Gil Afonso Pimentel

Is your surname Pimentel?

Connect to 6,514 Pimentel profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Gil Afonso Pimentel

Also Known As: "Gil Afonso Pimentel 1440 Ciudad Rodrigo", "Castille La Mancha", "Spain Falecimento: 21 Março 1468 Vila Real", "Vila Real", "Portugal"
Birthdate:
Birthplace: Ciudad Rodrigo, Castille La Mancha, Espanha (Spain)
Death: March 21, 1468
Vila Real, Vila Real, Portugal
Immediate Family:

Son of João Afonso Pimentel and D. Teresa Pacheco
Husband of D. Leonor de Morais, "a grande"
Father of D. Isabel de Morais Pimentel; Fernão Roiz Pimentel de Moraes; Pedro Álvares de Morais Pimentel; D. Leonor Pimentel; Catarina Gil de Morais and 4 others
Brother of Rodrigo Afonso Pimentel and D. Leonor Pimentel

Managed by: Private User
Last Updated:

About Gil Afonso Pimentel

O casamento de Gil Afonso Pimentel com D. Leonor de Morais e o lugar da segunda grande aliança das dois familias, depois do triplo casamento, quatro geraçaõs antes (v. as noticias dos filhos de Afonso Vasques Pimentel, por exemplo Joaõ Afonso I Pimentel).

A pesar de ser primogénito, Gil Afonso naõ era mais que o representante de un ramo segundario dos Pimenteis, seu pai, Joaõ Afonso [III], sendo sô o segundo filho.
Nessa altura, a melhora soluçaõ era de reforçar a sua posiçaõ através de um bom casamento.
Parece que tornar a antiga aliança com os Morais foi o que permitiu um tal éxito, porque D. Leonor de Morais, unica filha de Gonçalo Rodrigues III e de Maria de Sousa, era herdeira do nome e das armas. Mas tambem deve se ter em conta o feito que, depois de Gonçalo Martins [Rodrigues] II, os Morais perderam aparentemente todos os suos senhorios, mantivendo sô o cargo de alcaide-mor de Bragança.

O resultado da primeira aliança historica foi a familia dos Pimenteis de Morais ;
A consequencia da segunda aliança foi a familia de Morais Pimentel.

O ms. reproduzido em Alves, 6, diz que Gil Afonso "voltou por este Reino e casou nesta cidade de Bragança com D. Leonor de Morais, filha unica e heredeyra de Gonçalo Rodrigues de Morais". Gil Afonso deve ser passado na Castela com o seu pai.

Cardoso Borges escrevia, durante o século XVIII: "passando Gil Afonso Pimentel com seu primo D. Afonso Pimentel, conde de Benavente, as montanhas de Mogadouro, fugindo á furia e perseguição de D. Alvaro de Luna, cazara Gil Afonso em esta provincia com D. Leonor de Morais", linhagem muito ilustre e antiga com quem já outras vezes tinham aparentado os senhores da casa de Benavente [%E2%80%A6] e se uniram os Pimentéis por este casamento com os Morais de Bragança ; faleceu Gil Afonso em março de 1468, e está enterrado no Capitulo de S. Francisco desta cidade".

José Cardoso Borges, Descrição Topográfica da Cidade de Bragança, notícia X, "Solar dos Morais", fólio 103, http://purl.pt/16736/3/, extracto em Francisco Manuel Alves, Memórias Arqueológicas – Históricas do Distrito de Bragança, vol. 6, "Os fidalgos", p. 334.

Os descendentes de Gil Afonso saõ descritos de uma maneira muita escura por Cardoso Borges : "Joaõ Rodrigues de Valcarcel [%E2%80%A6] teve : Alvaro Gil de Morais Pimentel [sic] e D. Izabel de Valcarcel ; João Alvares de Morais Pimentel que morreu na batalha de Rabena [??] ; (13) Pedro Alvares de Morais Pimentel ; D. Inez Pimentel de Morais, que cazou nesta cidade com Lopo Fernandes Machado, e teve D. Francisca de Morais ; D. Violante de Morais Pimentel, que cazou com Alvaro Pires Borges, morgado de Macedo dos Cavaleiros, e entre outros filhos teve Antonio Borges de Morais Pimentel, que cazou com D. Francisca de Morais acima, sua prima, dos quaes descendem os morgados de Selores". E verdade que Pedro Alvares, D. Inez e D. Violante saõ irmaõs de Alvaro Gil, mas o pai, Gil Afonso Pimentel, naõ ha nada de ver com os Valcarcel. Quanto a Joaõ Alvares, falecido na batalha de Rabena, e desconhecido de Gaio.

Gaio, t. 22, "Peminteis",§7, n°7, p. 142:
"Foi natural de Cidade Rodrigo donde passou a Bragança em 1446, e morreo com testamento a 21 de Março de 1468 [.%E2%80%A6] Tres [filhos, Alvaro Gil, Pedro Alvares e D. Inez] constam do testamento [%E2%80%A6] Gil Afonso naõ nomeu os mays [? "irmays"?] por naõ serem ainda gerados, e elle viver aguns annos dipois do ttt.° [testamento] feito".