How are you related to Félix Pacheco?

Connect to the World Family Tree to find out

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

José Félix Alves Pacheco

Also Known As: "Oncinha"
Birthdate:
Birthplace: Teresina, State of Piauí, Brazil
Death: December 06, 1935 (56)
Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of Gabriel Luís Ferreira and Maria Benedita Cândida da Conceição Pacheco
Husband of Dora Viana Rodrigues
Father of Inês Félix Pacheco Brito and Marta Pacheco Ferreira Carneiro
Brother of Vortigem Luís Ferreira; Galileu Luís Ferreira; João Luís Ferreira; Maria Luísa Ferreira; Gabriel Luís Ferreira, II and 1 other
Half brother of Cornélia Ferreira de Deus; José Cândido; Marta and Inês

Occupation: Jornalista, político, poeta e tradutor, escritor, jornalista e politico
Managed by: Private User
Last Updated:

About Félix Pacheco

Estudou no ensino fundamental ainda em Teresina, indo em 1890 para ao Rio de Janeiro, onde o tio Teodoro Alves Pacheco era senador. Aí efetua a complementação de seus estudos, bacharelando-se em Direito, em 1897.

Ingressou no jornalismo, chegando a tornar-se um dos coproprietários do Jornal do Commercio (ainda existente, sendo um dos mais antigos jornais brasileiros ainda em circulação). Considerado por muitos que conheciam sua "imparcialidade de espírito" e o seu "entusiasmo discreto" um dos maiores jornalistas de seu tempo.

O pai Gabriel Luís Ferreira e o tio João Luís Ferreira governaram o Estado do Piauí.

ingressou na política elegendo-se, pelo Piauí, seu estado natal, deputado federal em 1909, obtendo, nos anos seguintes, sucessivas reeleições, até 1921, quando elege-se senador para um mandato de 8 anos.

Foi, no governo Artur Bernardes (1922-1926), Ministro das Relações Exteriores, retornando para o Senado em 1927, pouco antes do fim do seu mandato.

Paralelamente à carreira política, dedicou-se à vida literária. Poeta de estilo intermediário entre o parnasianismo e o simbolismo, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, em 1912.

Tradutor de mérito reconhecido, voltou-se para a obra de Baudelaire, tornando-se um de seus principais intérpretes e divulgadores no Brasil. Traduziu, comentou e estudou a obra desse escritor francês sob o ponto de vista bibliográfico, crítico e literário. Essa dedicação obstinada foi coroada com o discurso que pronunciou em 24/11/1932, intitulado "Baudelaire e os milagres do poder da imaginação", publicado no ano seguinte, quando também publicou outros diversos estudos sobre o renomado escritor.

Ainda em 1927, em renhido pleito, volta a disputar o mandato de senador da República, concorrendo contra o velho cacique Firmino Pires Ferreira. Embora tenha se declarado vitorioso, a Justiça da época, em plena República Velha, reconhece a vitória de seu opositor. Insatisfeito com essa decisão pouco convincente, abandona a política, vindo a falecer oito anos depois.



Fonte: "Moura e Raposo da Câmara no Rio Grande do Norte - Ascendência & Descendência: Colônia, Império, Regência e Republica" de Marco Aurélio da Câmara Cavalcanti de Albuquerque. Foi proprietário do Jornal do Comércio do Rio de Janeiro.

view all

Félix Pacheco's Timeline

1879
August 2, 1879
Teresina, State of Piauí, Brazil
1910
May 21, 1910
Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil
1935
December 6, 1935
Age 56
Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil
????