How are you related to Menotti Del Picchia?

Connect to the World Family Tree to find out

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Paulo Menotti Del Picchia

Birthdate:
Birthplace: São Paulo, State of São Paulo, Brazil
Death: August 23, 1988 (96)
São Paulo, State of São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Luiz Del Pichia and Corina del Corso del Picchia
Husband of Francisca da Cunha Del Picchia and Antonieta Rudge Miller
Father of Myriam Semiramis Del Picchia de Aguiar Vallim; Fúlvio Del Picchia; Ulpiano Del Picchia; Helio Del Picchia; Wanda Del Picchia and 2 others
Brother of Private

Occupation: poeta, jornalista, político, romancista, contista, cronista e ensaísta e pintor
Managed by: Private User
Last Updated:

About Menotti Del Picchia

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-4T7S-8?i=96&wc=M5J...

casamento de Menotti com Francisca :

Aos 20 de março de 1912, (em Itapira-SP), às 7:30 hs da noite, na residencia do capitão José Gomes da Cunha Salles, na rua Francisco Glicério, depois das denunciações e mais formalidades prescritas, em oratório particular e com licença da autoridade eclesiástica desta Diocese, não aparecendo impedimento algum, por palavras de presente e na forma do Ritual (Romano), perante mim e as testemunhas: capitão João Ribeiro Pereira da Cruz e José Del Picchia, se receberam em Matrimônio Menotti Del Picchia e Francisca da Cunha Salles, ambos solteiros e moradores nesta freguesia de Itapira, ele com 20 anos de idade, nascido e batizado na freguesia da Sé em S. Paulo, fiho legitimo de Luiz Del Picchia e Corina del Corso, falecida. Ela com 18 anos de idade, nascida e batizada nesta freguesia de Itapira, filha legitima do capitão José Gomes da Cunha Salles e de Francisca Avelina da Cunha Salles. E para constar lavrei esse termo que assino. O vigário Conego Manoel Carlos de Amorim Correa.

informado por Jackson Bertagnoli

===========================================================================================================================================

Terceiro ocupante da Cadeira 28, eleito em 1º de abril de 1943, na sucessão de Xavier Marques e recebido pelo Acadêmico Cassiano Ricardo em 20 de dezembro de 1943. Recebeu o Acadêmico Luís Viana Filho.

Menotti del Picchia (Paulo M. del P.), poeta, jornalista, político, romancista, contista, cronista e ensaísta, nasceu em São Paulo, SP, em 20 de março de 1892, e faleceu na mesma cidade em 23 de agosto de 1988.

Foram seus pais Luiz del Picchia e Corina del Corso del Picchia. Fez os estudos ginasiais em Campinas, SP, e diplomou-se em Ciências e Letras em Pouso Alegre, MG. Cursou depois a Faculdade de Direito de São Paulo, publicando durante o curso seu primeiro livro de poesias, Poemas do vício e da virtude, em 1913. Foi agricultor e advogado em Itapira, onde dirigiu o jornal Cidade de Itapira e fundou o jornal político O Grito. Lá escreveu os poemas Moisés e Juca Mulato, ambos publicados em 1917, Passou a residir em São Paulo, onde foi redator em diversos jornais, entre os quais A Gazeta e o Correio Paulistano. Fundou o jornal A Noite e dirigiu, com Cassiano Ricardo, os mensários São Paulo e Brasil Novo. Colaborou assiduamente no Diário da Noite, onde por muitos anos manteve uma seção diária sob o pseudônimo de Hélios, seção que ele criara, em 1922, no Correio Paulistano, através da qual divulgou as notícias do Movimento Modernista.

Com Graça Aranha, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e outros, foi um dos arautos do Movimento, participando da Semana de Arte Moderna de 11 a 18 de fevereiro de 1922. Com Cassiano Ricardo, Plínio Salgado e outros, realizou o movimento Verdamarelo; depois, com Cassiano Ricardo e Mota Filho, chefiou o movimento cultural da Bandeira.

Além de jornalista militante exerceu inúmeros cargos públicos. Foi o primeiro diretor do Departamento de Imprensa e Propaganda do Estado de São Paulo; deputado estadual em duas legislaturas, membro da Constituinte do Estado e deputado federal pelo Estado de São Paulo em três legislaturas. Presidiu a Associação dos Escritores Brasileiros, seção de São Paulo.

Embora tenha incursionado por vários gêneros literários, é a sua poesia que destaca o sentido nacionalista do Modernismo, do qual foi precursor o seu poema nacional Juca Mulato (1917). A sua origem estética, no entanto, ainda é o Romantismo, que é evidente em sua poesia pela grandiloqüência e floreios verbais. Em 1982, foi proclamado Príncipe dos Poetas Brasileiros, o quarto e último deste título que pertenceu anteriormente a Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Olegário Mariano. Em 1984, recebeu o Prêmio Moinho Santista Categoria Poesia.

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3...

view all 11

Menotti Del Picchia's Timeline

1892
March 20, 1892
São Paulo, State of São Paulo, Brazil
1918
March 1, 1918
Itapira, Itapira, São Paulo, Brazil
1988
August 23, 1988
Age 96
São Paulo, State of São Paulo, Brazil
????
????
????
????
????
????