Filipa de Melo e Albuquerque

public profile

Is your surname de Melo e Albuquerque?

Connect to 22,638 de Melo e Albuquerque profiles on Geni

Filipa de Melo e Albuquerque's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Filipa de Melo e Albuquerque

Also Known As: "Filipa de Melo; Filipa de Mello; Filippa de Mello; Felipa de Melo; Felipa de Mello; Felippa de Mello", "Felipa de Melo de Albuquerque", "Filippa", "Felipa", "Felippa", "Filippa de Albuquerque; Felipa de Albuquerque; Felippa de Albuquerque"
Birthdate:
Birthplace: State of Pernambuco, Brazil
Death: July 1649 (75-84)
Engenho do Rosário, Serinhaém, State of Pernambuco, Brazil
Immediate Family:

Daughter of Jerónimo de Albuquerque, o Torto and Filipa de Melo Sampaio
Wife of Diogo Martins Pessôa, Sr Eng Rosário and Pedro Lopes de Veras
Mother of D. Sebastiana de Melo e Albuquerque; Fernão Martins de Melo, Cap.; Afonso de Albuquerque de Melo, o Columim; João de Albuquerque de Melo; Nuno de Melo e Albuquerque and 2 others
Sister of Jerônimo de Albuquerque; Afonso de Albuquerque; João de Albuquerque, Sr Eng Guararapes; Duarte de Albuquerque; Cosma de Albuquerque, Freira and 5 others
Half sister of Alcaide-Mor Cristóvão de Albuquerque de Melo, Alcaide-Mor; Simôa de Albuquerque; Pedro de Albuquerque; Filipe de Albuquerque; Salvador de Albuquerque and 9 others

Managed by: Private User
Last Updated:

About Filipa de Melo e Albuquerque

FONSECA, A. J. V. B. da. Nobiliarchia pernambucana. In: GARCIA, R. A. de A. Annaes da Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro: volume XLVII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1935. vol. 2. De D. Felippa de Mello e sua successão. Primeira Parte. Capítulo V.

Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992.Volume II pagina 463.

28- Engenho São João Evangelista - do genealogista Fábio Arruda de Lima.

62- Engenho Monteiro – Sob a Invocação de São Pantaleão – do genealogista Fábio Arruda de Lima.

65- Engenho Casa Forte – sob a invocação de Nossa Senhora das Necessidades – do genealogista Fábio Arruda de Lima. Felipe de Melo de Albuquerque



Além destes filhos foram tidos por tais:

D. Joanna de Albuquerque e D. Felippa de Albuquerque, que não toram estado, porém Jeronymo de Albuquerque diz no seu testamento: ‘Declaro que uma mameluca ou índia por nome Felippa, filha de uma minha escrava por nome Maria, a qual mameluca, eu mal informado alguma (hora?) cuidei ser minha filha e como tal lhe fiz cousas de filha e lhe houve legitimação de El-Rei N. Senhor, contudo depois de informado da verdade soube certo não era e assim o declaro em minha consciência. E dado que fora o que não é eu deserdo totalmente por desordens suas notórias.

Quanto a uma Jeronyma mameluca que se criou em minha casa e foi tida por minha filha, da qual Deus sabe a verdade, em caso que o seja, eu a deserdo totatlmente por desordens suas notórias’.

FONSECA, A. J. V. B. da. Nobiliarchia pernambucana. In: GARCIA, R. A. de A. Annaes da Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro: volume XLVII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1935. vol. 2. parte terceira. p. 399-400.



Não tomou estado.

FONSECA, A. J. V. B. da. Nobiliarchia pernambucana. In: GARCIA, R. A. de A. Annaes da Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro: volume XLVII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1935. vol. 2. parte terceira. p. 400.