfis, pode ocorrer de, a pessoa que importar os novos dados, optar por um perfil errado e apagar o perfil correto.

No MyHeritage, como as árvores são isoladas, não há esse problema.

Eu sugiro que se crie uma funcionalidade em que, ao importar um arquivo GEDCOM, os perfis importados fiquem marcados (um flag) com o código do usuário que está importando (eu creio que o meu seja 6000000024526427653).
Assim, quem está importando tem também a opção de selecionar se ele quer visualizar os dados existentes ou os dados importados, para evitar o enfadonho trabalho de ir verificar um a um as duplicidades.

Para os demais usuários, continuaria a aparecer o perfil original, mas com um sinal alertando que há uma ou mais "cópias", proveniente do importador.

O usuário poderá visualizar os dados que o outro usuário importou e poderá também optar por visualizar os dados importados em vez do perfil originalmente inserido. Criaria-se artifícios de comparação (como existe hoje) para ir eliminando os perfis errados.

Enquanto eu escrevo isso, me veio à mente o caso do FamilySearch. Eu creio que lá seja exatamente assim!

Vou parar aqui e aguardar as sugestões.

Bom dia a todos.
Sandro.

Private User
10/8/2015 at 5:14 PM
Private User
10/8/2015 at 5:22 PM

Sandro, eu entrei para o Geni depois da ABOLIÇÃO das impostações via GEDCOM. O que posso te dizer é que esta é uma questão pacífica aqui. É que houve tantos e tantos problemas gerados a partir dessas importações, que não foi mais possível aceitá-las.

Infelizmente, adianto que esse assunto não será jamais aceito pelo site.

Vamos em frente com as sugestões.

Private User
10/9/2015 at 6:26 AM

Bom dia a todos. Eu vou escrever muito!

Sim. Eu já percebi isso. Esse é o problema quando uma árvore é única, fica difícil de gerenciar essas duplicações!

Mas é muito difícil entrar com grandes massas de dados sem o Gedcom.

A minha "árvore pessoal" no Geni não tem nem a décima parte do que eu tenho para entrar! Só no tronco da minha esposa há mais de mil pessoas para entrar. E eu fico protelando, protelando... Eu sofro muito, porque eu não tenho o tempo desejado para trabalhar com genealogia. Tenho uma lista enorme de coisas a resolver na árvore do Geni. Mas eu não consigo!

Mas que tem uma solução, ah! Isso tem! Eu trabalho com desenvolvimento de softwares e banco de dados. Uma modelagem bem feita do sistema resolve qualquer problema.

No FamilySearch eles resolveram de forma bem eficiente.
Quem tem uma conta lá, veja o caso do pai do descobridor do Brasil Pedro Alvares Cabral, o "Fidalgo do Conselho; FERNAO CABRAL (27CM-3RW)"

https://familysearch.org/tree/#view=tree&person=27CM-3RW&sp...

Reparem que há um símbolo < à esquerda da caixa de seus pais e de seus avós. Isso é para mostrar outro(s) perfil(s) "duplicado(s)" referentes à mesma pessoa ou casal.

O usuário tem a opção de visualizar o(s) perfil(s) escolhido e com isso mudar o desenho da árvore. Ainda, visualizando o perfil único de quem tem cônjuge duplicado, é possível selecionar qual é o preferido para a visualização. Reparem também que, para o mesmo casal, há dois filhos Pedro Alvares Cabral! Você pode seguir a árvore de um ou do outro.

O interessante do FamilySearch é que ele não esconde os perfis duplicados. A pessoa que consultar, sabe que há outro perfil e tem a opção de visualizá-lo ou até editá-lo, com opção também de retornar informações anteriores das alterações. Não há confusão! Você vai seguindo os nós de sua árvore e decidindo os "caminhos". No fim, essa é A SUA ÁRVORE!

O Geni tem uma sinalização de duplicadas, mas são: o Tree Matches, para fazer a mesclagem entre perfis duplicados do Geni. O Record Matches que é a correspondência entre perfis do Geni com registros históricos (até quem é Premium no MH tem de pagar por esse serviço!!!). E o Smart Matches, que é a correspondência entre os perfis do Geni com perfis do MyHeritage.

Nenhuma função, como a do FamilySearch, que permite a escolha da visualização DA MINHA ÁRVORE.

Eu acho que aí entra o papel do Curador para dizer que, aquele perfil específico, por enquanto, é tido como o oficial, o mais correto, etc.

Como acontece em outros projetos aqui no Geni. Por exemplo, o perfil do Ragnar Lodbrok:
Ragnar "Lodbrok" Sigurdsson

"Este é o Perfil Principal de Ragnar "Lodbrok" Sigurdsson.
Nota do(a) curador(a) Anette Guldager Boye (Nielsen): (28/7/2015):
Locked to prevent bad merges. Ragnar is most likely a composite charactor of more than one historical person.
Due to this, it is not possible to attache any clear dates to him!"

Ou eu não estou sabendo de alguma funcionalidade?

Sandro.

Private User
10/9/2015 at 6:39 AM

Parece que meu último resposta foi mais um desabafo. Eu acho que o Geni não vai correr atrás!
OK!
Em frente: Ao traçar um percurso de relacionamento (relates) entre dois perfis, ter a opção de inserir um perfil (pessoa) que eu NÃO gostaria de ser usada na geração do percurso.

Muitas vezes, ao solicitar a geração de percursos de relacionamento entre eu e um determinado perfil, o percurso passa por um ancestral sendo que eu gostaria que passasse por outro.

Isso é muito fácil de implementar. Em geoprocessamento e banco de dados, chamamos isso e impedância. É o que o seu GPS faz quando você o configura para não traçar rotas que passam por estrada de terra, redutores de velocidade, pedágio, escolas, etc.

O perfil que eu escolher na ferramenta entrará como uma variável na consulta do banco de dados. Isso os DBAs sabem fazer muito bem!

A opção oposta também seria interessante: Eu quero traçar percursos de relacionamento que PASSAM pelo perfil desejado.

Essa eu tenho certeza que dá para fazer!

Sandro.

10/9/2015 at 7:48 AM

Excelente idéia. É até de admirar que em uma estrutura que depende de forma vital de praticamente todos os "pré-requisitos científico-administrativos" enunciados há 100 anos pela dupla Fayol/Taylor, numa única sigla - POC3(*) - ainda falte o da "retro-alimentação" contínua entre cada fase do processo administrativo visto como um todo.
Assim, o planejamento(P) pode e deve ser corrigido logo que obtenha o "feed-back" de quem está encarregado da organização(O)de todas as fases que depois dependerão do comando(C¹), coordenação(C²) e controle(C³) para funcionar e crescer de forma integrada, harmônica, auto-sustentada. Hoje, como se sabe, as grandes estruturas administrativas já
não dispensam o "P-O2-C3": o segundo O, de "Ombudsman", obrigatório, que mantém o aberto o canal para uma "up-grade" de atualização permanente das reclamações, sugestões e demandas dos clientes/usuários da empresa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ombudsman

Private User
11/5/2015 at 3:43 AM

Pessoal, eu creio que esse Debate NÃO se restringe apenas às MINHAS ideias!
O Debate é para todos! Eu coloco uma ideia e fico aguardando comentários e sugestões.
Eu tenho mais ideias, mas se eu colocar tudo de uma vez, ficará difícil acompanhar as sugestões e comentários. Por isso, eu coloco uma ideia de cada vez e espero a reação!
Um abraço.
Sandro.

Private User
11/7/2015 at 7:49 AM

Eu gostaria que o Geni alertasse os novos usuários para que, antes de adicionarem perfis antigos (históricos e notórios), verificassem se já existem ou não na Big Tree.

Não há nada mais desagradável que passar horas mesclando perfis que obviamente já estão na BT. Ou então tendo de resolver conflitos gerados por equívocos. Este não é mais um site para iniciantes. Passamos da fase de cadastrarmos os topos das grandes famílias.

Private User
11/7/2015 at 7:49 AM

Concorda, Ana Toledo - Curadora ?

11/7/2015 at 10:45 AM

Concordo plenamente. O aviso poderia vir junto com as boas vindas.
Outro ponto de alerta necessário seria o NÃO USO de nomes em caixa alta, e uso correto da gramática, usando letras maiúsculas no início de nomes e . sobrenomes. Acham bonitinho escrever "pedro alvares cabral"....

Private User
11/10/2015 at 1:57 PM

Perfeito! Essa também era uma das funcionalidades que estão em minha lista! O FamilySearch tem esse recurso. Vejam:

Podemos procurar por um nome existente no momento da Adição:
http://goo.gl/Gn45IQ

Ao inserir o nome, o sistema comça a procurar por similares:
http://goo.gl/7b03e5

Quando ele acha, habilita a possibilidade de escolher o existente, ou podemos clicar em "É uma outra pessoa":
http://goo.gl/S3QSlc

Sandro.

Private User
11/10/2015 at 1:59 PM

Agora mudou para "Criar Nova" em vez de "É uma outra pessoa"!

1/2/2016 at 11:04 AM

Concordo com vocês. O Geni não é mais para iniciantes , mas sempre são bem vindos ... E junto , nas boas vindas , poderia vir algumas instruções ou recomendações . Como colocar o nome feminino de solteira .

Private User
1/3/2016 at 6:36 AM

Isso mesmo Nívea! Apesar de ser um bom leitor de manuais, eu confesso que não tive muita paciência de ver o ajuda do Geni por ele ser estruturado em sua maior parte por perguntas e respostas. Gosto de trabalhar um manual estruturado, com sequência e índice lógico. O exemplo acima, de nome de solteira das mulheres, também tinha de ser melhor explicado. Eu também prefiro o nome de solteira, mas nem sempre é possível encontrá-lo (ontem eu encontrei com um casal de irmãos, na biblioteca do Caraça, com esse problema. Não tinham o nome de solteira da bisavó). O MyHeritage fez um webinar recentemente: "Como evitar erros na sua árvore genealógica". Não sei se vocês viram.

Private User
1/3/2016 at 6:37 AM

Aproveitando o espaço: FELIZ 2016 a todos!

1/3/2016 at 9:06 PM

Colocar uma opção que separa o sexo biológico da identidade de gênero é preciso? Não há confusão na hora de pesquisar?

Private User
12/13/2016 at 9:02 AM

Retornando, quase um ano depois!

Carla, você tem como encaminhar as ideias aos desenvolvedores?

Vamos lá! Outro item sobre os percursos dos relacionamentos!

O procedimento padrão para mostrar o caminho dos relacionamentos, deveria ser o da ancestralidade direta, e não o do menor caminho!

Um exemplo:
Ao verificar o relacionamento entre Eu e a Carla Assenheimer, verifica-se que eu sou descendente de Beatriz de Suabia, reina consorte de Castilla y León e a Carla descende de Maria von Hohenstaufen. Ambas são filhas de Philip von Hohenstaufen, duke of Swabia e Irini Maria Angelina.

Ou seja, eu e a Carla somos descendentes DIRETOS de Philip von Hohenstaufen!

Entretanto, ao visitar o perfil de Philip von Hohenstaufen, o Geni diz "Philip von Hohenstaufen, duke of Swabia is your 18th great grandfather's wife's second great grandfather". Trançando um caminho co-lateral. Mais curto mas não direto!

Além de frustrar o usuário, pode desestimular pesquisas por um determinado tronco!

Showing all 19 posts

Create a free account or login to participate in this discussion