Is your surname Leal?

Connect to 8,336 Leal profiles on Geni

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Matias Leal

Also Known As: "Mathias Leal"
Birthdate:
Birthplace: Sintra, Lisbon District, Portugal
Death:
Immediate Family:

Husband of Antônia Borges Marim
Father of Francisco Borges Leal Viana and João Borges Leal

Occupation: Capitão
Managed by: Leonardo Costa
Last Updated:

About Matias Leal

"capitão Mathias Leal, natural da vila de Sintra, do patriarcado de Lisboa, e de sua esposa Antônia Borges Marim, natural da sobredita freguesia da cidade de Sergipe del Rey, onde se casaram e foram moradores"

MIRANDA, R. Cônego Antônio Borges Leal. Portal Entretextos, 2020. Disponível em: https://www.portalentretextos.com.br/post/conego-antonio-borges-leal . Acesso em 03 out 2022.


“O Cap.tam Matias Leal homem nobre sidadão desta sidade morador no camafaris desta sidade de idade q dise ser de sincoenta e hu annos pouco mais ou menos [...]” (p. 5 do arquivo)

Fonte: Consulta do Conselho Ultramarino sobre a representação que faz Leonor Monteiro, em seu nome e de seus filhos, ao Rei [D. Pedro II], pedindo uma nova devassa da morte de seu marido, Sebastião Fernandes de Souza, da Capitania de Sergipe del Rey. Sergipe: 29 nov 1697.


“Carta Patente do Posto de Capitão da Companhia dos homens de negocio da Capitania de Sergipe de El-Rei, provido na pessoa de Mathias Leal.

Alexandre de Sousa Freire do Conselho de Guerra de Sua Magestade etc. Porquanto convem prover aliás convem que de todos homens de negocio, forasteiros da Capitania de Sergipe del-Rei se forme uma Companhia de Infantaria da Ordenança, a exemplo do que nesta praça resolvi se formasse (a qual serve aggregada a um dos Terços deste Presidio) e se proveja em pessoa em pessoa (sic) de valor, pratica da disciplina militar, e experiência da Guerra: tendo Eu consideração ao bem que todas estas partes concorrem na de Mathias Leal, e a honrada informação que por parte dos Officiaes da Camara daquella Cidade se me fez de seu procedimento, e de ser o principal homem de negocio della: esperando que em tudo o de que for encarregado do serviço de Sua Magestade, e obrigações daquelle posto se haverá muito conforme as que lhe tocarem, e a confiança que faço de seu merecimento. Hei por bem de o eleger, e nomear (como em virtude da presente elejo e nomeio) Capitão da referida Companhia, para que como tal o seja, use, e exerça com todas as honras, graças, franquezas, preeminências, previlegios, isenções, e liberdades, que lhe tocam, podem, e devem tocar aos mais Capitães da Infantaria da Ordenança deste Estado, e com a dita Companhia servirá aggregada ao Terço do Coronel Matheus Marinho Falcão. Pelo que ordeno ao Capitão-Mor da Capitania lhe faça dar a posse, e ao Coronel do referido Terço lh’a dê com effeito, e aos Officiaes da Camara o juramento na forma costumada, de que se fará assento nas costas desta; e aos Officiaes Maiores, e menores de guerra, e milicia deste Estado, e Coroneis desta Capitania, o hajam, honrem, estimem, e reputem por tal Capitão da dita Companhia, e aos Officiaes, e Soldados della mando façam o mesmo, e o obedeçam, cumpram, e guardem todas suas ordens, de palavra, ou por escripto, tão pontual, e inteiramente como devem, e são obrigados. Para firmeza do que lhe mandei passar a presente sub meu signal, e sello de minhas armas, a qual se registará nos livros da Secretaria do estado, e nos da Camara da mesma Capitania. José Cardoso Pereira a fez neta Cidade do Salvador Bahia de todos os Santos, em dezoito do mez de Abril. Anno de mil seis centos, sessenta e oito. Bernardo Vieira Ravasco a fiz escrever. Alexandre de Sousa Freire. Carta Patente do posto de Capitão da Companhia dos homens de negocio forasteiros da Capitania de Sergipe del-Rei, que Vossa Senhoria teve por bem mandar se forme a imitação da que se creou nesta Praça já, e Vossa Senhoria se serviu prover na pessoa de Mathia Leal, e com ella sirva aggregada ao Terço do Coronel Matheus Marinho Falcão, pelos respeitos acima declarados. Para Vossa Senhoria ver”. (BIBLIOTHECA NACIONAL, 1929, p. 416-418)

BIBLIOTHECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1675-1709 – Correspondencia dos Governadores Geraes – Provisões. Rio de Janeiro: Augusto Porto & C, 1929.


“Carta Patente do Posto de Capitão da Companhia de Infantaria da Ordenança do Districto do Lagarto provido na pessoa de Mathias Leal.

Alexandre de Sousa Freire Senhor da Casa de Sosa do Conselho de Guerra etc. Porquanto está vaga a Companhia de Infantaria da Ordenança do Districto de Lagarto, da Capitania de Sergipe del-Rei, de que era Capitão Belchior Moreira, e convem provel-a, e reformar a dos Forasteiros que na Praça daquela Cidade exercia Mathias Leal: tendo Eu consideração ao bem que o dito Mathia Leal acudiu ás obrigações do dito posto; esperando delle que em tudo o de que for encarregado do serviço de Sua Alteza, se haverá muito conforme a ellas, e a confiança que faço de seu procedimento. Hei por bem de o eleger, e nomear (como em virtude da presente elejo, e nomeio) Capitão da dita Companhia, do Districto do Lagarto (ficando logo extincta a dos Forasteiros que servia) para que como tal o seja, use, exerça com todas as honras graças, franquezas, preeminências, privilégios, isenções e liberdades que lhe tocam, podem, e devem tocar, aos mais Capitães de Infantaria da Ordenança deste Estado, e Reino de Portugal. Pelo que ordeno ao Capitão-Mor da dita Capitania, e por sua ausência ao Coronel Matheus Marinho Falcão (sem embargo de não ser do seu Partido) lhe dê a posse e a Camara daquella Cidade o juramento na forma costumada, de que se fará assento nas costas desta. E aos Officiaes Maiores e menores de guerra e milicia deste Estado, o hajam, honrem, estimem, e reputem por tal Capitão da dita Companhia, e aos Officiaes, e Soldados della mado façam o mesmo, e o obedeçam, cumpram, e guardem todas suas ordens de palavra, ou por escrito, tão pontual, e inteiramente, como devem, e são obrigados. Para firmeza do que lhe mandei passar a presente sub meu signal, e sello de minhas armas, a qual se registará nos livros da Sercretaria deste Estado, e nos da Camara da dita Cidade a que tocar, José Cardoso Pereira a fez nesta Cidade do Salvador Bahia de todos os Santos, em os vinte e sete dias do mez de Março. Anno de mil seis centos, e setenta. Bernardo Vieira Ravasco a fiz escrever. Alexandre de Sousa Freire. Carta Patente de Capitão de Infantaria da Ordenança, do Districto do Lagarto, da Capitania de Sergipe del-Rei, de que o era Belchior Moreira, e Vossa Senhoria teve por bem provel-a na pessoa de Mathias Leal, e reformar a dos Forasteiros, que actualmente estava servindo o dito Mathias Leal na mesma Capitania pelos respeitos acima declarados. Para Vossa Senhoria ver”. (BIBLIOTHECA NACIONAL, 1929, p. 92-93)

BIBLIOTHECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1668-1677 - Patentes e Provisões. Rio de Janeiro: Augusto Porto & C, 1929.

view all

Matias Leal's Timeline

1646
1646
Sintra, Lisbon District, Portugal
????
State of Sergipe, Brazil
????
????