Manuel Ferreira Fonteles, o Adão do Vale do Acaraú

How are you related to Manuel Ferreira Fonteles, o Adão do Vale do Acaraú?

Connect to the World Family Tree to find out

Manuel Ferreira Fonteles, o Adão do Vale do Acaraú's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Manuel Ferreira Fonteles, o Adão do Vale do Acaraú

Also Known As: "Manuel Ferreira Fontelles", "Manoel Ferreira Fonteles", "Manoel Ferreira Fontelles", "Manoel Ferreira Velho", "Manuel Ferreira Velho", "o verdadeiro Adão do Vale do Acaraú"
Birthdate:
Birthplace: Fontelo, Meixomil, Porto, Concelho Paços de Ferreira, Portugal
Death: April 30, 1761 (74)
Bela Cruz, State of Ceará, Brazil (Causas Naturais/Idade avançada)
Place of Burial: Santana do Acaraú, State of Ceará, Brazil
Immediate Family:

Son of Domingos Velho da Cruz and Maria Ferreira Pinto
Husband of Maria Pereira da Rocha and Rosaura Maria de Mendonça
Partner of Maria Fernandes, índia tapuia
Father of Luísa Ferreira Fonteles; Maria Ferreira Pinto Brandão; Ana Ferreira do Espírito Santo; Manoel Ferreira Fonteles, o Moço; Bibiana Ferreira Fonteles and 2 others
Brother of António Ferreira; Maria Velha; Domingos Ferreira Pinto; Maria Ferreira; João Ferreira and 2 others

Managed by: Jose David Nasser de Araujo Vasc...
Last Updated:

About Manuel Ferreira Fonteles, o Adão do Vale do Acaraú

“Manoel Ferreira Fonteles nasceu, a 7 de março de 1687, no lugar Fontelo, freguesia de Meixomil, região de Entre Douro e Minho, Portugal. De Fontelo, topônimo retirado de pequena fonte local provém o apelido Fonteles que, no Brasil, Manoel adotou por sobrenome e o transmitiu à família. Seu nome Manoel Ferreira Velho foi modificado para Manoel Ferreira Fonteles, a fim de lembrar seu lugar de origem. Hoje são incontáveis os Fonteles que povoam o Vale do Acaraú, o Ceará e o Brasil.

Em documentos paroquiais do Curato do Acaraú constam que os pais de Manoel Ferreira Fonteles chamavam-se Domingos Velho da Cruz e Maria Ferreira Pinto. Foi graças a esses dados que o Pe. Francisco Sadoc de Araújo conseguiu no Arquivo Distrital do Porto, mais informações sobre os ascendentes desse nosso ancestral. Um documento preciso é o termo do casamento de seus pais realizado, a 7 de janeiro de 1683, na matriz de Meixomil:

Domingos Velho, filho de João Velho e de sua mulher Maria Antônia, já defunta, de Fontelo, se recebeo com Maria Ferreira, filha de Domingos Ferreira, já defunto, e de sua mulher Maria Antonia, do lugar Fontelo, todos desta freguesia de Meixomil, na forma do Sagrado Concílio Tridentino, aos sete dias do mês de janeiro do ano de mil seiscentos e oitenta e três, estando por testemunhas presentes Antônio Pinto Carneiro, Reitor de Pena Maior e o Pe. Luis Ferreira e Baltazar Barbosa e o Pe. Pedro Velho que, por comissão de licença minha, os recebeo, e por assim ser verdade fiz este assento, hoje oito do dito mês de janeiro da era ut supra. Antonio da Silva. (Liv. Misto, nº 2, 1652-1707, fl. 108.)

Não se sabe em que ano, exatamente, Manoel Ferreira Fonteles emigrou para o Brasil. É certo que não chegou ao Ceará antes de 1715. Anteriormente esteve em Pernambuco, onde desembarcou. Em Olinda conheceu um seu patrício, de nome Francisco Pereira Brandão, com quem mantinha fortes laços de amizade. Este tinha uma filha de menor idade, chamada Maria Pereira. Tendo que viajar para o Ceará, o jovem Manoel combinou com seu amigo que casaria com sua filha, logo esta alcançasse a idade núbil. No tempo oportuno combinariam a data do casamento, quando então, se encontrariam na Vila de Aquiraz para realizar a cerimônia do matrimônio religioso. Foi assim que Manoel embarcou para o Ceará.

Enquanto residia em Aquiraz, Manoel Ferreira Fonteles conheceu uma índia tapuia, de nome Maria Fernandes, com quem passou a viver maritalmente. Desta relação amorosa nasceu uma menina, batizada em 1718, tomando o nome de Luisa. Esta se casou, a 26 de novembro de 1733, com o português Caetano Soares Monteiro, filho de Simão Marques Leitão e Catarina Soares Monteiro, naturais de Sobral da Lagoa, Óbidos, Portugal.

[...]

Por volta de 1725, Manoel Ferreira Fonteles recebeu carta do amigo residente em Pernambuco, na qual comunicava que estava a preparar viagem ao Ceará, em companhia da filha Maria Pereira, com o fim de realizar o casamento.

Conhecedora dos acontecimentos, a índia tapuia revoltou-se contra o amante que lhe havia prometido fidelidade e, agora, anunciara-lhe que estava terminada a vida em comum, porque chegara a hora de se casar com a jovem prestes a chegar de Pernambuco. Dizendo-se ameaçado de morte pela amante, Manoel Ferreira Fonteles conseguiu que a índia fosse presa na cadeia de Aquiraz, não devendo ser solta senão após a realização do casamento.

Na busca de sair-se bem da vexatória situação, Manoel Ferreira Fonteles procurou enfrentar imediatamente os problemas, a fim de que, quando chegasse de Pernambuco o futuro sogro, tudo estivesse resolvido.

A primeira providência a tomar foi adquirir uma propriedade onde se fixar, longe dos problemas surgidos em Aquiraz. Foi então que comprou parte da sesmaria de Nicolau da Costa Peixoto, que se estendia até a localidade de Tucunduba, onde pretendia se estabelecer, após a realização do matrimônio.

Uma vez casados, Manoel Ferreira Fonteles e Maria Pereira vieram para a ribeira do Acaraú. A fazenda cujo nome lembra abundância de tucum media meia légua de terra, de comprido, com meia légua de largo, tudo de uma só banda do rio Acaraú, à margem esquerda, e confinava, ao norte, com a fazenda Salgado e, ao sul, com as fazendas Raiz e Várzea Redonda. Conforme levantamento feito pela Câmara Municipal de Sobral, em 1788, a fazenda Tucunduba possuía os seguintes bens semoventes: ‘28 cabeças de gado de açougue, 100 vacas parideiras, 10 poltros, 30 novilhos, 25 garrotes, 70 cabras e 46 cabritos. Possuía 2 escravos, 1 engenhoca, 3 machados, 2 enxadas, 2 foices e 1 cavador’. Quanto à produção agrícola dispunha de 5.000 covas de mandioca, 100 mãos de milho de colheita e 25 braças de terra plantada de algodão.

Estes dados demonstram que Manoel Ferreira Fonteles chegou a possuir um bom patrimônio, o que o fez conseguir proeminência social na região, tendo exercitado influência política e chegado ao posto de tenente do regimento de ordenanças, tendo também projeção no campo religioso. Muito ajudou na construção da capela de Santana do Acaraú, cuja bênção se realizou no dia 9 de agosto de 1739. Foi juiz ordinário da Câmara de Fortaleza, no ano de 1741. A 26 de julho de 1745 foi eleito juiz ordinário da ribeira do Acaraú, com juramento e posse a 22 de abril de 1746.

Dona Maria Pereira, faleceu a 28 de dezembro de 1747, de parto dos dois gêmeos, o Tenente Manoel Ferreira Fonteles casou, em segundas núpcias, com Rosaura Maria de Mendonça, a 28 de maio de 1752, viúva de Bento de Barros, falecido a 7 de janeiro de 1752. Deste segundo matrimônio não houve descendência.

Manoel Ferreira Fonteles faleceu a 30 de abril de 1761, com 74 anos de idade. Seu corpo foi sepultado, com todos os sacramentos, na capela de Santana do Acaraú. Deixou testamento, cujo resumo foi transcrito no próprio livro paroquial da freguesia da Caiçara”. (ARAÚJO, 2010, p. 178-184).

ARAÚJO, V. F. de. Esboço Genealógico de Bela Cruz. In:___. Esboço Genealógico de Bela Cruz. Fortaleza: edição do autor, 2010. cap. 7.


Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992. Volume II pagina, 392


GEDCOM Note

Nasceu em Meiximil, entre Douro e Minho, Portugal.
Emigrou p/o Brasil, fixando-se primeiramente nas proximidades do Forte, tendo sido vereador em Aquiraz. Comprou terras de Nicolau da Costa Peixoto, nas quais construiu a Fazenda Tucunduba. 10/10/1726 obtém sesmaria de 3 léguas na Ribeira do Acaraú, vizinho a "Olhos d'Água das picadas do Chora". Livro Misto, No.2, Meixomil, de 1652 a 1707, fl.40v ).-->batismo

"Siará Grande- Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil"- do autor Francisco Augusto de Araújo Lima, volume I página 501.

"Siará Grande- Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil"- do autor Francisco Augusto de Araújo Lima, volume II página 622.

"Siará Grande- Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil"- do autor Francisco Augusto de Araújo Lima, volume IV pagina 2273.

view all 12

Manuel Ferreira Fonteles, o Adão do Vale do Acaraú's Timeline

1687
March 7, 1687
Fontelo, Meixomil, Porto, Concelho Paços de Ferreira, Portugal
1718
1718
Sobral, State of Ceará, Brazil
1729
1729
Acaraú, State of Ceará, Brazil
1732
May 1732
1740
May 2, 1740
Brazil
1742
December 1, 1742
1747
December 28, 1747
December 28, 1747