Alcides da Costa Vidigal

public profile

How are you related to Alcides da Costa Vidigal?

Connect to the World Family Tree to find out

Alcides da Costa Vidigal's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Alcides da Costa Vidigal

Birthdate:
Birthplace: São Paulo, São Paulo, State of São Paulo, Brazil
Death: December 19, 1958 (63)
São Paulo, São Paulo, State of São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Afrodísio Vidigal and Luiza Bemvinda Bemvinda Costa da Costa Carvalho Vidigal
Husband of Tercília Vidigal and Maria da Costa Carvalho
Father of Private; Private; Celso da Costa Carvalho Vidigal and Mauricio da Costa Carvalho vidigal
Brother of Elisa Vidigal; Amélia Vidigal; Gastão Vidigal; Álvaro da Costa Vidigal; Cicero Vidigal and 3 others

Occupation: Lawyer
Managed by: Private User
Last Updated:

About Alcides da Costa Vidigal

VIDIGAL, Alcides da Costa

  • rev. 1932; dep. fed. SP 1954; pres. Bco. Bras. 1955.

Alcides da Costa Vidigal nasceu na cidade de São Paulo no dia 1º de agosto de 1895, filho de Afrodísio Vidigal e de Luísa Benvinda da Costa Vidigal. Seu irmão, Gastão Vidigal, foi deputado classista representando os empregadores do comércio de 1935 a 1937 e ministro da Fazenda em 1946. Realizou os primeiros estudos no Grupo Escolar Prudente de Morais e no Ginásio São Bento, entre 1906 e 1911, diplomando-se em 1916 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Durante sua vida universitária foi primeiro-secretário do Centro Acadêmico XI de Agosto e membro da primeira biblioteca circular da sua faculdade. Foi inspetor federal do Ginásio de Campinas de 1916 a 1920, curador das vítimas de acidentes do trabalho entre 1920 e 1924 e procurador de banco de 1927 a 1931. Participou da Revolução Constitucionalista de 1932, irrompida em São Paulo, tendo sido secretário da comissão executiva da Campanha do Ouro, organizada para financiar as ações dos rebeldes paulistas. Diretor do Banco de São Paulo de 1934 a 1937, em 1936 tornou-se consultor jurídico da Bolsa de Valores do estado e em 1941 foi nomeado diretor da Caixa Econômica Federal em São Paulo, cargo que exerceria até 1945. De 1943 a 1945 integrou também o conselho administrativo e em 1949 foi nomeado presidente da Caixa Econômica Federal de São Paulo. Nas eleições de outubro e 1950 elegeu-se suplente de deputado federal por São Paulo na legenda do Partido Social Democrático (PSD). Em 1953 passou a presidir o Instituto dos Advogados de São Paulo e a integrar o Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados. De junho a novembro de 1954 ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados. Em abril de 1955 foi nomeado presidente do Banco do Brasil, sucedendo a Clemente Mariani, que se exonerara do cargo no dia 5 de abril, por discordar dos termos do chamado Acordo Jânio Quadros-Café Filho. Segundo esse acordo, Jânio Quadros, então governador de São Paulo (1955-1958), deveria desistir de sua candidatura à presidência da República em favor da de Juarez Távora, apoiada pelo presidente Café Filho (1954-1955). Em troca, os paulistas teriam sua presença assegurada em dois ministérios e na presidência do Banco do Brasil. Alcides Vidigal deixou o cargo em outubro do mesmo ano. Foi superintendente da Companhia Brasileira de Material Ferroviário e da sucursal de São Paulo da Companhia de Seguros Minas Brasil, diretor da sociedade Construtora de Imóveis, diretor-presidente da construtora de imóveis Casa Bancária, vice-presidente da Companhia Industrial São Paulo-Rio e presidente da Fábrica de Tecidos Labor, da Companhia Vidigal Prado Comissária Exportadora e da Vidigal Aranha Comissionária Exportadora. Casou-se em primeiras núpcias com Tercília Camargo Vidigal, e em segundas núpcias com Maria da Costa Carvalho Vidigal. Teve 13 filhos. Publicou Legislação social (1925) e Acidentes do trabalho (1935).

FONTES: CAFÉ FILHO, J. Sindicato; CÂM. DEP. Deputados; COUTINHO, A. Brasil; MELO, L. Dic.; MONTEIRO, F. Banco; MUSEU DO BANCO DO BRASIL; SOC. BRAS. EXPANSÃO COMERCIAL. Quem


Registro de Cássio da Costa Vidigal (à direita) abraçando o seu irmão, Alcides da Costa Vidigal, na pista do aeroporto de Maringá. A imagem foi feita em 22 de setembro de 1956.

Alcides veio à cidade para participar da inauguração do Grande Hotel Maringá, empreendimento viabilizado e estruturado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que era presidida por seu irmão, Cássio. Na oportunidade, a colonizadora fretou diversos aviões para viabilizar a presença de autoridades de todo o país para aquela solenidade.

Nascido em São Paulo no dia 1º de agosto de 1895, Alcides da Costa Vidigal se formou em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo no Largo de São Francisco. Foi presidente por três mandatos do Instituto dos Advogados de São Paulo, deputado federal, presidente da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, bem como diretor do Banco de São Paulo e do Banco Paulistano. Foi cotado para assumir o Ministério da Fazenda, mas não aceitou o convite em solidariedade ao seu antecessor, José Maria Whitaker.

Atuou na COSIPA (Companhia Siderúrgica Paulista), fundada por Plinio de Queiroz e vários outros sócios do Instituto de Engenharia. Em 1956, desejando fazer a COSIPA funcionar, o então governador Jânio Quadros promoveu o seu substancial aumento de capital, assumindo o seu controle. Foi quando Alcides assumiu a sua presidência. Ao longo de sua curta gestão, promoveu a aquisição dos equipamentos necessários para o início do funcionamento da companhia, mas não teve tempo de presenciar o desempenho de suas atividades porque faleceu antes disso. A COSIPA entrou em operação em 1960.

Alcides da Costa Vidigal morreu em 19 de dezembro de 1958, aos 63 anos.

Fonte: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica.

view all

Alcides da Costa Vidigal's Timeline

1895
August 1, 1895
São Paulo, São Paulo, State of São Paulo, Brazil
1958
December 19, 1958
Age 63
São Paulo, São Paulo, State of São Paulo, Brazil
????