Antônio Garcia de Sá

How are you related to Antônio Garcia de Sá?

Connect to the World Family Tree to find out

Antônio Garcia de Sá's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Antônio Garcia de Sá

Also Known As: "António Garcia de Sá; Antonio Gracia de Saa"
Birthdate:
Birthplace: Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal
Death: August 27, 1754 (61-62)
Caicó, Caicó, Rio Grande do Norte, Brazil
Immediate Family:

Son of José Garcia and Maria de Sá
Husband of Maria Dornelles de Bittencourt and Maria Dornelles de Bittencourt
Father of Antônia do Sacramento Dornelles de Bittencourt; Maria do Nascimento Dornelles Bittencourt; José Garcia de Sá Barroso; Ana Dornelles de Bittencourt; Tereza de Jesus Dornelles Bittencourt and 6 others
Brother of Manoel Garcia de Sá

Managed by: Private User
Last Updated:

About Antônio Garcia de Sá

Para Medeiros Filho (1981) em "Velhas Famílias do Seridó" será açoriano com base na tradição oral.

Para Medeiros Filho (1998) em "Joaquim Estanislau de Medeiros (major Quinca Berto do Fechado)" será açoriano da Ilha de São Miguel, ainda baseado em tradição oral.

Para Alves (2013) em "Memorial Açoriano - Tomo LI" também baseado em tradição oral será açoriano da Ilha de São Miguel. Porém recomenda que deve ser investigada a procedência de tal informação.

Para Araújo Lima (2016) em "Siará Grande - Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil" é açoriano da freguesia de Vila Franca do Campo, Ilha de São Miguel.
Todavia essa informação parece não proceder, visto que não há nenhum registro que confirme isso.
Vale destacar a citação de uma inquirição de genere de um homônimo, evidenciado que desconfiava de alguma forma que a origem poderia não ser nos Açores e sim em Portugal continenal.

SOUSA, T.A. (2022) em "A Família Sá do Nordeste Brasileiro", 4ª edição, aponta para o Capitão Antônio Garcia de Sá, duas possibilidades de filiações:

  • filho de Leonardo Ribeiro de Sá (com alguma filha do casal Joseph Garcia & Maria de Sá, filha do Padre Antônio de Sá Barreiros), por essa possibilidade será pernambucano e tio paterno de Leonarda de Sá.
  • filho de Joseph Garcia & Maria de Sá (filha do Padre Antônio de Sá Barreiros & Maria Barroso), por essa possibilidade será português continental (da Vila Nova de Famalicão, Braga) e tio-avô materno de Leonarda de Sá.

Tais parentescos estão sustentados na seguinte documentação:
Uma procuração de Leonarda de Sá datada de 1742, que tornou o seu tio António Garcia de Sá e António Gomes Bettencourt como seus procuradores na Ribeira do Acaracú (Acaraú). Numa procuração datada de 1751, Leonarda nomeou (outros) procuradores para que a representassem na Capitania do Piahui e Serobim, para que cobrem e arrecadem dívidas, e aproveitou para citar que tinha uma escrava chamada Felizarda com três filhos (que por sua vez era filha da escrava Josefa que recebeu de dote do seu pai, o Cel. Sebastião de Sá).
Além disso, comenta o batismo de Damaso (1731), filho do Ten. João Vieira Passos e Maria da Fonseca que foi realizado na Capela de São José da freguesia do Acaracú (Acaraú), Siará Grande cujo padrinho foi o Capitão António Garcia casado em Pernambuco.

"Pelos Caminhos da Familia Macedo-do Sertão do Paó ao Seridó". do autor Eliton S. Medeiros Vol III Serifa Editora de Livros Ltda- 2021, mantém a versão da origem açoriana.

Garcia (2023) em Breve notícia da família Garcia de Sá no Norte de Portugal - Ancestrais e colaterais reforça apenas uma das teorias de Sousa (2022), quanto a origem não açoriana. Para esse autor será natural de Vila Nova de Famalicão, Braga (Portugal Continental).

view all 16

Antônio Garcia de Sá's Timeline

1692
December 21, 1692
Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal
1692
Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal
1723
1723
Recife, PE, Brazil
1724
1724
Recife, PE, Brazil
1725
1725
Recife, Recife, PE, Brazil
1726
1726
Recife, PE, Brazil
1728
1728
Recife, PE, Brazil
1729
1729
Recife, PE, Brazil
1730
1730
João Pessoa, Paraíba, Brasil (Brazil)
1733
1733
Recife, PE, Brazil