Simôa de Albuquerque

How are you related to Simôa de Albuquerque?

Connect to the World Family Tree to find out

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Simôa de Albuquerque

D. Simôa de Albuquerque foi filha de Jeronymo de Albuquerque e de uma mulher branca. Casou duas vezes: a primeira com Jorge Teixeira, que vivia em Olinda no ano de 1584, e foi nomeado em 5º lugar por testamenteiro de seu sogro Jeronymo de Albuquerque, administrador do Morgado de seu cunhado João de Albuquerque, até este completar vinte e dois anos de idade, e faleceu em Olinda, a 14 de janeiro de 1609, e foi sepultado na Igreja Matriz do Salvador; a segunda com Damião Gonçalves de Carvalhosa, ambos naturais do reino, e de ambos teve a seguinte sucessão.

FONSECA, A. J. V. B. da. Nobiliarchia pernambucana. In: GARCIA, R. A. de A. Annaes da Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro: volume XLVII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1935. vol. 2. parte terceira. cap. 4. p. 403.


JABOATÃO, A. DE S. M. Catálogo genealógico das principais famílias: que procederam de Albuquerques, e Cavalcantes em Pernambuco, e Caramurus na Bahia, tiradas de memorias, manuscritos antigos e fidedignos, autorizados por alguns escritores, e em especial o Theatro Genealógico de D. Livisco de Nazáo Zarco e Colona, aliás Manoel de Carvalho de Atahide, e acrescentado o mais moderno, e confirmado tudo, assim moderno, como antigo com assentos dos livros de baptizados, cazamentos, e enterros, que se guardam na Camara Ecceziastica da Bahia. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, tomo LII, parte 1, 1889.


37- Engenho Santana – Sob a Invocação da Senhora Santana - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Antônio da Rosa nasceu em 1563 e faleceu em 15/6/1619. Casado com Simoa de Albuquerque, Senhor do Engenho dos 3 Reis Magos em 1608, filha do 1o casamento de Simoa de Albuquerque casada com 1o marido Jorge Teixeira e 2o marido Damiao Gonçalves Carvalhosa neta de Jerônimo de Albuquerque, o Adão Pernambucano, e Mãe desconhecida.


64- Engenho dos Três Reis Magos – Cordeiro – do genealogista Fábio Arruda de Lima


90- Engenho Ubaca ou Itapiruçu (Tapiruçu) de Cima – sob a Invocação de Nossa Senhora da Ajuda - do genealogista Fábio Arruda de Lima - Joana de Albuquerque nasceu em 1553, filha de Jerônymo de Albuquerque e d. Maria do Espirito Santo Arcoverde, viveu em Olinda, onde nasceu. Do livro velho da Sé consta que faleceu esta D. Joana de Albuquerque a 31 de maio de 1614, que foi sepultada n Igreja do Convento da Ordem de São Francisco de Olinda...Casada com Alvaro Fragoso, natural de Lisboa e irmão do Pe. Frei Pedro de Melo ou Fragoso...ambos filhos do Dr. Braz Fragoso, Desembargador da Casa de Suplicação e de sua mulher D. Maria de Melo. Em 1608 o Engenho Ubaca pertencia à viuva Joana de Albuquerque. Filhos 6, sendo Gaspar Fragoso Toscano, filho natural. O filho Alvaro Fragoso de Albuquerque , herdeiro dos Engenhos Ubaca de Cima e de Baixo, foi Capitão-Mor da Vila Formosa de Sirinhaem e Alcaide-Mor. Casado com Maria de Albuquerque, irmã de Leonardo de Albuquerque Carvalhosa, cavaleiro da Ordem de Cristo e Capitao de Infantaria do Terço do Mestre-de-Campo André Vidal de Negreiros, ...ambos filhos de Damião Gonçalves de Carvalhosa e 2o marido de sua mulher Simoa de Albuquerque que teve como 1o marido Jorge Teixeira. 7 filhos.