Maurício Graccho Cardoso

How are you related to Maurício Graccho Cardoso?

Connect to the World Family Tree to find out

Maurício Graccho Cardoso's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Maurício Graccho Cardoso

Birthdate:
Birthplace: Estância, Sergipe, Brazil
Death: May 03, 1950 (75)
Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of Brício Maurício de Azevedo Cardoso and Mirena Perpedigna
Husband of Ana Joelina Figueiredo Melo
Brother of Mariana Brasil Cardoso
Half brother of Áquila Cardoso

Managed by: Private User
Last Updated:

About Maurício Graccho Cardoso

Maurício Graccho Cardoso (Estância, 9 de agosto de 1874 – Rio de Janeiro, 3 de maio de 1950) foi um político brasileiro, tendo sido senador de Sergipe por um mandato, deputado federal por seis mandatos (dois pelo Ceará e quatro por Sergipe) e presidente de Estado do Ceará e de Sergipe, dentre outros cargos.

Foi o segundo filho do casal Brício Maurício de Azevedo Cardoso, membro da Academia Sergipana de Letras e patrono da cadeira n° 36,[1] além de deputado estadual por Sergipe na República Velha, e Mirena Cardoso.

Pertencente a uma tradicional família de Sergipe, iniciou seus estudos em Estância, com o próprio pai.

Um dos seus primos, filho do irmão de seu pai, Melquezedecke Mathuzalem de Azevedo Cardoso, foi o advogado, professor universitário e político Maurício Cardoso, que foi governador do estado do Rio Grande do Sul e ministro da Justiça do Brasil.

Graccho Cardoso estudou na Escola Militar de Sergipe, em Aracaju, participando activamente dos movimentos militares dos primeiros anos da República. A seguir cursou a faculdade de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Ceará, onde fixou residência, casou e entrou na vida pública, como secretário de estado da fazenda, deputado estadual, vice-presidente do Estado, presidente do Estado, senador e deputado federal, ambos os cargos pelo estado do Ceará.

Retornando a Sergipe foi eleito deputado federal (1921 – 1923) e senador, na vaga decorrente pela morte de Manuel Prisciliano de Oliveira Valadão, mas não cumpriu o mandato por ter sido eleito presidente do Estado nos períodos de 1927 a 1929 e de 1930 a 1932, sendo a última legislatura interrompida pela revolução de 1930.

Durante sua administração em Sergipe, criou vários grupos escolares, o prédio da Prefeitura de Aracaju, o Atheneu Pedro II, o Mercado Modelo, a Associação Comercial de Sergipe, a sede sergipana do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, fundou duas faculdades (a de Farmácia Aníbal Freire da Fonseca e a de Direito Tobias Barreto), criou o Instituto de Química e o Instituto Parreiras Horta (parte da faculdade de medicina da Universidade Federal de Sergipe), dentre outros. Também, enquanto presidente de Estado(governador) de Sergipe, inaugurou a Usina de Energia Elétrica do Estado.

Com a redemocratização de 1945, foi novamente eleito deputado federal (1946 – 1950) na Assembleia constituinte, assumindo, por eleição, a vice-presidência da Câmara dos Deputados do Brasil. Tendo sido, presidente da Subcomissão do Poder Executivo, e da comissão da Constituição. Morreu no plenário, quando se dirigia para a mesa, para presidir uma sessão.

Fonte: WP

view all

Maurício Graccho Cardoso's Timeline

1874
August 9, 1874
Estância, Sergipe, Brazil
1950
May 3, 1950
Age 75
Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil