Afonso de Albuquerque

How are you related to Afonso de Albuquerque?

Connect to the World Family Tree to find out

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Afonso de Albuquerque

1608 – 1613: AFONSO DE ALBUQUERQUE

Embora desde 1605 houvesse obtido em Lisboa a nomeação para o cargo, só me 1608 apresentou-se o irmão de Jerônimo de Albuquerque Maranhão para assumir o governo. Pelo seu temperamento arbitrário e pela extrema presunção de suas prerrogativas, pela ignorância de suas atribuições, foi Afonso de Albuquerque um dos piores governadores que teve o Rio de Janeiro, deixando triste memória de si. Os cinco anos de seu governo foram consumidos em lutas contra a Câmara e as mais autoridades. Tamanho foi o clamor do povo contra as exorbitâncias do governador que a Metrópole mandou ao Rio de Janeiro o Desembargador Manuel Jácome Bravo proceder a uma correção dos seus atos. Em face das informações por este magistrado enviadas, foi Afonso de Albuquerque removido, dando-lhe substituto. Durante o seu governo, foi pela segunda vez o Brasil separado em dois governos, sendo nomeado para governar as capitanias de Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Vicente D. Luís de Sousa, que antes exercera o governo-geral na Bahia. Por morte de D. Luís de Sousa, porém, ocorrida em São Paulo em 1611, foram os governos novamente reunidos em um só.

1608 - Início da construção do Convento de Santo Antônio, no Rio de Janeiro.

http://www.pensario.uff.br/texto/1608-1613-afonso-de-albuquerque

Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992.Volume II pagina 464

Sobre o Engenho sob a invocação de Nossa Senhora da Ajuda, do autor genealogista Fabio Arruda.

46- Engenho Guararapes – sob a invocação de São Simão - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Beatriz Lopes casada com 1o marido João Rodrigues Cabea e 2o marido Domingos Lopes. Filhos do 1o casamento: 1) Felipa Tavares casada com Joao Pires, o Camboeiro 2) João Tavares 3) João Lopes 4) Ana Lopes Filhos do 2o casamento: 5) Maria Lopes casada com Francisco do Amaral 6) Alvaro Fernandes 7) Isabel Fernandes casada com Gaspar Rodrigues. Filhos de Felipa Tavares e João Pires, o Camboeiro: 1) Joana Tavares Pires que segue na sucessão do Engenho Guararapes 2) Beatriz Tavares 2a esposa de Francisco de Barros Rego (nascido c. 1560 e falecido 14/12/1614) Senhor do Engenho Sao Francisco da Várzea do Recife. Sua 1a esposa foi Maria Barrosa filha de Fernão Martins Pessoa e Maria Gonçalves Raposo - índia. 3) Isabel Tavares casada com Afonso de Albuquerque filho de Jeronimo de Albuquerque o Torto, e de sua mulher Felipa de Melo 4) João Tavares 5) Simao Pires Tavares (nasceu em 1566) Padre.

48- Engenho Megaípe de Baixo – sob a invocação de São Felipe e São Thiago – do genealogista Fábio Arruda de Lima. Isabel Lopes casada com Jeronimo de Albuquerque, Fidalgo da Casa Real, filho de Afonso de Albuquerque, Fidalgo da Casa Real, e de sua mulher Isabel Tavares, neta materna de João Pires, o Camboeiro, e de sua mulher Felipa Tavares, que foram senhores do Engenho Guararapes.

55- Engenho – sob a invocação de São Francisco do genealogista Fabio Arruda de Lima.

71- Engenho Cairá – sob a invocação de São Bento. Atualmente pertence a Usiina Tiúma – do genealogista Fábio Arruda de Lima.