Francisco Gomes da Cunha Pedrosa, I

Is your surname Gomes da Cunha Pedrosa?

Research the Gomes da Cunha Pedrosa family

Francisco Gomes da Cunha Pedrosa, I's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Francisco Gomes da Cunha Pedrosa

Portuguese: Francisco Gomes da Cunha Pedrosa, I
Birthdate:
Birthplace: Barcelos, Braga, Portugal
Death: circa 1720 (23-40)
Pernambuco, Brasil (Brazil)
Immediate Family:

Son of Manuel da Cunha and Maria de Luna
Husband of Anna da Costa Coutinho
Father of Francisco Gomes da Cunha Pedrosa Júnior; Archanja Gomes Coutinho; Cap. Amaro Gomes da Cunha Coutinho, I, Sr Eng Barreiras e Tibiri and Antônio Gomes de Araújo da Cunha Pedrosa, I
Brother of João Dias da Cunha Coutinho and Manoel Gomes da Cunha Coutinho

Managed by: Ivo V. Pedrosa
Last Updated:

àcerca (Português)

As informações que eu, Ivo Vasconcelos Pedrosa, obtive sobre Francisco Gomes da Cunha Pedrosa estão nas "Notas relativas às famílias da Zona - Mata Norte de Pernambuco", um conjunto de anotações datilografadas, assinadas por Maria das Mercês e Ignez de Andrade Borba, datadas dos anos de 1970 e 1974, com Introdução de Arggeu Honório Pessoa de Melo. As Notas são sobre várias famílias, especialmente da Zona da Mata Norte de Pernambuco, constando do primeiro caderno as famílias Gomes da Cunha Pedrosa, Gomes da Cunha Coutinho e Dias Gomes Coutinho.

Na página 1 do primeiro conjunto, lê-se: "Segundo informações de diversas fontes, na época da colonização vieram de Portugal os 3 irmãos: Francisco Gomes da Cunha Pedrosa, Gal. Manuel Gomes da Cunha Coutinho e João Dias Gomes Coutinho. Os Cunha Pedrosa fixados no Brasil descendem dos Cunha Pedrosa, que são ligados aos Cunha do Morgado e Cunha de Portugal. Falemos agora destes três portugueses que no Brasil se fixaram na Paraíba e zona norte de Pernambuco, denominada ´Zona da Mata".

No Dicionário das FamíIias Brasileiras, tomo 1 (2 volumes), de Antônio Henrique da Cunha Bueno e Carlos Eduardo de Almeida Barata, constam, entre muitas outras composições com Gomes, os verbetes GOMES, COMES DA CUNHA e GOMES PEDROSA.

O verbete GOMES é bastante extenso (págs. 1.099-1.102). Destaco o trecho em que trata de Pernambuco: "Para Pernambuco, entre outras registra-se a família do Coronel João Antônio Gomes [c.1749, Portugal - Recife, PE], Senhor dos Engenhos Mercês e Penderama, este na Vila do Cabo, PE. ..." (p. 1.100). Seguem-se referências a famílias que não estão entre as descendentes do perfil tratado aqui.

No verbete GOMES DA CUNHA lê-se: "Sobrenome de uma antiga família do Rio de Janeiro (Suruí), que teve princípio em Manuel Gomes da Cunha, nat. de Santa Cristina de Avoim, Braga, que deixou geração de seu cas., c. 1790, com Maria Rosa Felícia, nat. do Rio de Janeiro".

No verbete GOMES PEDROSA lê-se: "Família de origem portuguesa estabelecida em Pernambuco, para onde passou Luiz Gomes Pedrosa [Braga - ?], que ainda vivia em 1673. Era filho de Garcia Gomes Pedrosa, de Lisboa, e de Jerônima Vaz da Cunha, de Braga... Há, na Paraíba, outra família com este nome, procedente de Fabrício Gomes Pedrosa [1809, Brejo da Areia, PB - 1872, RJ], deixou geração do seu cas. com Damiana Maria Bandeira de Mello [c.1812, Macaíba, PB - 1857]."

Anotação no perfil de Francisco Gomes da Cunha Pedrosa:
"Filiação de Amaro Gomes Coutinho Junior

BORREGO, Nuno Gonçalo Pereira; Habilitações nas Ordens Militares - Séculos XVII a XIX - Ordem de Cristo - A-F, Tomo I. p. 120
Amaro Gomes Coutinho, nat. freg. de Santo Antônio de Tracunhaem, filho do Capitão Amaro Gomes Coutinho, nat. da mesma freg., e de s. m. D. Feliciana da Silva Ferraz, nat. da freg. de Nossa Senhora do Rosário de Goiana; n. p. do Capitão Francisco Gomes Pedrosa, nat. da freg. da Vargem, e de s. m. Ana Coutinho, nat. da freg. de Santo Antônio de Tracunhaem; n. m. do Alferes João Dias da Silva, nat. da freg. dos Mártires, Lisboa, e de s. m. D. Paula da Silva Ferraz, nat. da freg. de Santo Antônio de Tracunhaem, todas de Pernambuco. Em 05.09.1780. (m. 36, n.o 25)".

Informações incorporadas a este perfil em 19/09/2023, com base em postagem feita em grupo de WhatsApp pelo Genealogista Fábio Arruda, que cita como fonte: Habilitação a Ordem de Cristo, da Torre do Tombo:

"Diz o Capitão Amaro Gomes Coutinho, morador na freguesia de Tracunhaém, no seu engenho do Bonito, que para bem de sua justiça, lhe é necessário que o Rev. Vigário daquela freguesia, revendo os livros dos Casamentos dos forros, lhe passe por certidão o teor do assento do casamento que ele Suplicante contraiu com Joana Batista, sua mulher em face da igreja, o dia, mês e ano, tudo em modos e faça fé.

Certifico eu Vigário abaixo assinado, que em um livro dos assentos de casamentos de forros desta freguesia de Tracunhaém, achei o de teor e forma seguinte, folhas 77 verso e 78:

'Aos 08 dias do mês de janeiro de 1771 pelas 6 horas da manhã, na Capela de São Francisco do (Engenho do) Bonito, filial desta Matriz de Tracunhaém, precedendo dispensa de banhos desta freguesia, e mandado de casamento com fiança aos banhos do Seridó, e confissão sacramental, por me não constar de impedimento, em minha presença e das testemunhas o Padre Manuel de Lima e Melo, e Manuel Martins Campos, se receberam por palavras de presente na forma do sagrado concílio tridentino, o Capitão Amaro Gomes Coutinho, viúvo de Feliciana Ferraz da Silva, natural do Rosário desta freguesia, digo Freguesia, e nela morador no Bonito, filho legítimo do Capitão Francisco Gomes Pedrosa, natural de Igarassu, e de Ana Coutinho da Costa, natural desta freguesia, neto paterno de Manuel da Cunha natural da Várzea, e de sua mulher Maria de Luna natural de Igarassu, e (neto) materno de Estevão Fernandes Coutinho natural desta freguesia, e de sua mulher Domingas Gomes natural de Portugal, e Joana batista de Santa Ana, natural do Seridó, e moradora no Bonito desta Freguesia, filha legítima do Capitão Manuel Gonçalves Rebelo natural da Cidade de Lisboa, freguesia de São Miguel do bairro da Alfama, já defunto, e de Isabel de Barros de Oliveira, natural do Rio Grande (do Norte), neta paterna ignora-se e materna de Carlos de Azevedo Leite, e de sua mulher Isabel de Barros, naturais ele de Portugal e ela do Rio Grande; e aos 03 dias do mes de Fevereiro do sobredito ano de licença minha, o Pe. Manuel de Lima e Melo diante das testemunhas em sua certidão assinadas, o Capitão João Dias da Silva, o Capitão Amaro Gomes Coutinho Junior, Manuel Gomes, Manuel Martins Campos, lhes deu as bençãos nupciais na forma costumada, e que tudo constou de sua certidão. De que para constar fiz este assento, que assinei de meu sinal costumado. Francisco Machado Portela, vigário de Tracunhaém”.
E não se continha mais em dito assento, que se acha em o próprio livro ao que me reporto, donde passei a presente que vai na verdade, sem coisa que dúvida faça, e assim o atesto em fé de Pároco. Tracunhaém, 12/04/1778. Francisco Machado Portela, vigário de Tracunhaém".

view all

Francisco Gomes da Cunha Pedrosa, I's Timeline