Lucas Antônio Monteiro de Castro, 2º barão de Congonhas do Campo

Is your surname Monteiro de Castro?

Research the Monteiro de Castro family

Lucas Antônio Monteiro de Castro, 2º barão de Congonhas do Campo's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

Lucas Antônio Monteiro de Castro, 2º barão de Congonhas do Campo

Birthdate:
Birthplace: Congonhas, Congonhas, State of Minas Gerais, Brazil
Death: June 04, 1891 (83)
Congonhas, Congonhas, State of Minas Gerais, Brazil (lesão aórtica)
Place of Burial: Congonhas, Congonhas, State of Minas Gerais, Brazil
Immediate Family:

Son of Domiciano Monteiro de Castro; Maria do Carmo Monteiro de Barros and Maria do Carmo Monteiro de Barros
Husband of Helena Monteiro de Barros and Belarmina Emilianna d'Oliveira, baronesa de Congonhas do Campo
Father of Lucas Antonio Monteiro De Castro; Joana Batista Monteiro de Castro; Maria da Conceição Monteiro de Castro; João Batista Monteiro de Castro; Maria Teresa Monteiro de Barros and 9 others
Brother of Francisco Ferreira dos Santos Neto; Maria da Conceição Monteiro de Castro; Ana Helena Monteiro de Castro; Jacinto Manoel Monteiro de Castro; Dona Joana de Tavora Monteiro de, Castro and 11 others
Half brother of Manoel José Monteiro de Castro

Managed by: Patrícia de Lima Bocaiuva
Last Updated:

About Lucas Antônio Monteiro de Castro, 2º barão de Congonhas do Campo

Lucas Antônio Monteiro de Castro, segundo barão de Congonhas do Campo ( 8 de fevereiro de 1808 — 4 de junho de 1891) foi um fazendeiro brasileiro, Major da Guarda Nacional e recebeu a graduação de oficial da Imperial Ordem da Rosa, do Império do Brasil.

Vida

Lucas Antônio nasceu em Congonhas do Campos no oitavo dia do segundo mês de 1808, sendo o sexto filho do comendador Domiciano Ferreira de Sá e Castro e de Maria do Carmo Monteiro de Barros, neto paterno de Francisco Ferreira do Santo e de Helena Maria Negreiros de Castro, neto materno do Guarda-Mor Manuel José Monteiro de Barros e de Margarida Eufrásia da Cunha Matos.

O Barão casou duas vezes. A primeira vez, provavelmente em 1833, com sua sobrinha/prima Helena Monteiro de Barros, filha do Coronel José Joaquim Monteiro de Barros (tio do Barão, por ser irmão de sua mãe) e de Maria da Conceição Monteiro de Castro (irmã do Barão). A consanguinidade não podia ser maior. A segunda vez, Lucas Antônio, casou com Belarmina Emilianna d'Oliveira, morta em 17 de outubro de 1873, filha de Prudente Emiliano d'Oliveira, que exercia o papel de Júri, em 1836, na cidade de Congonhas.

Em 10 de novembro de 1864 Lucas requiriu ao Excelentíssimo Presidente da Província de Minas Gerais, o então Desembargador Pedro d'Alcântara Cerqueira Leite, através de uma carta, a graça de nomeá-lo barão já que julgava relevante os seus serviços prestados para a Igreja Matriz da cidade de Congonhas e para com o país. Para seu aprazimento, em 17 de maio de 1871, por decreto do Imperador Dom Pedro II, Lucas Antônio foi agraciado com o título de barão em Congonhas do Campo.

Filhos-

De acordo com o Inventário do segundo barão de Congonhas do Campo, feito pelo escrivão do 1º ofício Pedro Nolasco Soares de Moura, datada a sua abertura no dia 23 de julho de 1895 e como inventariante seu filho Domiciano Ferreira, consta que Lucas Antônio Monteiro de Castro teve quatro filhos com Helena (de 1 a 4) e outros cinco com Belarmina (de 5 a 9):

1 - Dr. Lucas Antônio Monteiro de Castro, 2 - Joanna Baptista Monteiro de Castro, 3 - Maria da Conceição Monteiro de Castro, 4 - João Baptista Monteiro de Castro, 5 - Bernardina Monteiro de Castro Penido, 6 - Arminda Maria M. de Castro Junqueira, 7 - Domiciano Ferreira Monteiro de Castro, 8 - Augusta Maria M. de Castro Junqueira, 9 - Francisco Antônio Monteiro de Castro.

Morte

Lucas Antônio Monteiro de Castro faleceu às nove horas e meia da noite do dia 4 de junho de 1891 em Congonhas do Campo devido uma lesão aórtica e foi sepultado na mesma cidade no Cemitério da Matriz.

Fonte: Wikipédia


GEDCOM Note

GEDCOM Note

GEDCOM Note

GEDCOM Note

FamilySearch: Brasil, Minas Gerais, Registros da Igreja Católica, 1706-1999
Lucas Antonio Monteiro de Castro, "Brasil, Minas Gerais, Registros da Igreja Católica, 1706-1999"
Lead confidence: 2
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:66LQ-XZMS

GEDCOM Note

FamilySearch: Brasil, Minas Gerais, Registros da Igreja Católica, 1706-1999
Lucas Antonio Monteiro de Castro, "Brasil, Minas Gerais, Registros da Igreja Católica, 1706-1999"
Lead confidence: 2
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:66LQ-XZMH

GEDCOM Note

Mensagem de Paulo Alvarenga Junqueira, de Belo Horizonte, em Thu, 15 Dec 2005 20:05 - Pedro, desculpe, pois misturei as bolas. A Maria do Carmo Monteiro de Barros, filha do portugues Manuel Jose e Margarida Eufrasia, teve um filho que se chamou Manuel Jose Monteiro de Castro e nao Barros. E ele, por sua vez batizou seu terceiro filho como Manuel Jose de Castro Monteiro de Barros e sua quinta filhacomo Maria do Carmo Monteiro de Castro. Esta foi casada, mas nao
deixou descendencia. Eis ai a mistura que fiz. Sao muitos Manueis Jose e Marias do Carmo, Barros e Castro. Descendo de LUCAS ANTONIO MONTEIRO DE CASTRO, (meu triavo) quinto filho de Maria do Carmo Monteiro de Barros, a filha do Manuel Jose, portugues.

Mensagem de Paulo Alvarenga Junqueira, pauloajunqueira@gmail.com , em Sexta-feira, 9 de Janeiro de 2009 0:27.
Familia Junqueira - Ouro Preto (Casa Branca, Sao Bartolomeu, Cachoeira do Campo), Congonhas do Campo, Ouro Branco, Belo Horizonte

Jose Francisco Junqueira
Nasceu em Portugal na segunda metade do seculo XVIII. Veio para o Brasil, radicando-se provavelmente em Casa Branca, onde foi proprietario da fazenda Bandeirinhas. Foi comerciante alem de fazendeiro, mas nunca foi abastado. Casou-se com Maria Pires Alves, nascida cerca de 1792 e falecida em 1848 em Sao Bartolomeu. Tiveram 5 filhos: 2 homens e tres mulheres.

Manuel Francisco Junqueira (Filho)
Nasceu provavelmente na fazenda Bandeirinhas. Foi comerciante em Sao Bartolomeu. Casou-se com Eulalia Maria de Jesus. Tiveram 9 filhos, 5 homens e 4 mulheres.

Antonio Francisco Junqueira (Primogenito)
Nasceu em Casa Branca, na fazenda Bandeirinhas em 1835. Foi comerciante bem sucedido em Ouro Preto, vereador e coletor estadual. Foi coronel da Guarda Nacional, tendo participado da Guerra do Paraguai. Casou-se em junho de 1877 com Arminda Maria Monteiro de Castro nascida em Ouro Preto em 1862, filha do 2o Barao de Congonhas, LUCAS ANTONIO MONTEIRO DE CASTRO.Tiveram uma grande prole, tendo sobrevivido 18 filhos, todos com nomes iniciados com a letra A, seguidos de Francisco(a). Transferiu-se com a familia para Belo Horizonte quando da mudanca da Capital do Estado, onde continuou exercendo as atividades de coletor. Faleceu em Belo Horizonte em 1914. Arminda Maria faleceu em 1937 na mesma cidade.

Aristides Francisco de Castro Junqueira (2o filho, 1o homem)
Nasceu na fazenda Passa Quatro, Ouro Preto, em 1877. Foi coletor federal e estadual, aventureiro, cineasta e fotografo. Dele ficou o registro mais antigo do cinema brasileiro, realizado em 1909. Denominado por ele mesmo de "Reminiscencias" apresenta seus pais, esposa (gravida) e 4 filhos nascidos ate entao, dos 8 que teve. (Tenho a sorte de ter este magnifico documento genealogico). Aristides se casou em Belo Horizonte em 1900 com Corinna Lima de Abreu, nascida em 1880 em Caxias, no Maranhao e residente a epoca no Rio de janeiro, juntamente com seus pais. Dos 8 filhos, 4 eram homens. Corinna faleceu subitamente em Sao Lourenco no ano de 1926 quando fazia estacao de aguas. Aristides voltou a se casar com outra Corinna (cavalca), com quem teve mais dois filhos. Veio a falecer em 1952, em Belo Horizonte.

Moacyr de Abreu Junqueira (4o filho, 1o homem)
Nasceu em Belo Horizonte em 1906. Formou em medicina, especializou-se em Anatomia patologica, profissao que exerceu por mais de 50 anos na Santa Casa de Misericordia de Belo Horizonte.
Casou-se em Sao Joao del Rei em 1935, com Maria de Lourdes de Mello Alvarenga, nascida naquela cidade em 1909. Tiveram 6 filhos, 4 homens e 2 mulheres. Minha mae faleceu em Belo Horizonte em 1975 e meu pai em 1985.

Paulo Alvarenga Junqueira (4o filho, 3o homem)


GEDCOM Note

FamilySearch: Brasil, Minas Gerais, Registros da Igreja Católica, 1706-1999
Lucas Antonio Monteiro de Castro, "Brasil, Minas Gerais, Registros da Igreja Católica, 1706-1999"
Lead confidence: 2
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:66LQ-XZMS

GEDCOM Note

FamilySearch: Family Tree
Lucas Antônio Monteiro de Castro
Birth  8 February 1812 • Minas Gerais, Brasil
Death  21 August 1878
Parents  Domiciano Ferreira de Sá e Castro • Maria do Carmo Monteiro de Barros
Spouse  Belarmina Emilianna de Oliveira
Children  Belarmina Monteiro de Castro • Domiciano Monteiro de Castro • Francisco Lucas Monteiro de Castro • Honorina Maria Pereira Ruas

Lead confidence: 5
https://www.familysearch.org/tree/person/LKF6-F5Z

GEDCOM Note

FamilySearch: Brasil, Minas Gerais, Registros da Igreja Católica, 1706-1999
Lucas Antonio Monteiro de Castro, "Brasil, Minas Gerais, Registros da Igreja Católica, 1706-1999"
Lead confidence: 2
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:66LQ-XZMH

view all 23

Lucas Antônio Monteiro de Castro, 2º barão de Congonhas do Campo's Timeline

1808
February 8, 1808
Congonhas, Congonhas, State of Minas Gerais, Brazil
1838
1838
Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil
1840
1840
1853
June 14, 1853
Rio de Janeiro, RJ, Brasil (Brazil)
1862
1862
Ouro Preto, Ouro Preto, State of Minas Gerais, Brazil
1891
June 4, 1891
Age 83
Congonhas, Congonhas, State of Minas Gerais, Brazil
????
????
????
????