Baltasar de Lemos e Morais - Bandeirante?

Started by Lúcia Pilla on Monday, July 21, 2014
Showing all 16 posts
7/21/2014 at 9:45 AM

Outro que estou em dúvida se foi bandeirante. Note-se no texto "no início do que seria uma vida"...

Private User
7/21/2014 at 7:02 PM

Então, ele casou antes de ser Bandeirante....kkkk....muito boa. Acho que precisamos de outras Bios dele. Ver as referências da Wiki.

Private User
7/21/2014 at 7:03 PM

Não tem referências às fontes...ótimo isso.

7/22/2014 at 12:22 PM

Seria bom se tivéssemos uma lista "oficial" dos bandeirantes... hehe

Private User
7/25/2014 at 3:15 PM

Talvez realmente haja uma lista "oficial" ou com mais credibilidade. Mas, duvido muito que esteja disponível na Internet. Isto é assunto para livros mais antigos. Nem nas livrarias se encontra livros que abordem o assunto.

7/25/2014 at 4:16 PM

A wikipédia está muito furada! Imagina que um barão de Itu nascido no final do século XVIII está categorizado como bandeirante! E eu corrijo lá e eles revertem...

http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Bento_Pais_de_Barros&...

Private User
7/25/2014 at 7:13 PM

Boa essa. Estamos mal mesmo. Vamos ter que voltar ao papel.

7/25/2014 at 7:31 PM

Dalton Holland Baptista, você que ainda anda registrado por lá, pode dar um jeito na situação' hahahaha É impressionante com o "espírito wiki" foi desvirtuado.

7/25/2014 at 7:46 PM

Aliás, estamos mesmo precisando de uma "ponte" com a wikipédia, que talvez o Dalton possa fazer.
Minha anterior experiência foi péssima. Fiz de tudo para registrar as ponderações de nosso amigo George J. Homs na wikipédia em português, para que parasse de propagar outro erro. Mas tudo que consegui foi ser revertida sucessivamente.

Link: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Discuss%C3%A3o%3AWillem_v...

Claudio Frollo até que tentou interceder, a meu pedido, mas o resultado foi nulo.

7/26/2014 at 1:20 AM

By the way, given what you're saying, I just sent a few messages to see if I can get in touch with André Claeys about the Açores. Someone (me?) has to volunteer and translate his work into English. As long as it remains in Dutch, it will be hard to ever have an impact on people seeking genealogical inf from the Açores.

7/26/2014 at 2:59 AM

Depois vou ver o que dá para fazer na WP (depois de mais de um ano, não lembrava mais nem minha senha, mas já resolvi). Não sabia dessas novidades sobre os Silveira. Bem interessantes considerando-se que essa é a justamente a linha paterna de meu único ancestral "brasileiro" que é minha bisavó. Mas o melhor de tudo é que como consequência dessa discussão consegui uma cópia do batismo de [Antonio da Silveira Goulart Antonio da Silveira Gularte] e quiçá mais uma geração para trás depois que esquadrinhars os livros ali no site. Enfim, estou com muita inveja da assinatura do meu 8.º avó Manuel da Silveira Gularte que pode ser vista nesse documento que carreguei. Certamente era alfabetizado. ahah. Bem neste final de semana não vou estar por aqui que é o niver da minha mãe e vou prá sampa. Bom fds procês!

7/26/2014 at 8:35 AM

Hola Dalton,
In André Claeys' work, there is one Manuel da Silveira Goulart, who was born in Cedros (Horta). He was married to Ana Pereira, also born in Cedros. Of course, this is probably not the same as yours, but who knows that it gives a clue because they may have close ancestors (an indication of how the names were given).
Manuel da Silva Goulart had as father Manuel da Silveira and mother Antonia André (both died in Cedros - the father in 1685).
The paternal grandparents were António Silveira de Medeiros (born Cedros around 1600), and Margarida Goulart (also born Cedros.
Perhaps it is these grandparents that may give you a clue - and they had as children (besides Manuel, father of your Manuel): Gaspar, Braz, Luzia and Águeda. Perhaps one of these may have had a child Antonio, the father of your Manuel?
(sorry for this deviation of the main topic, but perhaps useful for Dalton)

Private User
7/27/2014 at 5:36 PM

Lúcia Pilla
Há uma solução para o Projeto Bandeirantes. Mudar o nome para Bandeirantes e Sertanistas, e excluir somente aqueles que de fato NÃO foram nem uma coisa, nem outra.

7/28/2014 at 4:36 AM

O problema é que as informações disponíveis sobre a maioria são bastante erráticas. Por exemplo sobre o bandeirante Valentim? (não lembro o primeiro nome agora) Vaz de Barros. Tudo que a WP diz trata de sua participação em umas batalhas no Nordeste. Isso não faz dele um bandeirante, no máximo um soldado. Depois encontrei uma sentença em algum lugar dizendo que participou de uma bandeira de Raposo Tavares. Enfim não se exijam demais tentando estabelecer todos os fatos logo pode até ser que tenha sido um bandeirante mas essa informação não está lá. Precisa de um exército de pesquisadores para fazer isso (ou um bom livro que tenha esgotado o assunto). Aos poucos e com o tempo tudo vai entrando nos eixos. Melhor deixar todas as dúvidas que tiverem anotadas no 'Sobre mim' e seguir em frente. Mais adiante alguém com mais informações vai se debruçar e esclarecer melhor e, se for o caso, ele pode ser removido do projeto. Coloque uma nota logo de cara mais ou menos assim '''Adicionado provisoriamente ao projeto, etc''' ou '''Não está provado que foi um Bandeirante mas costuma aparecer nas listas disponíveis''' sei lá...Nas últimas entradas dos descendentes dos Silveiras que ainda estou pesquisando, tenho anotado dicas e suspeitas nos sobre mim, com tudo que pude encontrar até agora e sigo adiante. Quando voltar a pesquisar essas pessoas já tenho de onde partir. No momento me parece que ainda estamos levantando a estrutura geral do Geni e só depois virá o "acabamento". Naturalmente podemos ir trabalhando já com cada pessoa e tentar explorar todas as informações e averiguar tudo mas isso vai fazer com que progridamos beeeeeem lentamente. Sei lá, são maneiras diferentes de ver as coisas. Mas claro que informações erradas são inadmissíveis. Carla, mudando de assunto, ontem encaixei meu Antonio da Silveira Goulart em uma linha que você já tinha feito Ele é descendente de um segundo casamento de seu bisavô que já estava no Geni, e primo irmão de algum Dutra que emigrou para o Brasil (que vc fez). Interessante descobrir isso. Bem agora vou trabalhar um pouco senão minha consciência me mata.

7/28/2014 at 8:58 PM

Boa idéia, Dalton! Concordo inteiramente com as tuas ponderações.

Private User
7/29/2014 at 12:09 PM

Concordo.

Showing all 16 posts

Create a free account or login to participate in this discussion