Capitolina Nunes da Silveira

Is your surname Nunes da Silveira?

Research the Nunes da Silveira family

Capitolina Nunes da Silveira's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Capitolina Nunes da Silveira

Birthdate:
Birthplace: Mártires, Lisboa, Portugal
Death: February 21, 1882 (61-62)
Palácio do Campo Pequeno, Lisbon, Lisbon
Immediate Family:

Daughter of José Nunes da Silveira and Umbelina Xavier de Carvalho
Wife of Francisco Izidoro Vianna
Mother of Capitolina da Silveira Vianna; Eugénia da Silveira Vianna , 2ª Condessa de Caria; Francisco da Silveira Vianna, Dr. and José Nunes da Silveira Vianna
Sister of Lino da Silveira; Francisco da Silveira and José da Silveira
Half sister of Joaquim Nunes da Silveira

Managed by: Private User
Last Updated:

About Capitolina Nunes da Silveira

Casamento com: Francisco Izidoro Viana 3 de agosto 1839

 Portugal, Lisboa, Lisboa, freguesia Campo Grande, Igreja dos Santos Reis Magos

Accionista do Banco de Portugal (10:000$000) por incorporação das acções do Banco de Lisboa (10:000$000) 21 de nov 1846

Membro da Comissão nomeada em 14.12.1876 para angariar Fundos destinados às famílias pobres atingidas pelas inundações produzidas no inverno de 1876.

Fundadora da creche Nossa Senhora da Conceição 24 de nov 1878, em Lisboa

" Dois annos decorreram, e a 24 de Novembro de 1878 era instituída no bairro Occidental a creche da Conceição, pela sr.a D. Capitolina da Silveira Vianna, que a sua custa dotou o estabelecimento com toda amobilia, roupas, e mais
utensílios necessários. Recolhe creanças de ambos os sexos até á idade de três annos. Organisou-se no principio uma associação completa de um numero diminuto de sócios, até que a benemérita fundadora tomou a seu cargo exclusivo a administração, satisfazendo também quasi toda a despeza
annual. Inexcedivel tem sido a 'sr.a D. Capitolina no zelo e no carinho maternal em favor das creancinbas, que ali recebem agasalho, sustento e mesmo os principios de educação physica. Ultimamente entregou o instituto e todos os seus pertences á associação das creches, acresceutando ao legado de seu marido uma doação própria, e deixando assim garantida a siia creche com um capital permanente. Se das associações passamos á iniciativa individual, vemos o dr. José Maria d,Abreu, a (piem a instrucção publica deve tantos serviços, legar ao asylo da infância desvalida de Coimbra 12:000$000 rs. com a obrigação de ali sustentar uma creche para creanças de deus a seis annos."

Membro de um distinto grupo de elementos proeminentes da sociedade da época, designados por " Os Auxiliares da Raínha" ( D.Maria Pia).

Directora do Asilo Manuel Pinto da Fonseca (ex-Asilo D. Luis I), em Marvila Até 21 de fev de 1882

Destacou-se pela generosidade em financiar e dirigir Creches e Asilos em Lisboa, secundando a iniciativa de SM a Raínha, a Senhora D.Maria Pia. Dessa actividade de realce deu conta a imprensa estrangeira da época, por ex.o The British Medical Journal, na sua edição de 16 de Junho de 1906: "PORTUGAL- A Society of Crèches was established in Lisbo in 1875.Queen Maria Pia , who had founded a crèche, transferred it to this society in 1878.Madame Capitolina Silveira Vianna followed the Queen's example.These crèches may be considered as models:they are airy, light,spotlessly clean, the rooms are large, and all the appointments of an up-to-date character, and the food abundant and wholesome.The funds are collected from subscribers and from enternainments.Many other crèches dependant upon this society exist at Lisbon, and there are is also a crèche at Oporto, managed by the Society of Saint Vincent de Paul."

23 février 1882 : Inhumation - Portugal, Lisboa, Lisboa, cemitério do Alto de São João, jazigo de família n. 587, propriedade de António Pinto da Fonseca
O funeral realizou-se pelas onze horas e meia do dia 23 de Fevereiro de 1882. O evento foi acompanhado de crianças do Asilo D. Luís I, do qual Capitolina Vianna era directora, e pobres do Asilo Maria Pia.

"Pegaram ás borlas do caixão da capella onde estava depositado o corpo para o coche os srs. conselheiro Carlos Santos e filho, João Ulrich, Frederico Ferreira, João da Costa Coimbra, José d' Avilez, Francisco Seixas e António Maria Gomes, que haviam acompanhado a defunta durante a sua enfermidade.

Do coixe para a egreja foram os srs. duque de Palmela, Mello Gouveia, barão de Santos, Pinho Cordeiro, Polycarpo Anjos, Manoel António de Seixas, José Ribeiro da Cunha e visconde de Ribeira da Silva quem pegaram nas borlas do caixão.

Os empregados da casa Fonseca, Santos e Vianna, levaram o caixão da egreja para o tumulo, pegando ás borlas os srs. visconde de Calhariz de Benfica, Fortunato e Francisco Chamiço, conde de Valbom, Manoel Iglesias, Francisco Calheiros, António José de Seixas e conselheiro Carlos Santos.

Entre os convidados lembra-nos ter visto os srs. duque de Palmela, condes de Valbom e de Bomfim, viscondes de Calhariz de Benfica, de Ottolini, de Macieira, da Silva Carvalho e de Ribeiro da Silva, barões de Santos e de Ferreira dos Santos, Mello Gouveia, Rosa Araujo, Pedro Franco, conselheiro Carlos Santos e filhos, dr. Jayme Leça da Veiga, Augusto Novaes, Martinho Ferreira, Maya Cardoso, Oliveira, José Dias Ferreira, Santos Nazareth, Francisco e Fortunato Chamiço, Ulrich e filhos, António Maria Gomes, Calheiros, Fernando José Corrêa, Lourenço d´Almeida, Augusto Xavier da Silva, Francisco Simões Margiochi, Eduardo e Custódio Pinto Bastos, António Duarte, Mello, José Cândido e José Julio Rodrigues, António José de Seixas, Filipe de Carvalho, Bister, Miguel Queriol, João Palha, Ressano Garcia, Espergueira, Paulo Cordeiro, Manoel Iglesias, Moura Borges, Fiomiano Anjos e filho, Barros Gomes, Costa e Silva, Polycarpo Anjos, Joaquim Moreira Marques e muitos outros cujos nomes nos não ocorrem.

No jazigo foram depositadas duas coroas e uma cruz de prepetuas."

Notas biográficas por sua tataraneta Ana Isabel de Sacadura Botte Lobato de Mello e retrato da sua colecção pessoal.

view all

Capitolina Nunes da Silveira's Timeline

1820
1820
Mártires, Lisboa, Portugal
1840
April 10, 1840
Santa Catarina, Lisboa, Portugal
1841
December 19, 1841
Lisbon, Portugal
1849
October 12, 1849
Lisbon, Lisbon, Portugal
1855
December 7, 1855
1882
February 21, 1882
Age 62
Palácio do Campo Pequeno, Lisbon, Lisbon