Fernão Martins Pessôa, Sr Eng Monteiro

Is your surname Martins Pessôa?

Research the Martins Pessôa family

Fernão Martins Pessôa, Sr Eng Monteiro's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Fernão Martins Pessôa, Sr Eng Monteiro

Portuguese: Fernão Martins Pessoa, Sr Eng Monteiro
Also Known As: "Fernão Gonçalves Pessoa", "Francisco Martins Pessôa", "Fernando Martins Pessôa"
Birthdate:
Birthplace: Alhandra, Lisboa, Portugal
Death: before 1600
Immediate Family:

Son of João Fernandes Pessôa and Guiomar Barroso
Husband of Isabel Gonçalves Raposo; Isabel Gonçalves Raposo and Maria Gonçalves Raposo, mameluca, Sra Eng S Pantaleão
Father of Maria Gonçalves Raposo; Diogo Martins Pessôa, Sr Eng Rosário; Maria Gonçalves Pessoa, Sra Eng do Monteiro; Fernão Martins Pessôa; Maria Gonçalves Raposo and 1 other
Brother of Diogo Martins Pessoa; Joana Barroso, Sra Eng da Garça Torta/AL; Adriana Pessoa and Madalena Gonçalves
Half brother of Joana Barroso, Sra Eng da Garça Torta/AL

Occupation: Sr do Engeho Monteiro sob invocação de São Pantaleão
Managed by: Private User
Last Updated:

About Fernão Martins Pessôa, Sr Eng Monteiro

Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992. Segundo o autor, ele veio a Pernambuco nos primeiros anos de sua povoação e em Pernambuco se casou com Isabel Gonçalves Raposo, da Vila do Conde, de onde viera menina em companhia de seus pais. Pagina 35, 148, vol 1, pagina 266 volume IV, pagina 461 volume II, pagina 463 volume II: Fernao Martins Pessoa e Fernao Gonçalves Pessoa.


JABOATÃO, A. DE S. M. Catálogo genealógico das principais famílias: que procederam de Albuquerques, e Cavalcantes em Pernambuco, e Caramurus na Bahia, tiradas de memorias, manuscritos antigos e fidedignos, autorizados por alguns escritores, e em especial o Theatro Genealógico de D. Livisco de Nazáo Zarco e Colona, aliás Manoel de Carvalho de Atahide, e acrescentado o mais moderno, e confirmado tudo, assim moderno, como antigo com assentos dos livros de baptizados, cazamentos, e enterros, que se guardam na Camara Ecceziastica da Bahia. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, tomo LII, parte 1, 1889.


Autor Fabio Arruda em seu trabalho sobre os Engenhos, especificamente sobre o Engenho Velho de Beberibe, sob a invocação de São Salvador: Teve Diogo Gonçalves Coelho uma filha natural com Joana Gonçalves (mameluca), chamada Maria Gonçalves Raposo ( + 16/11/1612) C.. c Fernão Martins Pessoa, filho de João Gonçalves Pessoa C.. c Guiomar Barrosa, naturais da Villa de Alhandra/Lisboa. Fonte: Processo de Diogo Martins Pessoa - Santo Oficio - Torre do Tombo.


54- Engenho Jiquiá – sob a invocação de São Timóteo do genealogista Fabio Arruda de Lima


55- Engenho – sob a invocação de São Francisco do genealogista Fabio Arruda de Lima.


62- Engenho Monteiro – Sob a Invocação de São Pantaleão – do genealogista Fábio Arruda de Lima. Fernão Martins Pessoa, senhor do Engenho sob a invocação Sao Pantaleão e faleceu antes de 1600. Segundo esse autor ele tem uma esposa que é Maria Gonçalves Raposo.


65- Engenho Casa Forte – sob a invocação de Nossa Senhora das Necessidades – do genealogista Fábio Arruda de Lima.


71- Engenho Cairá – sob a invocação de São Bento. Atualmente pertence a Usiina Tiúma – do genealogista Fábio Arruda de Lima.


117- Engenho Garcia-Torta – sob a invocação de Nossa Senhora da Encarnação. Terras acima do Riacho Garça Torta, absorvidas pela Usina Leão Utinga – Municipio de Rio Largo/AL - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Fernão Martins Pessoa (faleceu antes de 1600), filho de João Gonçalves Pessoa e Guiomar Barroso, naturais de Villa de Alhandra/Lisboa. Fernão Martins Pessoa casou-se com Maria Gonçalves Raposo (faleceu em 16/11/1612), filha natural de Diogo Gonçalves (Coelho), senhor do Engenho sob a Invocação de Sao Salvador (Engenho Velho de Beberibe), e Joana Gonçalves (mameluca), já estava viuva em 1608, pois consta na relação de engenhos como proprietária, foi sepultada na Casa da Misericórdia de Olinda, deixando por seus testamenteiros seus cunhados Francisco de Barros Rego e Francisco Monteiro Bezerra, e a Jeronimo Paes. Com sucessão no Engenho do Monteiro na Várzea do Recife e no Engenho Rosario de Sirinhaem PE.


Branca Dias, Filhos, Netos e a Inquisição do autor Candido Pinheiro Koren de Lima - Fundação Gilberto Freyre, Recife 2015. Marido de Maria Gonçalves, mameluca, filha de Joana (mameluca) e Diogo Gonçalves, de relação fora de casamento. Um dos troncos dos Pessoas do Nordeste, natural de Portugal, filho de João Fernandes Pessoa e Guiomar Barroso. Segundo o autor são informações esclarecedoras contida na documentação do Santo Oficio, depoimento ao Santo Oficio em Pernambuco de Diogo Martins Pessoa processo 6348.