João Neves da Fontoura

How are you related to João Neves da Fontoura?

Connect to the World Family Tree to find out

João Neves da Fontoura's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

João Neves da Fontoura

Birthdate:
Birthplace: Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
Death: March 31, 1963 (75)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of Isidoro Neves da Fontoura and Adalgysa Franco de Godoy
Husband of Iracema Barcelos de Araújo
Brother of Floriano Neves da Fontoura; Anita Neves Da Fontoura; Marina Neves Da Fontoura; Isidoro Neves Da Fontoura, Filho; Maria Neves Da Fontoura and 5 others

Occupation: advogado, diplomata, jornalista, político e escritor
Managed by: Private User
Last Updated:

About João Neves da Fontoura

João Neves da Fontoura===
, advogado e político, nasceu em Cachoeira, RS, em 16 de novembro de 1887, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 31 de março de 1963.

Era filho do Coronel Isidoro Neves da Fontoura e de Adalgisa Godoy da Fontoura. Fez os preparatórios no Ginásio de N. S. da Conceição em S. Leopoldo, RS. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Porto Alegre, foi Promotor Público de Porto Alegre durante um ano; prefeito de Cachoeira, de 1925 a 1928; deputado estadual, de 1921 a 1928, e vice-presidente do Estado do Rio Grande do Sul, eleito em 1927. Deputado federal pelo mesmo Estado, de 1928 a 1930 e de 1935 a 1937. Dedicou-se durante algum tempo ao jornalismo, como redator de O Debate de Porto Alegre e do Rio Grande de Cachoeira. Fundou, em Porto Alegre, em 1907, a revista Pantum.

Como líder da representação riograndense em 1929, foi quem assinou com Francisco Campos o pacto Minas-Rio Grande, de que resultou a Aliança Liberal. Grande orador, foi líder parlamentar da Aliança Liberal na Câmara dos Deputados e um dos líderes da Revolução de 30. Os discursos dessa fase estão publicados em dois volumes, sob o título A jornada liberal.

Depois de 1930, recusando qualquer cargo político, passou a ocupar o posto de consultor jurídico do Banco do Brasil. Em 1940, fez parte da delegação do Brasil à Conferência de Havana e, na qualidade de embaixador em missão especial, representou o Brasil nas posses dos Presidentes de Panamá e Cuba. Em 1942, recebeu o agrément do Governo da França para ocupar o posto de embaixador do Brasil naquele país, tendo ficado a nomeação sem seguimento em consequência da ocupação da zona livre pelas tropas alemãs.

Embaixador do Brasil em Lisboa de 1943 a 1945. Ministro de Estado das Relações Exteriores, no ano de 1946, chefiou a Delegação do Brasil à Conferência de Paz, em Paris. Em 1948, foi o chefe da Delegação do Brasil à IX Conferência Interamericana, reunida em Bogotá. Coube-lhe proferir o discurso inaugural e propor, conseguindo resultados favoráveis, arbitragem obrigatória, uma das aspirações da política externa do Brasil.

Pela segunda vez João Neves da Fontoura foi nomeado Ministro das Relações Exteriores, empossando-se no cargo em 31 de janeiro de 1951 e exercendo a pasta até 19 de julho de 1953. Em 1951, foi delegado do Brasil à IV Reunião de Consulta dos Ministros das Relações Exteriores das Repúblicas Americanas, reunida em Washington, na qual se discutiram os problemas da cooperação política, militar e econômica entre as referidas Repúblicas. Ainda em 1951, foi o chefe da Delegação do Brasil ao Congresso da União Latina, reunido no Rio de Janeiro, cabendo-lhe a presidência do certame. Em 1952, chefiou a Delegação do Brasil à VII Assembleia Geral da Nações Unidas, em Nova York.

Retirado da vida política, voltou ao jornalismo, publicou dois volumes de memórias, Borges de Medeiros e seu tempo e A Aliança Liberal e a Revolução de 30.

Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Columbia, dos Estados Unidos da América. Era membro da Academia Rio-grandense de Letras, sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia de Letras do Uruguai e da Academia de la Lengua da Colômbia.

Segundo ocupante da cadeira 2, foi eleito em 19 de março de 1936, na sucessão de Coelho Neto e recebido pelo Acadêmico Fernando Magalhães em 12 de junho de 1937. Recebeu os Acadêmicos Aníbal Freire da Fonseca e Álvaro Lins.

http://www.academia.org.br/academicos/joao-neves-da-fontoura/biografia

view all

João Neves da Fontoura's Timeline

1887
November 16, 1887
Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
1963
March 31, 1963
Age 75
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil