Start My Family Tree Welcome to Geni, home of the world's largest family tree.
Join Geni to explore your genealogy and family history in the World's Largest Family Tree.

Imigrantes Ucranianos ao Brasil / Ukraine Immigrants to Brazil

view all

Profiles

  • Felip Schulhan (1844 - 1940)
    Galícia Oriental
  • Anna Schulhan (1887 - 1917)
  • Simao Maisztrowics (1881 - d.)
  • Gregório Szmuczki (1883 - 1956)
    No registro de óbito de Gregório consta a seguinte averbação; "Por sentença do MM Juiz desta Comarca, nos autos de retificação de nome n. 247/74 fica retificado neste termo o apelido da família, onde c...
  • Auguste Drews (1864 - 1942)

O Brasil abriga hoje a maior comunidade ucraniana da América Latina, contando com mais de 1 milhão pessoas,[carece de fontes] entre ucranianos e descendentes, 80% deles vivendo no estado do Paraná. A Rússia é responsável por esse imigração devido aos conflitos com a Ucrânia desde o fim da União Soviética.

História da imigração

Os ucranianos formaram o segundo maior contingente eslavo a imigrar para o Brasil, perdendo apenas para os poloneses. A imigração de ucranianos para o Brasil começou efetivamente nos anos de 1895-96. Em apenas dois anos, cerca de 15 mil ucranianos desembarcaram no Brasil. A grande maioria foi encaminhada para o Paraná, onde tornaram-se pequenos agricultores.

Até a década de 1920, aproximadamente 50 mil ucranianos imigraram para o Brasil, a maior parte proveniente da Galícia. O número de imigrantes, de fato, deve ter sido ligeiramente maior, tendo em vista que parte da Ucrânia estava dominada pelo Império Austro-Húngaro e pela Polônia, e muitos imigrantes possuíam passaporte austríaco ou polonês.

Durante a década de 1960 muitos reemigraram para os Estados Unidos e principalmente o Canadá onde a comunidade ucraniana era bem maior e obtinha muitos mais benefícios do governo canadense para se estabelecer em fazendas.

A comunidade ucraino-brasileira hoje

Residindo em sua imensa maioria no Paraná e, em menor medida, em Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo, os descendentes de ucranianos ainda preservam seus costumes em diversos municípios brasileiros, com destaque para Prudentópolis, Mallet, Irati e a região metropolitana de Curitiba.

Língua

A língua ucraniana ainda é falada pelas gerações mais antigas, todavia a maioria dos jovens atualmente fala apenas o português.

Religião

As igrejas Cristãs Católicas e Ortodoxas são ainda os meios que preservam o idioma ucraniano em suas liturgias e através de seminários e algumas escolas. Não existem mais igrejas protestantes que realizam cultos em idioma ucraniano no Brasil, com o passar dos anos desapareceram ou se integraram a comunidade brasileira.

Fonte: WP