Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque, Cel. Suassuna, Sr Eng

How are you related to Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque, Cel. Suassuna, Sr Eng?

Connect to the World Family Tree to find out

Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque, Cel. Suassuna, Sr Eng's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque, Cel. Suassuna, Sr Eng

Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque (1760-1827), o famoso “Coronel Suassuna” - um dos lideres , com seu pai e irmãos, de conspiração independentista em 1801, conspiração tramada no próprio engenho Suassuna de que eram proprietários. O assim chamado “Coronel Suassuna” foi ainda mais uma vez preso por participação na Revolução Pernambucana de 1817 (3).

Constatamos que os Cavalcanti de Albuquerque do engenho Suassuna eram também descendentes do patriarca Antonio Cavalcanti, “o da Guerra” holandesa, precoce líder nativista falecido em 1645 – de ramo, portanto, particularmente atuante no próprio processo da Independência (4).

Fonte: http://rosasampaiotorres.blogspot.com.br/p/jorge-cavalcanti-de-albu...

----------------------------------

FRANCISCO DE PAULA CAVALCANTI (GENERAL SUASSUNA) - Revolução Pernambucana de 1817

Nascido no Recife teve uma educação financiada por seus pais. Posteriormente, entrou na carreira militar e aproximou-se das leituras relacionadas às idéias da Democracia e do Liberalismo. Em 1801, foi preso sob a acusação de uma suposta revolução, na qual Pernambuco seria protegido por Napoleão Bonaparte. A administração da capitania tolheu Francisco de Paula de receber qualquer visita em seu cárcere, à exceção de médicos, na tarefa de assistirem sua saúde. Foi libertado em 1802, recebendo posteriormente, o titulo de fidalgo e o de coronel do Engenho Suassuna, local esse, utilizado em prol de um movimento republicano. Eclodida a Revolução Pernambucana, foi promovido a general de divisão do exército patriótico. As tropas reais, mais numerosas, entraram em Pernambuco e travaram combates contra o general Suassuna, que partiu em retirada para o Recife, sendo preso em 1817, levado à Bahia no brigue Carrasco e detido na cadeia até o ano de 1821, quando também falece retorna a Pernambuco e falece.

30- Engenho Cajabussu – Sob a Invocação de Nossa Senhora das Candeias. Antes de 1760 Engenho Jacubai – Engenho Pantorra – Sob a Invocação de Nossa Senhora da Paz - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Francisco de Paula Cavalcante de Albuquerque nasceu em 1771 e faleceu em 20/6/1821. Capitão-Mor também ficou conhecido como "Coronel Suassuna". Foi Senhor dos Engenhos Suassuna, Pantorra e Carrapato, Capitao-Mor da Cidade de Olinda. Casado com Maria Rita de Albuquerque e Melo (Holanda Cavalcante), filha do Coronel Antonio de Holanda Cavalcante e Maria Manoela das Mercês, neta materna de Sebastião Antônio do Rego Barros e de sua mulher Rita de Melo Albuquerque. Com filhos.

36- Engenho Suassuna – Sob a Invocação de Nossa Senhora da Assunção - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Francisco de Paula Cavalcante de Albuquerque nasceu em 1771 e faleceu em 20/6/1821. Capitão-Mor também conhecido como Coronel Suassuna. Casado com Maria Rita de Albuquerque e Melo (Holanda Cavalcante). O autor cita 6 filhos.

59- Engenho Sob a Invocação dos Santos Cosme e Damião do genealogista Fabio Arruda de Lima.