Veridiana Valéria da Silva Prado

How are you related to Veridiana Valéria da Silva Prado?

Connect to the World Family Tree to find out

Veridiana Valéria da Silva Prado's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Veridiana Valéria da Silva Prado

Portuguese: Veridiana Valéria Da Silva Prado
Birthdate:
Birthplace: Sao Paulo, São Paulo, Brazil
Death: June 11, 1910 (85)
São Paulo, State of São Paulo, Brazil
Place of Burial: Sao Paulo, São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Daughter of Antonio da Silva Prado, 1º barão de Iguape and Maria Cândida de Moura Leite, baronesa de Iguape
Wife of Martinho da Silva Prado
Mother of Conselheiro Antônio da Silva Prado; Veridiana da Silva Prado; Martinho da Silva Prado, Jr.; Ana Brandina Vicência da Silva Prado, condessa Pereira Pinto; Anésia da Silva Prado and 2 others
Sister of Veríssimo da Silva Prado
Half sister of Maria Emilia de Moura and Antonia Emilia de Moura Vaz

Managed by: Private User
Last Updated:

About Veridiana Valéria da Silva Prado

Veridiana Valéria da Silva Prado (São Paulo, 11 de fevereiro de 1825 — 11 de junho de 1910) foi uma feminista brasileira.

Nascida numa tradicional família paulistana, e fez questão de ignorar o preceito, escandalizando seus conterrâneos com uma vida plena de atividades intelectuais e atitudes que a lançaram na história como uma das pioneiras do feminismo no Brasil.

Veridiana era filha de Antônio da Silva Prado, o Barão de Iguape, um dos paulistanos mais ricos da época. Quando sua filha Veridiana completou 13 anos, o Barão resolveu arrumar-lhe um marido. E a escolha recaiu sobre um de seus meio-irmãos-primos, Martinho da Silva Prado, quatorze anos mais velho que a futura esposa. A união tornou assim o Barão de Iguape, sogro do seu primo meio-irmão e avô materno e tio paterno dos futuros filhos do casal. Não se sabe se a jovem Veridiana concordou ou não com o arranjo, mas quando, os seus filhos chegaram à idade adulta, ela chocou a cidade com uma escandalosa decisão: resolvera separar-se. Assumiu a chefia da família invertendo o rígido sistema patriarcal vigente, ela resolveu encarregar-se da educação dos filhos, ao assumir a chefia da família. Inconformista e incentivadora do desenvolvimento cultural, artístico e político mudou-se para um palacete em 1848, que ficou conhecido como Chácara Dona Veridiana.

A chácara tornou-se ponto de encontro de intelectuais, artistas, políticos e cientistas, sediando reuniões sociais e culturais, e impulsionando debates políticos e literários. Hoje, o casarão ainda existe na avenida Higienópolis, no bairro de Higienópolis, abrigando o Iate Clube de Santos. Diante de tantas ousadias, alguns passaram do falatório para as ameaças de morte, mas Veridiana não se intimidou. Continuou com as suas atitudes de desafio, como a de andar sozinha pelas ruas quase até sua morte em 1909, aos 83 anos.

Veridiana era "madrinha" de Edmundo Navarro de Andrade, que formou os hortos do estado de São Paulo e de outros estados. Hoje, Dona Veridiana é o nome de uma rua no bairro de Higienópolis, na capital paulista, próximo à Estação Santa Cecília do Metrô de São Paulo. É considerada uma das três senhoras fundadoras do bairro de Higienópolis, juntamente com Dona Maria Antônia da Silva Ramos (rua Maria Antônia) e Dona Maria Angélica Souza Queiroz de Barros (avenida Angélica).

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Veridiana_da_Silva_Prado)

view all 12

Veridiana Valéria da Silva Prado's Timeline

1825
February 11, 1825
Sao Paulo, São Paulo, Brazil
February 20, 1825
Santa Efigênia, São Paulo, São Paulo, Brasil
1840
February 25, 1840
Sao Paulo, São Paulo, Brazil
1842
May 5, 1842
São Paulo, São Paulo, SP, Brazil
1843
November 17, 1843
São Paulo, São Paulo, Brazil
1844
November 30, 1844
São Paulo, São Paulo, SP, Brazil
1850
March 31, 1850
São Paulo, São Paulo, SP, Brazil
1853
June 13, 1853
São Paulo, São Paulo, Brazil
1860
February 27, 1860
Sao Paulo, São Paulo, Brazil